Isildurs Bane

Suecia
http://www.isildursbane.se/

Titulo: Sea Reflections / Eight Moments of Eternity
Ano de Lançamento: 1992
Gênero: Jazz-rock
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Marcello Rothery Nota:8.0
Conheci este cd ap�s ter acesso ao excelente bootleg do grupo que comento aqui (http://www.progbrasil.com.br/ExibeResenhas.php?eID=1472). O encantamento que o bootleg me causou, e me causa at� hoje, foi o que me atraiu para os prim�rdios do Isildurs Bane. Ao contr�rio da maioria de seus f�s, eu gosto mais do per�odo antigo do grupo, principalmente a fase que este cd constituiu.

Composto pelo terceiro e o quarto LPs da carreira do grupo, este cd tr�s as faixas remasterizadas, mas peca pelo encarte muito simples, de apenas uma p�gina, com uma sucinta ficha t�cnica dos dois �lbuns e nada mais. Senti falta de mais informa��o, e das imagens das capas originais.

Mas vamos ao conte�do musical, que � o que interessa. O cd apresenta os dois �lbuns que marcaram a segunda fase da carreira do grupo, caracterizada por um jazz-rock mel�dico, alegre, e de muito bom gosto. Faixas mais curtas, sem grandes experimenta��es, mas com arranjos muito caprichados. � jazz-rock de qualidade, enxuto, centrado nos 3 sopristas que participam da banda a partir daqui.

A primeira parte, composta pelas faixas do Sea Reflections, � a mais jazz�stica. A abertura com Blizard � mais agitada, e com �timo trabalho de sax, trombone e trumpete, al�m de algumas passagens muito bem colocadas de guitarra. Batseba, que vem a seguir, � um dos destaques do �lbum, com um tema de guitarra muito bonito, e um pouco mais de presen�a de teclados.

A seguir, vem a faixa-t�tulo, dividida em duas partes bem distintas. A primeira, com pouco mais de 5 minutos, retoma o estilo da faixa de abertura. A segunda, com pouco mais de 6 minutos, � brilhante e se trata do primeiro momento mais lento do �lbum, com passagens realmente muito bonitas de metais e guitarra, al�m de uma bela cama de teclados. Um tesouro escondido que muitos f�s n�o conhecem.

Poseidon retoma o jazz mais agitado, sem muitas novidades, mas agrad�vel como a faixa de abertura. Bilbo � o outro momento mais lento, com um belo trabalho de metais e percuss�o. Outra bela can��o, que talvez seja a �nica que lembra a sonoridade da fase sinf�nica do grupo.

O �lbum fecha com mais duas faixas de jazz-rock mais agitado : Top Secret e The Story of Chester & Silvester, mais dois n�meros de jazz-rock de qualidade, menos mel�dicos do que alguns anteriores.

Sobre o �udio : n�o conhe�o a vers�o original deste �lbum, mas esta aqui tem qualidade boa de �udio. Nada exuberante, o volume � um pouco baixo, mas aumentando o som, ouve-se tudo com muita clareza. S� senti falta de um pouco de for�a nos graves, que talvez a (cara) vers�o em vinil tenha.

Eight Moments of Eternity � mais mel�dico, e tem can��es um pouco mais simples estruturalmente falando, embora mantenha forte presen�a de jazz em v�rios momentos. Ele abre com a linda faixa Lady in Green, de melodia cativante, e centrada em teclados mel�dicos, um lindo solo de guitarra, e outro igualmente belo de sax.

Factory Man, que vem a seguir, j� � o jazz-rock t�pico de grande parte do Sea Reflections, mas com presen�a um pouco maior de teclados. A faixa seguinte, Ben-Oni, � uma esp�cie de equil�brio entre as duas vertentes; um jazz-rock mais mel�dico, com boa presen�a de metais e percuss�o (e bateria, com aquele som t�pico dos anos 80, meio eletr�nico).

The Second Step � uma p�gina � parte neste trabalho. Ao contr�rio da linda interpreta��o que abre o bootleg do qual falei l� em cima, aqui o arranjo � 90% calcado em orquestra, de forma calma (ou, no linguajar das partituras, "piano"), que faz seu debut em grava��es do Isildurs Bane. Fora algumas passagens de guitarra e percuss�o, a can��o � toda levada em instrumentos de orquestra, um verdadeiro mergulho na m�sica erudita. Particularmente, achei a vers�o ao vivo do bootleg, interpretada pela banda, superior. Mas esta vers�o t�o diferente foi uma grata surpresa.

Happy Hip Hop retoma o estilo de Ben-Oni, com teclados e sopros na linha de frente, em outro bom momento do �lbum.

In The Same Class � outro momento calmo, mais contemplativo, com discretas passagens de trumpete, viol�o e teclados. Outra vez venho comparar a vers�o daqui com a que consta no bootleg; achei a vers�o ao vivo superior, principalmente porque os solos de viol�o da segunda metade da can��o, s�o feitos ao vivo na guitarra, ficou mais vibrante.

Gheel � outro dos grandes momentos deste cd inteiro. Mais jazz-rock mel�dico, bela melodia, principalmente as incurs�es dos metais, que s�o emocionantes e vibrantes. A faixa � muito bem desenvolvida, e � a mais longa deste �lbum, com quase 6 minutos de dura��o. Uma das minhas m�sicas favoritas do grupo, considero-a um cl�ssico.

O �lbum se encerra com Above the Roofs, uma boa e curta faixa, de ritmo um pouco mais lento.
Sobre o �udio desta parte do cd, posso falar quase a mesma coisa. Mas achei a qualidade do �udio aqui um pouco inferior. Algumas das m�sicas teriam seus arranjos um pouco melhorados na turn� que se sucedeu, uma r�pida conferida em um bootleg ou nos v�deos da banda desta �poca que podem ser encontrados no Youtube mostram isso.


Conclus�o : este cd mostra uma fase esquecida, pouco valorizada, e mais simples, do grupo. A despeito da produ��o n�o ser nota 10, s�o dois �timos discos, onde a banda fez realmente um som muito especial, de extremo bom gosto. Um prato cheio para quem gosta de um bom jazz-rock, sem muitas experimenta��es, por�m com belas melodias.