Accordo dei Contrari |
Italia |
http://production.altrock.it/home.asp?lang=eng_&id=17&id2=27 |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Renato Moraes | Nota:8.5 |
Seguindo o estilo do �lbum anterior, Accordo dei Contrari, lan�a em 2011 seu segundo trabalho, o CD Dublai, em que mesclam jazz rock, com rock progressivo cl�ssico e italiano, sendo o resultado muito interessante e agrad�vel. Existem refer�ncias claras ao Yes, Deus Ex Machina e �rea, mas m�sica � original, inteligente e consistente o suficiente para atrair o interesse do ouvinte da primeira � �ltima nota, sendo praticamente imposs�vel n�o ouvi-lo do come�o ao fim. G.B. Evidence abre o CD com energia total, ritmo complexo, contrapontos complexos, com bela intera��o entre guitarra e teclados, e excelente altern�ncia entre os tipos de teclados, piano, sintetizadores e �rg�o, no melhor estilo italiano! Arabesque � tema �rabe que nos faz lembrar a banda �rea, um dos pontos altos do CD, com belo trabalho de guitarra com climas post-rock trabalhando em longo solo junto com a bateria, enquanto o tecladista mistura sintetizadores e piano el�trico, trazendo � m�sica estilo jazzistico e ao mesmo tempo progressivo setentista. Dark Magus � dominada pelo trabalho do �rg�o e pela precis�o baixo-bateria, com mudan�a de temas e andamentos, com fugas r�pidas dos teclados e da guitarra; momento mais atmosf�ricos � criado, em que os dois solistas criam clima para entrada do baixo e da bateria, em crescendo, que culmina com belos solos do tecladista e do guitarrista, que se alternam, at� chegarem no final de contrapontos bomb�stico! L Ombra cli um Sogno � uma balada com participa��o de vocais de Richard Synclair e � onde a banda demonstra suas influ�ncias canterburianas; a bela balada do in�cio vai lentamente se transformando em tema complexo e cheio de contrapontos entre guitarra e teclado. O tecladista � realmente bom em explorar os timbres e sons diferentes dos seus aparelhos. A guitarra e o baixo aqui s�o bastante jazz�sticos, trazendo uma clareza ao tema que contribui muito com o todo da composi��o. Pi� Limpida e Chiara cli Ogni Impresione Vissuta, part1 � mais um fusion nervoso e intenso, em que os r�tmos e o andamento v�o mudando e ficando cada vez mais complexos, enquanto os teclados criam um emaranhado complexo de padr�es para os solos de guitarra. Essa � a faixa que mais me lembra o som do progressivo italiano, principalmente do Deus Ex Machina. Para quem gosta de muita energia e adrenalina. Battery Park um tema mais refrescante e melodioso para fechar o CD, explorando o piano em momentos de grandiosidade, suportados pelo ritmo propulsivo imposto pelo baixo e bateria que vai crescendo e acelerando at� ser coroado com magn�fico solo de guitarra. Enfim, esse disco mostra a evolu��o em rela��o ao primeiro trabalho da banda e me agradou muito. O tecladista � fant�stico e sabe trabalhar muito bem na altern�ncia de sons dos seus aparelhos e os escolhe muito bem para cada momento. O guitarrista tamb�m sabe escolher os timbres e efeitos que d�o algo especial � m�sica. A dupla bateria � baixo � sensacional, colocando energia nas horas necess�rias ou criando um clima mais agrad�vel nas passagens mais lentas. Se voc� gosta de progressivo italiano com alguma energia extra, n�o perca Kublai.
1. G.B. Evidence 2. Arabesque 3. Dark Magus 4. L Ombra di un Sogno* 5. Pi� Limpida e Chiara di Ogni Impressione Vissuta, part I 6. Battery Park Giovanni Parmegianni - Hammond, piano el�trico e ac�stico, Arp Odyssey, Minimoog Cristian Frnachi - bateria Daniele Piccinini - baixo Marco Marzo Maracas - guitarra, oud *Richard Sinclair voz * |