Air |
Fran�a |
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Revisto por: Gibran Felippe | Nota:8.0 |
�timo trabalho, disco de cabeceira. O grupo franc�s Air surgiu no cen�rio musical dos anos noventa com uma proposta muito bem definida, a qual seja possibilitar uma reviravolta na pasmaceira pop que reinava absoluta no per�odo. Com a obten��o do aval da Polygram levantaram verba suficiente para levar suas id�ias adiante e o objetivo foi alcan�ado, pois obtiveram boa penetra��o no mercado fonogr�fico, sem necessariamente comprometerem sua musicalidade rezando a cartilha med�ocre do pop imposto pelas gravadoras e por artistas de qualidade discut�vel, incapazes de conceberem algo diferente do mero feij�o com arroz das pistas de dan�as mundo afora. De imediato percebe-se que estamos diante de um trabalho com in�meras influ�ncias, calcado nos sintetizadores que tanto marcaram a vertente eletr�nica, misturado a in�meras refer�ncias, umas �bvias como o Pink Floyd, outras nem tanto como a bossa nova e soul. A forma��o do grupo � disposta em forma de dupla com dois multi-instrumentistas Jean-Ben�it Dunckel e Nicolas Godin acompanhado por m�sicos eventuais, com destaque para o arranjador David Whitaker. 'Moon Safari', assim como diversas outras obras, talvez possua sua consist�ncia gra�as � presen�a desse excelente arranjador, j� que as melhores m�sicas contam com sua presen�a, mais notadamente 'Talisman', sem falar que esse �lbum � respons�vel pela solidifica��o da carreira do grupo, j� que seu lan�amento obteve boa repercurss�o entre o p�blico jovem, possuindo at� mesmo edi��o nacional e fazendo parte de alguns filmes de linhagem cult adolsecente, tais como 'As Virgens Suicidas' de Sofia Coppola e '10 Coisas Que Odeio Em Voc�' protagonizado pelo finado Heath Ledger que se destacaria depois por uma atua��o impec�vel em mais uma recria��o da saga do Batman para a telona. 'Moon Safari' pode ser classificado perfeitamente como um disco de detalhes, essa � a magia contida aqui, exatamente a riqueza de detalhes, as passagens sutis ora por um dedilhado de viol�o, ora por sons incidentais dos teclados permeando todas as m�sicas com muito clima e leveza. A faixa inicial 'La Femme D'Argent' (provavelmente a melhor ao lado de 'Talisman'), integralmente instrumental j� prenuncia em sua totalidade os atributos do disco, a come�ar pela linha de baixo de Godin, marcante e bem caracter�stica do grupo, seguido por um sintetizador ao fundo a la Tangerine Dream e outro teclado na dianteira sendo pilotado por Eric Regert solando de forma livre, nas linhas jazz�sticas europ�ias n�o tanto ortodoxas quanto a escola americana. A percuss�o se baseia na mais pura batida da bossa nova, dando um tempero todo especial � musicalidade space rock do grupo, elaborando assim uma atmosfera bem original. Os detalhes aqui ficam a cargo da virada de ritmo com hand claps (outro fator explorado amplamente pelo Air) e principalmente o solo de moog nos dois minutos finais, em que denota-se grande inspira��o de Dunckel. Na sequ�ncia surge o maior hit do �lbum, 'Sexy Boy' que nos seus cinco minutos mostra muita for�a, fazendo grande sucesso no circuito cult europeu do fim da d�cada de noventa, rememorando a batida do Kraftwerk, por�m numa atmosfera menos tensa, menos neur�tica e mais vibrante, utilizando-se de bateria convencional e in�meros efeitos de sintetizadores. 'All I Need' � o tipo de m�sica capaz de agradar em qualquer ocasi�o, sonzeira ambiente de alto n�vel. O ponto alto s�o os vocais de Beth Hirsch, extremamente afinados e timbre caracter�stico de cantoras de soul americano, ela retornaria ainda para 'You Make It Easy' abordando tem�tica semelhante, outro fator interessante est� na riqueza de detalhes e efeitos extra�dos dos teclados, que perpassam pelo piano mais tradicional, viajando nos synths, sonoridade de hammond e desaguando num moog que combinado aos viol�es geram uma atmosfera super instigante. Dando continuidade a uma tem�tica que classificaria como space pop, o �lbum traz a batida vibrante de 'Kelly Watch The Stars', aten��o para a virada em meados da m�sica, alterando levemente o andamento inicial. 'Talisman' traz o momento mais progressivo do �lbum, n�mero integralmente instrumental utilizando-se de arranjos orquestrais e bateria convencional mostra que a banda pode al�ar um longo v�o em execu��es eletr�nicas de alto n�vel. A refer�ncia cristalina � a sonoridade do Tangerine Dream da fase 'Stratosfear', sem d�vidas um dos melhores momentos do 'Moon Safari' pode ser conferido nessa composi��o, o �nico sen�o � que sua ess�ncia merecia uma maior dura��o, j� que em apenas quatro minutos fica dif�cil apresentar um repert�rio maior de varia��es. Outro bom momento do disco encontra-se em 'Ce Matin La', com destaques para a tuba executada por P. Woodcock, remetendo � sonoridade do soft jazz tradicional, os climas impostos pelos teclados possui grande magnetismo, com aquela melodia t�pica que o rufi�o costuma seduzir a meretriz em filmes franceses cl�ssicos e libidinosos da d�cada de sessenta. As duas �ltimas trilhas seguem totalmente na linha space, em que 'New Star In The Sky (chanson pour SOLAL)' se aproxima integralmente das composi��es de Rick Wright no Pink Floyd, pelas linhas psicod�licas unidas a um piano altamente instrospectivo e emotivo e 'Le Voyage De Penelope' fecha com similaridade aos timbres de teclados do Kraftwerk. Esse trabalho do Air serve como alento e nos faz acreditar que o pop bem mesclado com elementos usuais ao progressivo, soul, jazz e outros estilos tem salva��o e o percurso a ser trilhado est� delineado em obras dessa natureza. |