Accordo dei Contrari |
Italia |
http://production.altrock.it/home.asp?lang=eng_&id=17&id2=27 |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Renato Moraes | Nota:9.0 |
Terceiro CD da banda italiana Accordo dei Contrari, segundo lan�ado pelo selo ALTRock, conta com a mesma forma��o e m�sicos dos CDs anteriores, com guitarra, baixo, bateria e teclados, mas com a participa��o de convidados tocando cordas (cello, viola e violino) em duas faixas. O uso com maestria de sequ�ncias tortuosas, com adi��o de contrapontos complexos e progressivos, com uso de Fender Rhodes, Hammond, solos eletrizantes de guitarra e cozinha afiad�ssima nos remete ao jazz-rock progressivo, com influ�ncia das bandas de rock progressivo dos anos 1970, notadamente Gentle Giant e Deep Purple, com toques de vanguarda e rock de c�mara, como Univers Z�ro e Aranis. Embora curto, com menos de 40 minutos, esse � o melhor CD da banda, com composi��es e execu��es intensas. Nadir abre o CD com muita energia, solos de teclados e guitarra, com grande varia��o, passagens r�pidas e complexas, algo como mistura entre Arti & Mestieri, Gentle Giant e Jeff Beck, na fase Wired. Dandelion n�o deixa a influ�ncia do Gentle Giant de lado, principalmente no uso de muitos teclados, que se interpolam �s frases de guitarra, enquanto baixo e bateria detonam nos ritmos pesados. O piano el�trico duela com a guitarra, e o som do Fender Rhodes, com assinatura t�pica dos anos 1970�s, junto com o belo Hammond lembram as evolu��es complexas do Deep Purple ou Deus Ex Macchina. Seth Zeugma tem dois convidados nas cordas, cello e violino, o que d� um toque especial ao som da banda. A composi��o � basicamente um tango, em que a complexidade e o uso de piano nos remete � influ�ncia R.I.O., principalmente das bandas de rock de c�mara, como Univers Z�ro ou Aranis, usando sequ�ncias ac�sticas alternadas, na continuidade da faixa, com passagens totalmente el�tricas, com hammond/rhodes e guitarra pesada e distorcida, enquanto os solos de sintetizador com sons t�picos do progressivo cl�ssico dos anos 1970�s. ELP misturado com UZ? Dua � uma tarantela com guitarra pesada, e novamente abusando, com muito bom gosto dos contrapontos crescentes e aditivos, em estilo giantiniano, em um dos grandes momentos do CD. Tiglath come�a calma, com belo ambiente do piano e dos pratos, com alguns tambores ao fundo, evolui para jazz-rock com solos de guitarra em crescendo, at� entrar no tema da m�sica com guitarra e sintetizador juntos. Arrasador! No tema principal tem algo �rabe misturado, como o �rea costumava explorar, mas aqui o som fica dilu�do pelo som muito el�trico e progressivo, com o hammond para temperar a mistura. Pi� Limpida E Chiara Di Ogni Impressione Vissuta, Part II � calma, ac�stica e bela, com excelente uso do viol�o e das cordas, cello e viola. A faixa � a segunda parte de uma primeira que est� no CD anterior, mas que � totalmente el�trica. Em suma � um grande CD, o melhor da banda at� o momento, e deve agradar muito quem gosta do jazz-rock que ultrapassa as barreiras cl�ssicas do estilo.
1 - Nadir 2 - Dandelion 3 - Seth Zeugma Cello � Enrico Guerzoni Violin � Vladimiro Cantaluppi 4 - Dua 5 - Tiglath 6 - Pi� Limpida E Chiara Di Ogni Impressione Vissuta, Part II Cello � Marina Scaramagli Viola � Vladimiro Cantaluppi Marco Marzo Maracas � guitarras Daniele Piccinini � baixo Cristian Franchi � bateria Giovanni Parmeggiani � teclados faixa 3: cello � Enrico Guerzoni violino � Vladimiro Cantaluppi faixa 6 cello � Marina Scaramagli viola � Vladimiro Cantaluppi |