Emerson, Lake & Palmer |
Inglaterra |
http://www.emersonlakepalmer.com/ |
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Revisto por: Gibran Felippe | Nota:8.0 |
�timo trabalho, disco de cabeceira. Uma capa pavorosa! Esta sem d�vida � uma apropriada constata��o introdut�ria para 'Love Beach'. Dif�cil identificar � primeira vista se estamos diante de um �lbum dos Menudos (banda caribenha de grande sucesso comercial apelativo nos anos oitenta) ou se realmente � uma obra do respeit�vel Emerson, Lake And Palmer, provavelmente uma das capas mais bisonhas de todo o rock progressivo, mas o fato � que estamos mesmo diante de mais um disco dos anos setenta dos vener�veis Keith Emerson - teclados, Greg Lake - guitarras, baixo e vocais e Carl Palmer - bateria. A compara��o com Os Menudos at� que n�o chega a ser totalmente v�, afinal de contas temos em comum a localidade das grava��es, j� que o grupo optou por encerrar seu contrato com a Atlantic gravando rapidamente este trabalho nas Bahamas, onde poder-se-ia ao menos, aproveitar belos dias de sol. A qualidade da grava��o � excelente, uma das melhores produzidas pela banda, ficando n�tida na primeira m�sica 'All I Want Is You', pois a sequencia de timbres nos teclados de Keith Emerson surge cristalina em meio ao bom jogo de bateria do Palmer, que executa algumas varia��es interessantes numa base bem colocada, menos quebrada � verdade, mas ainda assim com excesso de categoria. Os vocais de Lake tamb�m continuam �timos, mas a letra de Sinfield deixa muito a desejar, completamente f�til e med�ocre. No geral uma m�sica simples, mas muito agrad�vel de se ouvir. A m�sica tema aparece logo em seguida com as mesmas caracter�sticas da primeira, boa bateria de Palmer, belos vocais e Emerson utilizando praticamente os mesmos timbres nos teclados. A dura��o tamb�m � praticamente a mesma, pouco mais de dois minutos. Talvez o maior problema das duas primeiras m�sicas reside na op��o de Lake em tocar guitarras, ao inv�s de baixo, deixando a cozinha do grupo, que sempre fora marcada por ser altamente progressiva, um tanto capenga e meia boca j� que sua guitarra � muito burocr�tica. O �lbum sofreu com in�meras cr�ticas, entretanto n�o chega a ser tr�gico musicalmente, a rigor a banda resolveu tra�ar uma orienta��o sonora mais comedida se comparada � grandeza dos trabalhos anteriores e mesmo sem o brilhantismo de antes, a proposta musical soa honesta, inclusive contendo uma m�sica conceitual e longa. � verdade que o grupo estava apenas cumprindo a fase final do contrato, mas ainda assim n�o entregaram os pontos. 'Taste Of My Love' traz excelentes momentos, rock de qualidade em que Lake n�o somente marca como efetiva movimentos bem arrojados tanto em conjunto com os teclados de Emerson que varia muito mais nos timbres, como na batera de Palmer que est� um a�o e para alegria de todos que curtem o bom rock�o do ELP, Lake volta a pegar no baixo do meio para o fim da m�sica criando um movimento intenso, pena que chega ao fim de forma abrupta. Depois temos o blues de 'The Gambler', para quem gosta do estilo � prato cheio, at� solos de gaita rolam durante toda a m�sica e tem-se tamb�m aqueles vocais femininos t�picos, mas certamente � a m�sica menos inspirada do disco e a letra � de doer, ao contr�rio da anterior que soa ao menos razo�vel, ainda bem que a m�sica possui curta dura��o. Deixando o radicalismo de lado, verifica-se com 'For You' que o Emerson, Lake And Palmer ainda seria capaz de premiar seu fiel p�blico com m�sicas acima da m�dia e de modo geral o grupo n�o mudaria seu conceito musical partindo de uma forma abaulada para algo c�ncavo e completamente distinto, assim como fizeram alguns dos seus pares um pouco depois, notadamente Genesis, Triumvirat e Gentle Giant. Das m�sicas de curta dura��o, esta sem d�vida � a melhor, possui acima de tudo clima e Keith Emerson descasca nos teclados do meio para o final, criando camadas atmosf�ricas prop�cias para os perfeitos vocais de Lake. Depois de 'For You' pode-se observar que as faixas de curta dura��o contidas em 'Love Beach' n�o s�o t�o discrepantes das m�sicas curtas dos discos cl�ssicos, algumas s�o at� mesmo superiores, logo a perda em qualidade � m�nima sob este aspecto. A clara diferen�a reside na compara��o entre as su�tes, j� que a complexidade e quebradeira de n�meros como 'Tarkus' e 'Karn' Evil Nine' n�o s�o observadas aqui, pois 'Memoirs Of An Officer And A Gentleman' � super introspectiva para os padr�es do grupo. Mesmo assim, � exce��o do primeiro disco que atinge o equil�brio perfeito, os demais apresentam certa irregularidade e uma ou outra m�sica aqu�m do desej�vel. 'Canario (From Fantasia Para Un Gentilhombre)' trata-se de um n�mero meio distoante no �lbum, totalmente instrumental e baseado numa composi��o do m�sico cl�ssico espanhol Joaqu�n Rodrigo, mesmo contendo uma evolu��o sonora t�pica do Emerson, Lake And Palmer, soa mais como uma inspira��o em forma de homenagem por estarem gravando numa regi�o de cultura espanhola e o aspecto negativo � justamente a aus�ncia dos vocais de Lake, que est�o simplesmente maravilhosos, algo que por si s� j� deveria agradar os admiradores do grupo. Apesar de ser considerada por muitos como o �nico bom n�mero do disco, particularmente est� completamente fora de contexto, quebrando a uniformidade deste trabalho e portanto o seu descarte n�o seria nenhum absurdo. Existe uma corrente de estudiosos do ELP que batem na tecla de que a Atlantic Records obrigou contratualmente os m�sicos a desenvolverem composi��es de curta dura��o e comerciais, por�m h� contradi��es nesse sentido, pois como justificar a presen�a de uma su�te do porte de vinte minutos? Outro ind�cio de que esta teoria pode ser falsa reside no fato de que o grupo sempre apreciou desenvolver m�sicas pequenas e menos arrojadas, o tal rock�o b�sico! Inclusive os trabalhos posteriores s�o repletas delas, mesmo j� estando livres do compromisso contratual com a Atlantic. A explica��o para certo lapso criativo pode residir na propor��o da fama do grupo que na ocasi�o se deu ao luxo de gravar na praia de Love Beach, uma das mais belas das Bahamas. Para�so de milion�rios e aventureiros, onde algumas testemunhas oculares admitem que a banda gravou todo o �lbum em menos de uma semana. O �lbum termina com uma su�te bel�ssima, tornando o conceito do mesmo mais elevado. Dividida em quatro movimentos 'Memoirs Of An Officer And A Gentleman' possui uma sensibilidade impressionante. J� no primeiro movimento 'Prologue/The Education Of A Gentleman' fica claro a alma da dobradinha Emerson e Lake. Por�m em 'Love At First Sight' tem-se o melhor momento de todo o disco, quando Keith Emerson ao piano executa um movimento rebuscado e introspectivo, acompanhado em seguida pelo viol�o m�gico de Greg Lake, aqui o grupo emociona. A terceira parte � conduzida por Carl Palmer que aguardava seu momento de entrar na su�te e o faz com primazia, diversas combina��es de pratos, surdos e tar�is sem um pingo de exagero, mostrando grande habilidade. Emerson aproveita para desfilar sua infinidade de timbres e os vocais de Lake tornam-se mais agressivos conforme o desenvolvimento musical o solicita. Enfim estamos diante de uma aut�ntica su�te do ELP, menos quebrada � verdade, mas ainda assim brilhante. Infelizmente as cr�ticas � �poca do lan�amento do �lbum fizeram com que a mesma fosse injustamente descartada pelo grupo que n�o mais a executou nos shows de retorno na d�cada de noventa. O �nico sen�o de 'Memoirs Of An Officer And A Gentleman' � a marcha final um tanto enfadonha. Algo presente em 'Love Beach' que de certa forma n�o se encontra em trabalhos cl�ssicos do grupo, salvo um ou outro n�mero, est� no foco nas melodias e emotividade. O p�blico mais sinf�nico costumar enfatizar esse aspecto da aus�ncia de melodia em suas cr�ticas, justamente pela supremacia da t�cnica exacerbada em detrimento da emo��o, entregando uma musicalidade quase sempre fria, apesar de s�lida e robusta. A import�ncia de 'Love Beach' na discografia do Emerson, Lake And Palmer se faz valer, sobretudo por este contraponto, onde se nota um disco menos complexo e mais emotivo. Provavelmente o grande problema para os admiradores do grupo esteja de fato na p�ssima capa e nas letras pueris, comprometendo toda a audi��o do mesmo, j� que musicalmente n�o deixa nada a desejar para o projeto anterior denominado 'Works', entretanto o peso das cr�ticas foi exponencialmente superior na compara��o junto a este projeto. Se n�o fosse essa capa pavorosa... |