Gentle Giant

Inglaterra

Titulo: Giant On The Box
Ano de Lançamento: 2004
Gênero: Prog Sinf�nico
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo: 003
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:10.0
Discoteca b�sica, fundamental.

Um trabalho aguardado ansiosamente pelos admiradores do Gentle Giant, j� que se tratou do primeiro dvd/cd oficial lan�ado no mercado com um show na �ntegra. A espera valeu a pena, pois se trata de um trabalho produzido com muito esmero, onde certamente os f�s mais ardorosos do gigante gentil n�o sentir�o qualquer tipo de felonia pairando no ar, pois esta obra � muito superior aos v�rios ca�a-n�queis relacionados a diversos medalh�es, editados de forma desleixada para aproveitar oportunidades comerciais e a boa f� do p�blico, principalmente o relacionado ao rock progressivo, sempre �vido por registros ao vivo dos seus �dolos, mesmo que pese a qualidade duvidosa contida em tais lan�amentos.

'Giant On The Box' est� dividido em quarto segmentos: 'German TV 1974', 'US TV Concert', 'Szene '74' e 'Extras', al�m do cd com a totalidade do show em Brussels. A forma��o neste dvd � a cl�ssica: Ray Shulman - baixo, sax, flauta, violino, pistom e vocais, Derek Shulman - baixo, sax, flauta e vocais, Kerry Minear - teclados, violoncelo, flauta e xilofone, John Weathers - bateria e Gary Green � guitarra e flauta. Exatamente a forma��o do aclamado 'Power And The Glory', onde definitivamente percebe-se a deslumbrante performance ao vivo do grupo.

O evento inicia com 'Cogs In Cogs' abrindo a tour do 'Power And The Glory' com estilo, em que Kerry Minear e Ray Shulman d�o a t�nica com uma harmonia absurda para a entrada radiante da potente voz de Derek. O palco � bem diminuto para o quinteto e o p�blico � super diferenciado, porque mesmo diante daquela sonzeira alucinante produzida pela banda, comportam-se como se estivessem assistindo uma aut�ntica �pera, onde qualquer suspiro pode atrapalhar a concentra��o dos artistas. O final da m�sica com o tradicional coro de vozes, marca registrada do Gentle Giant, � arrebatador. Ah, temos tamb�m as tradicionais batidas com os p�s ao longo de toda a apresenta��o. Na sequencia a m�sica que mais se destaca no 'Power And The Glory', a maravilhosa 'Proclamation', numa vers�o eletrizante, marcada num ritmo muito forte da bateria de Weathers. A destacar o anticl�max nas vozes de Derek e Ray, alternando para a virada bem mais calma com notas ao baixo que v�o se perdendo, dando a deixa para o set ac�stico no viol�o de Gary Green, devidamente acompanhando pelo marcante violino, executado por Ray, no magistral momento de abertura da bela 'Funny Ways'. A versatilidade e virtuose dos membros do grupo fica n�tida com o movimento central desta m�sica do primeiro disco do grupo, pois Derek assume o baixo, possibilitando a Ray a condu��o do pistom/violino em substitui��o ao Phil Shulman que n�o mais fazia parte do grupo nessa ocasi�o e o xilofone executado por Minear � algo existente numa esfera superior, depois ele ainda assume o violoncelo no �ltimo trecho deste cl�ssico eterno do grupo.

'The Runaway', cl�ssica composi��o introdut�ria do 'In A Glass House', mostra um Minear em excelente forma, tocando diversos teclados ao mesmo tempo e com um n�vel de complexidade imenso, o sincronismo com a guitarra � de cair o queixo, naquela quebrada que � marca original do grupo, ningu�m tocava com arranjo, ritmo e t�cnica semelhante na �poca. O momento que Ray Shulman reproduz os vocais no baixo � um dos momentos de magia deste show, para em seguida elaborar um duelo inusitado com Minear aos teclados, simplesmente genial! Assim ingressa-se em 'Experience' com Derek em seguida soltando a voz com muita alma para a quebradeira geral que segue at� o fim do n�mero.

Enxertos de um dos mais consistentes discos do grupo chega com 'Features From Octopus', aqui temos o melhor momento vocal, com a participa��o arrebatadora de todas as vozes, enquanto Weathers e Minear criam um clima psicod�lico nos movimentos atonais ao xilofone e sintetizadores. Depois mais um set ac�stico, agora conduzido pelos viol�es de Ray Shulman e Gary Green at� desaguar num dos momentos mais emocionantes do show com absolutamente todos os integrantes tocando demais, inclusive Derek Shulman executando o baixo com maestria, enquanto Shulmam assume a viola. 'Advent Of Panurge' traz uma situa��o interessante, pois se trata de uma das m�sicas mais pesadas de todo o show e por incr�vel que pare�a a plat�ia n�o esbo�a uma rea��o, meio que hipnotizada, meio que concentrada na apresenta��o, fruto de uma outra �poca.

'So Sincere' encerra a apresenta��o de forma apote�tica, numa vers�o de arrepiar, permitindo espa�os para uma jam session e um solo matador de Gary Green, aten��o para a reuni�o em torno da bateria, simplesmente fenomenal o sincronismo dos integrantes. Mesmo que durante os cinq�enta minutos de apresenta��o o grupo n�o tenha executado m�sicas de discos cl�ssicos como 'Aquiring The Taste', 'Three Friends' e 'Free Hand', o show � do mais alto n�vel, simplesmente impec�vel.

Em 1975 o grupo envereda por uma turn� americana, o registro desta apresenta��o est� no segundo segmento do dvd. A diferen�a para o show de Brussels � que na Am�rica a produ��o � bem mais grandiosa, o palco � mais amplo e o p�blico � muito mais fervoroso. Vale ressaltar que as vers�es desse segundo show ainda conseguem o imposs�vel, o qual seja superar as vers�es anteriores! O terceiro segmento, denominado Szene '74 traz-nos um curioso take da TV germ�nica sobre a tour europ�ia do grupo na ocasi�o do lan�amento do 'Power And The Glory'.

Os extras encerram com o document�rio italiano intitulado 'Baroque 'N' Roll', mesclando passagens em shows com uma interessante entrevista onde os integrantes, principalmente Derek, discorrem sobre as origens do grupo, desde o nome, fazendo alus�o ao famoso gigante ingl�s, quanto � filosofia musical de criar algo realmente diferenciado. A parte final da entrevista � a mais interessante, quando o grupo � indagado sobre quais refer�ncias da m�sica italiana eles carregavam, Minear n�o hesitou em citar o Premiata Forneria Marconi. A quest�o do pre�o dos ingressos tamb�m foi abordada sem pormenores, pois a entrevistadora questionou que uma boa parte do p�blico italiano n�o poderia comparecer aos concertos por falta de grana para adquirir a cara entrada, fato que levou a uma resposta muito bem colocada do Derek, relacionando os custos de uma produ��o como a do Gentle Giant.