Ap�s o estrondoso sucesso de Moving Pictures o desafio agora era manter-se no topo, com empatia e qualidade, esse talvez tenha sido um dos maiores obst�culos a ser superado pelo grupo em Signals.
Em termos estruturais e art�sticos a banda optou por seguir a mesma linha, Signals talvez seja o disco mais escuro de sua trajet�ria, os temas s�o em sua maioria s�brios e grandiosos.
Signals costuma ser com frequencia v�tima de uma daquelas bobagens consagradas de tanto que s�o repetidas, a de que e grupo exagerou nos sintetizadores, e que sintetizadores! Ora � s� prestar um pouquinho de aten��o nos �lbuns anteriores para perceber que isso n�o � verdade, os teclados vem assumindo import�ncia crescente desde 2112 e mais pronunciadamente desde Hemispheres, em Moving Pictures j� atingem n�vel de igualdade na condu��o das melodias com as guitarras e isso foi uma op��o estudada e necess�ria sob meu ponto de vista, Lifeson n�o podia mais sustentar todas as melodias sozinho, com isso seus solos ficaram mais elaborados, mais t�cnicos e contribu�ram muito mais na evolu��o dos temas, enfim, uma quest�o talvez de gosto ou que uma vis�o exageradamente rock possa n�o concordar, mas do ponto de vista art�stico foi fundamental.
Todos os temas s�o excelentes, Subdivisions, The Weapon, Chemistry e Losing It s�o hinos, verdadeiros �picos, essa �ltima com a impag�vel participa��o do violinista Ben Mink do grupo canadense FM, The Analog Kid, Digital Man e Countdown s�o xcelentes can��es e apenas New World Man me parece um pouco abaixo, coincid�ncia ou n�o essa m�sica liderou algumas paradas � �poca, coisas f�ceis de se entender.
|