Anthony Phillips |
Inglaterra |
http://www.anthonyphillips.co.uk/ |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Marcello Rothery | Nota:8.5 |
Este raro cd � um pequeno tesouro para os f�s do trabalho solo de Anthony Phillips, assim como � um item interessante para os f�s do Genesis da �poca em que ele fez parte da banda. Uma das faixas deste cd, em especial, vai derrubar muita gente da cadeira quando for ouvida pela primeira vez.
Lan�ado originalmente em 1998 no Reino Unido, e relan�ado 9 anos mais tarde no Jap�o (com uma capa diferente), o �lbum, aparentemente, n�o teve muitas prensagens na sua primeira edi��o, e � dif�cil de encontrar at� mesmo nas lojas on-line europ�ias. O Archives 1 do Genesis, ali�s, foi lan�ado no mesmo ano. O duplo Archives 2 de Phillips, lan�ado alguns anos depois, � bem mais f�cil de se encontrar, e na minha opini�o, � bem menos interessante que este aqui, que possui algumas faixas que s�o puras p�rolas. Uma cole��o de raridades retiradas do fundo do ba� do artista, que inclui v�rias demos de 1969 e 1970 (a maioria em dupla com Mike Rutheford), quando ele ainda estava no Genesis. � justamente isto que torna o cd mais interessante, vale lembrar que este � o per�odo em que o �lbum Trespass do Genesis foi criado. E o cd ainda tem vers�es alternativas de can��es do �lbum The Geese and the Ghost, e can��es in�ditas de v�rias �pocas. S�o na verdade dois cds, sendo que o segundo � uma esp�cie de mini-cd b�nus, com apenas 5 m�sicas. O primeiro destaque vai para a bela vers�o alternativa da faixa Promenade, que foi gravada em 1986, na mesma sess�o (e com a mesma afina��o de guitarra) em que Phillips registrou um dos mais brilhantes momentos de toda a sua carreira : o �pico de 17 minutos Chinese Walls, presente no seu cd Dragonfly Dreams. Esta vers�o de Promenade mostra elementos em comum com Chinese Walls. A seguir, uma bela vers�o para piano de Take This Heart (lan�ada em vers�o diferente em um projeto da Charisma Records), e a primeira parceria de Phillips e Rutheford composta em 69 : Beside the Water's Edge, cuja sonoridade lembra trechos de Stagnation, embora a melodia esteja mais para o que Phillips faz na sua carreira solo mesmo (talvez por isso n�o tenha sido aproveitada pelo Genesis. A grava��o � de 1977, com Phillips em dois viol�es, al�m do vocal (a grava��o original se perdeu). A pr�xima � uma surpreendente e linda vers�o curta da can��o The Geese and the Ghost, mais concentrada nos obo�s de Robin Miller e John Hackett, que foi criada por Phillips e Rutheford visando o p�blico infantil, e parece se encaixar perfeitamente nisto. Depois, temos uma bela vers�o alternativa de Which Way the Wind Blows, com Phillips nos vocais. E uma bonita can��o instrumental composta em 1972, de viol�o solo, chamada Rowey Song. Pouco depois, outra p�rola : uma demo de God If I Saw Her Now, j� bem pr�xima ao formato final que saiu em The Geese and the Ghost, por�m com Phillips nos vocais. Outra demo de 1970, In Memorian Ad �, na verdade, uma vers�o embrion�ria de Electric Reaper (lan�ada em Back to Pavilion). Ao contr�rio da maioria do material desta �poca, esta foi composta, e tocada, por Phillips sozinho, no viol�o e em uma discreta guitarra solo. Uma demo de Hunt Song, de 1977, tem uma rara apari��o do mellotron de Phillips, que d� um toque melanc�lico � bonita melodia (s� o refr�o n�o mant�m o mesmo n�vel, poderia ter sido melhor trabalhado) conduzida pela voz e pelo viol�o do artista. As duas faixas seguintes mostram uma mudan�a de estilo : Rule Britania Closing Theme e Exocet s�o m�sicas mais eletr�nicas, concentradas em sintetizadores. Mas as faixas 17, 18 e 19 deste cd � que se tratam do seu tesouro maior. Compostas por Phillips e Rutheford, foram gravadas em setembro de 1969, no intervalo entre sess�es de grava��o do pr�prio Genesis. A qualidade do �udio � fraca, claramente inferior ao restante do cd, mas o valor hist�rico fez com que fossem inclu�das. Os m�sicos participantes s�o Phillips (viol�o, guitarra e bateria - esta em poucos trechos), Michael Rutheford (viol�o, guitarra e baixo), e Richard MacPhail no tamborim. A primeira destas faixas, aqui intitulada F Sharp, trata-se simplesmente de uma vers�o embrion�ria, de pouco menos de 3 minutos, do mega-cl�ssico The Musical Box!!! 10 anos antes do lan�amento oficial das 4 m�sicas do projeto Genesis Plays Jackson, esta demo mostra que a faixa Manipulation (presente nas Jackson Tapes) j� estava pronta um ano antes; s� n�o tem os corais da banda e (obviamente) o �rg�o de Tony Banks. E � a prova definitiva que, por tr�s da magia e da genialidade de Musical Box, estava tamb�m a m�o de Phillips, embora isto nunca tenha sido creditado antes. A segunda faixa desta sess�o de setembro de 69 � uma vers�o demo de The Geese and the Ghost de pouco mais de 6 minutos, j� com todos os elementos b�sicos da vers�o que seria definitiva, e com alguns trechos que acabariam sendo descartados depois. A terceira faixa, F Sharp 2, � a �nica totalmente in�dita, e � basicamente levada em dois viol�es. O mais interessante dela � o interl�dio lento que aparece duas vezes, em um riff de viol�o cujo estilo seria muito usado pelo Genesis nos anos seguintes. � nesta faixa que acontece a curiosa participa��o de Richard MacPhail tocando tamborim. Outro item interessante deste cd � uma vers�o reduzida de Slow Dance, de menos de 3 minutos, que Phillips fez para lan�ar como single, mas acabou n�o lan�ando. E, por fim, a faixa de encerramento do cd 1, uma vers�o instrumental do belo rock The Women Were Watching. Uma das poucas faixas com banda completa (baixo, bateria, teclado e guitarra, al�m de um piccolo), ela apresenta alguns experimentos de Phillips no baixo. O cd 2 come�a com uma vinheta com ru�dos gravados ao contr�rio, que nos leva a Queen Bettine, outra m�sica da leva de setembro de 1969. Como a grava��o dela nesta sess�o, em particular, estava em estado muito ruim, foi inclu�da aqui uma grava��o de 1972, com Phillips sozinho nos viol�es e vocais. Calma e relaxante, por�m menos brilhante que as 3 que apareceram no cd 1. Mais duas demos desta sess�o de setembro de 69, por�m, sobreviveram ao tempo, e v�m em seguida. S�o as m�sicas What is the Meaning e Farewell, com Phillips no viol�o e �rg�o, e Rutheford no viol�o. What is the Meaning tem o in�cio cortado, e passa a impress�o de que partes dela foram reaproveitadas pelo Genesis em Stagnation. Farewell, por sua vez, lembra mais a sonoridade do �lbum The Geese and the Ghost, e de trechos ac�sticos de Trespass (como os de Visions of Angels. Estas faixas s�o assim mesmo, ainda inacabadas, parecem ter um p� em cada fase da carreira do artista. Este cd b�nus se encerra com uma linda, delicada e longa can��o toda levada no piano : Cradle Song. Um dos grandes momentos do cd, e talvez a mais erudita de suas faixas. Seus quase 9 minutos mostram um talento de Phillips que muita gente n�o conhece : ele � um �timo pianista. Acima de tudo, este Archive Collection � um item muito interessante para os f�s do artista, e para quem tem especial admira��o por Trespass, o �ltimo �lbum que ele gravou com o Genesis. |