The Microscopic Septet representa o som do jazz americano do s�culo 20, de todo o jazz, misturando influ�ncias de big bands como as de Duke Ellington e Charles Mingus, aspectos do free-jazz de Albert Ayler e Ornette Coleman, da vanguarda de John Zorn e Lounge Lizards e do Be Bop, como Lennie Tristano. A banda apareceu em 1980 e acabou em 1992, mas voltou a ativa depois desses relan�amentos e vem se apresentando com certa freq��ncia e acaba de lan�ar novo CD. Essa banda novaiorquina apareceu na fase do No-wave de NY, junto com Material, Massacre, Lounge Lizards, Curlew, John Zorn, movimento que se opunha ao new-wave. Ao contr�rio de algumas dessas bandas, o som � otimista e sempre upbeat, apresentando com muita alegria e energia, muitas vezes dan�ante e com muito swing. The Microscopic Septet estava entre o �revival� do jazz cl�ssico que Wynton Marsalis encabe�ou e o �downtown jazz� sempre relacionado com os m�sicos da vanguarda de Nova Iorque em que traziam elementos do rock e do extremo do improviso ao jazz dos anos 80. A banda � formada por bateria, baixo, piano e quatro saxofones, soprano, alto, tenor e bar�tono. Surrealist Swing re�ne o terceiro e quarto trabalhos da banda, �Off Beat Glory� e �Beuty Based on Science� e algumas faixas b�nus das sess�es do primeiro e do terceiro LP, uma faixa in�tita e duas vers�es de Fresh Air. Fresh Air � o tema usado na abertura do programa de r�dio de Terry Gross, um dos mais populares dos Estados Unidos, que foi composto exclusivamente para esse programa e � usado at� hoje. �Off Beat Glorry� abre com Brooklyn in the Fifties, que � uma par�dia do cl�ssico A Night in Tunisia misturado com arranjo caribenho e em Baghdad Blues a energia aumenta, mas a mistura e rearranjos temas cl�ssicos do jazz n�o para, passando por Crepuscule with Nele de Monk. Na bela In the Mission, os saxofones se alternam em cada frase. As duas �ltimas faixas do CD, Kelly Grows Up e Watching Television, temos a forma��o original do The Microscopic Septet, com John Zorn, que manda muito bem, em estilo mais cl�ssico do jazz, antes de sua fase totalmente experimental que marcou e corou sua carreira. A faixa in�tica �You Know What You Know� � in�dita e cantada por Paul Shapiro, a �nica com vocais da banda. Esses CDs s�o realmente excelentes, para quem gosta de jazz e para quem quer come�ar com algo muito bom e estava com medo de arriscar, aqui � n�o h� erro. �Surrealist Swing� � a melhor designa��o para o som deles, com muita energia da primeira a �ltima faixa e para ser ouvido nas horas que for necess�rio levantar o astral. |