Klaus Schulze |
Alemanha |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gustavo Jobim | Nota:10.0 |
aten��o proggers curiosos: aqui come�a o per�odo de 1976-1978 da discografia de Schulze, com v�rios discos recomendados. � per�odo mais prog de schulze. continue lendo.
Klaus Schulze - Moondawn (1976) Mais um novo patamar � atingido por Schulze no sexto �lbum, Moondawn. Tecnologia de est�dio e instrumentos musicais colaboram para criar grava��es com a melhor qualidade de �udio at� aquele momento. Al�m da qualidade de �udio, a qualidade musical fazem de Moondawn a primeira de um trio de obras-primas de Schulze. Moondawn abre o per�odo 1976-1978, que � o apogeu da discografia de Schulze, per�odo marcado pela m�xima aproxima��o da est�tica de Schulze com o rock progressivo, atrav�s de uma crescente sensibilidade mel�dica e principalmente da colabora��o com o baterista Harald Grosskopf (Wallenstein, Ash Ra Tempel, Cosmic Couriers). Moondawn segue o padr�o dos discos anteriores, com uma faixa de quase 30 minutos para cada lado do disco na edi��o original em vinil. � importante notar que este texto se refere a edi��es de Moondawn que cont�m a vers�o original da "Floating", ou seja, a que foi editada no vinil original, e nas edi��es produzidas pelo editor de Schulze: o chamado "Moondawn - The Original Master" (Manikin Records, 1995) e a reedi��o "Moondawn", de 2005, pelo selo InsideOut/Revisited Records. As edi��es em CD mais antigas apresentam uma edi��o de "Floating" com a adi��o de v�rias camas de teclado logo no in�cio, uma m� decis�o que quebra o clima dos primeiros minutos da m�sica. "Floating" � a declara��o definitiva da chamada Berlin School. � introduzido por uma voz recitando uma ora��o, e efeitos eletr�nicos aqu�ticos iniciam uma dan�a. S�o os mesmos efeitos ouvidos desde Cyborg, mas agora com mais eleg�ncia e experi�ncia, mais est�tica. Esta organiza��o de sons vai dando lugar �s longas notas melanc�licas caracter�sticas de Schulze, e uma pulsa��o vai surgindo muito sutilmente. � esta pulsa��o grave em ping-pong que guia o restante da m�sica, gradualmente crescendo at� dominar o arranjo, ocasionalmente mudando as notas. Est�tica semelhante havia sido produzida por Tangerine Dream no ano anterior, com Rubycon, mas Schulze opta por uma est�tica mais limpa, ou pura, livre da multid�o de efeitos sonoros fantasmag�ricos caracter�sticos do Tangerine Dream. Em Moondawn s�o apenas notas musicais fazendo o servi�o, com um �nico timbre de efeitos sonoros para embelezar a m�sica. Essa est�tica marca a maior parte da produ��o de Schulze. A bateria vem sempre acompanhando a pulsa��o grave, dando os sons da parte mais aguda do espectro sonoro, sendo respons�vel tamb�m pela varia��o musical, complementando a batida marcada do sequencer. Os demais sons s�o as tradicionais camas de teclado em sequ�ncias harm�nicas, e solos tamb�m ao longo de toda a m�sica. Como o nome indica, "Floating" � um som um tanto jazz�stico - apesar de Schulze o descrever como "rock". � um arranjo que leva boa parte dos 27 minutos crescendo em intensidade, at� sustentar um cl�max durante um tempo, para depois se desmanchar, ao final da m�sica. O t�tulo, que significa "Flutuando", descreve bem a m�sica. "Mindphaser" come�a semelhante � "Wahnfried 1883" do �lbum anterior. Harmonias melanc�licas novamente, com muitos efeitos sonoros. O arranjo � mais ou menos est�tico, at� que l� pelos 10 minutos, praticamente sem aviso, surge um enorme som de �rg�o, substituindo todos os sons. O restante da m�sica � uma intensa excurs�o progressiva de bateria e �rg�o, com efeitos sonoros. Como � de costume, � mais uma evolu��o de obras anteriores. Desta vez as refer�ncias s�o "Mental Door" - por acaso, de nome semelhante - do disco Picture Music (1973), e, na intensidade do uso de acordes de �rg�o, a m�sica tamb�m remete a "Ebene" (Irrlicht, 1972). Moondawn � um dos melhores �lbuns para se conhecer o estilo cl�ssico de Schulze, principalmente para ouvintes de rock progressivo. � uma obra-prima da eletr�nica, que lan�a uma vasta sombra sobre tudo que � feito no g�nero, principalmente no estilo da chamada Berlin school. A atual edi��o de 2005 pela Revisited Records segue o alto padr�o dos demais �lbuns. A diferen�a j� comentada em "Floating" j� faz desta edi��o essencial para um f� e para uma aprecia��o ideal da m�sica. Mesmo quem nunca ouviu antes, recomendo que ou�a primeiro esta vers�o. H� a faixa b�nus "Floating Sequence", uma redu��o do arranjo, um remix de "Floating", que mostra s� a sequ�ncia eletr�nica, a bateria e alguns efeitos sonoros, sem as harmonias e solos de sintetizador. A dura��o tamb�m � reduzida de 27 para 21 minutos, cortando a introdu��o. J� a edi��o da Manikin Records, fora de cat�logo, incluiu uma faixa b�nus chamada "Supplement", que � remix de "Mindphaser", contendo apenas �rg�o, bateria e efeitos sonoros. Se esta faixa tivesse sido resgatada, ter�amos tido como em Timewind um segundo CD de Moondawn inteiro de b�nus, com um remix completo do �lbum. De qualquer forma, estes dois remixes s�o de interesse principalmente a f�s, pouco acrescentando musicalmente - apesar de que, a qualidade de Moondawn dispensa qualquer adi��o. |