Alamaailman Vasarat |
Finlandia |
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Revisto por: Gibran Felippe | Nota:9.0 |
Extremamente bom, um cl�ssico do rock progressivo. � comum tachar grupos como os finlandeses do Alamaailman Vasarat de esquisit�es, sem proposta definida, lun�ticos, entre outros adjetivos. Entretanto, considero essa uma vis�o m�ope e superficial da profunda e aut�ntica musicalidade do grupo. A atmosfera funesta e l�gubre toma conta do cen�rio musical desde a concep��o pautada no encarte, trazendo-nos um ambiente desprovido de beleza, at� a instrumenta��o contudente e pesada que permeia toda a obra, mas � poss�vel observar um horizonte muito amplo neste �lbum, al�m desse clima taciturno. 'K��rmelautakunta' percorre um instigante panorama urbano, representando a demasiada neurose contida nas metr�poles cinzentas pela polui��o e frieza(caso espec�fico da Finl�ndia). O grupo se aprimorou com rela��o ao primeiro �lbum, adicionaram um segundo violoncelo e mais uma dezena de efeitos nos diversos pedais. A forma��o neste trabalho � composta por Jarno Sarkula - saxofone e clarinete, Tuukka Helminen - violoncelo, Teemu H�nninen - bateria, Miika Huttunen - piano, Erno Haukkala - trombone, trumpete e tuba e Marko Manninen � violoncelo. O desenvolvimento de uma sonoridade melanc�lica e angustiante por parte do Alamaailman Vasarat n�o � novidade no meio progressivo, principalmente se levarmos em considera��o as bandas n�rdicas com proemin�ncia nos anos 90, tais como Anekdoten e White Willow, mas o diferencial dos finlandeses � que a atmosfera n�o chega a ser totalmente depressiva (como notamos nas bandas citadas). Existem diversos movimentos abertos com abund�ncia de melodia, mesmo que pese o clima tenso e dark durante a obra. O cart�o de visitas � 'Kivitetty Saatana' apresentando uma distor��o muito semelhante ao peso das guitarras, mas n�o se ilude, s�o de fato os violoncelos que fazem todo esse estrago, num dos tra�os mais marcantes da originalidade do grupo. Ap�s essa breve introdu��o hiper pesada, surge a profus�o de metais com sax tenor, trombone e tuba num arroubo de triste melodia, dif�cil n�o ficar arrepiado com o anti-cl�max em que o celo faz as vezes de contrabaixo, apresentando uma calmaria em meio ao turbilh�o fren�tico de antes. Nessa primeira a pancada � t�o intensa que torna-se tarefa praticamente imposs�vel identificar os teclados. Pode-se at� citar o Univers Zero como refer�ncia, a diferen�a est� na din�mica do Alamaailman Vasarat que � mais pesada e violenta, onde os violoncelos muitas vezes seguem uma linha trash metal a la Metallica em substitui��o �s guitarras. 'Vasaraasialainen' se inicia com leves teclados em conjunto com suaves notas ao violoncelo, num pre�mbulo melanc�lico para a entrada triunfante do trombone e sax num movimento marcante e agrad�vel que ressoa em nossa mente mesmo ap�s o t�rmino da m�sica. Destaque tamb�m para os efeitos percussivos no chocalho. 'Pelko Antaa Siivet' a princ�pio aparenta uma marcha f�nebre que vai ganhando for�a com as notas marcantes ao piano, ao fundo desenvolvendo as mesmas notas temos um triste violoncelo que descola logo depois numa base intensa para a sequ�ncia executada ao clarinete, m�sica vigorosa e bem mais lenta que as anteriores. Os movimentos fren�ticos retornam em 'Hamarapuollela', onde j� � poss�vel se reportar ao espetacular trabalho do baterista Teemu H�nninen que se aproxima da fase mais dark e pesada do King Crimson a cargo do mestre Bill Bruford, contida em �lbuns como 'Red'. A seq��ncia com 'Astiatehdas' mostra um aspecto interessante no rock in oposition desenvolvido pelos finlandeses, ao contr�rio de outros grupos de rio. � que este segundo trabalho, em momento algum, se torna mon�tono ou cansativo, devido �s diversas quebras de movimento, permeadas por passagens mel�dicas tais como um estribilho marcados repetidamente, favorecendo a reten��o da aten��o do ouvinte pela empatia com as m�sicas, j� que definitivamente n�o estamos diante daquele tipo de disco composto de forma atonal, onde muitos costumam definir como 'sem p� nem cabe�a'. Como numa metempsicose capaz de levar nossas almas a fronteiras sonoras distantes, ap�s a explos�o da faixa anterior, o grupo pousa novamente trazendo o momento mais piano do �lbum com 'Vanha Lapsuudenyst�v�', apresentando um andamento cl�ssico, sens�vel e extremamente belo. A modernidade musical desses finlandeses varre diversos elementos naturais do rock progressivo como num furac�o sem volta (isso pode incomodar muitos ouvintes), ao mesmo temo que descortina novas possibilidades e por isso mesmo se trata de um trabalho extremamente original e de orienta��o super progressiva para as novas gera��es. Em decorr�ncia de in�meras passagens distorcidas, creio que a m�sica do Alamaailman Vasarat n�o � do tipo de se ouvir numa roda de amigos ou em conjunto com sonoridades mais cl�ssicas e usuais, at� porque aqui necessitamos de aten��o m�xima, principalmente nos momentos de maior complexidade. Creio que se em diversas passagens o grupo diminu�sse um pouco o peso a riqueza de detalhes transpareceria de forma mais cristalina, como exemplo cito a melhor m�sica do disco - 'Olisimme Uineet Viel�kin Pidemm�lle' em que todos os instrumentos s�o debulhados, principalmente a bateria (absolutamente fant�stica) e o piano num lamento de cortar o cora��o. Dark, funesto, l�gubre, melanc�lico, taciturno, vigoroso, intenso, pesado, agressivo, mas sobretudo muito belo. Ouvir 'K��rmelautakunta' � uma experi�ncia cativante e �nica! |