Aranis |
Belgica |
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Revisto por: Renato Moraes | Nota:10.0 |
Vers�o curta: Segundo CD de uma prov�vel trilogia em que a banda belga Aranis toca composi��es de v�rios compositores da B�lgica. O estilo hoje designado chamber-rock tem na B�lgica as bandas mais interessantes, sendo que Aranis � uma das que tem se destacado mais nos �ltimos anos. Usando cordas, guitarra semi-ac�stica, baixo ac�stico e violino, acorde�o, flauta e violin, a bnada explora de forma magn�fica neste novo CD composi��es que mesclam m�sica de c�mara, rock, jazz, tango, minimalismo, can��es francesas. Nesse segundo volume algumas faixas t�m vocais, e guitarra el�trica prlo convidado Pierre Vervloesem, que ainda n�o comp�s nada para o Aranis, mas faz solos excelentes. Aranis est� excelente nesse segunda trabalho. N�o percam.
Vers�o longa (para que tiver mais paci�ncia): Aranis volta com Made in Belgium II, o segundo volume de m�sica de compositores belgas. A B�lgica conseguiu criar um estilo por alguns denominado de chambre-rock, em que instrumentos de m�sica cl�ssica s�o misturados com instrumentos de jazz e rock, criando m�sica ao mesmo tempo charmosa, com requinte e com muita energia na execu��o. Bandas como Univers Z�ro, Cro Magnon, Louise Avenue e, � claro, Aranis s�o excelentes representantes do estilo. O CD abre com Skip XXI do clarinetista e compositor Peter Vermeersch que tocou em grandes bandas do estilo e � excelente compositor (X-Legged Sally, The Flat Earth Society, Maximalist!, De Oplosbare Vis, solo, Maximalist!, Simpletones & Kamagurka en de Vlaamse Primitieven Group). A faixa foi composta e executada pela banda X-Legged Sally no CD Land of Giant Dwarfs e tem certa reminisc�ncia com as composi��es de Roger Trigaux, pois tem muita energia, com tema intrincado que ganha muito pela execu��o delicada e menos jazz�stica do que a grava��o original, sendo que o piano ganha a frente do grupo, enquanto as cordas, flauta e acorde�o ficam no fundo, e no meio da composi��o Jana Arns esbanja sua voz, quando o tema passa para uma valsa, alegre e dan�ante em contraste com o resto da composi��o, que volta a ganhar energia em seu fechamento. Hit � uma parceria do cellista Jan Kijken (Louise Avenue, Daniel Denis, Morton Forks Gang, carreira solo) com Joris Vanvinckenroye, compositor principal do Aranis. A faixa composta e gravada por sua banda Louise Avenue, ganha com a contribui��o de Joris, e ouvimos excelentes contrapontos e evolu��o quebrada com pitadas aqui e ali dos instrumentos, at� passear nas harmonias mais simp�ticas e evoluir para o meio bomb�stico, que na vers�o original tem solos dos instrumentos de sopro e com jeitos jazz�sticos, mas aqui a flauta e violino d�o um show a parte, antes do final, em que exploram o tema do in�cio. Intermezzo I de Pierre Chevalier (Univers Z�ro, Present) � um curto intermezzo de piano, antes do in�cio de Tolles Pferd de Koen Van Roy (Cro Magnon), e cuja composi��o segue o seu estilo pr�prio, algo com mistura entre valsa, e Michael Nyman, com a por��o central com vocal que lembra as can��es de Kurt Weil, qundo executadas por Dagmar Krause. A quinta faixa, DSK, � do pianista Maarten Van Ingelgem (de quem n�o conhe�o nada). � um compositor de m�o cheia, se essa faixa representa o melhor do seu trabalho, com evolu��o lenta, muitos pizzicatos, tema algo bartokiano, mas calmo e muito belo. Kablamo � um belo tango de Ananta Roosens (La sieste du dromadaire), em que acorde�o e cordas ganham grande destaque, especialmente com a mistura do tema principal com Kashmir, do Led Zeppelin. Excelente! Em Intermezzo II Joris Vanvinckenroye brinca um pouco com seu contrabaixo em solo melanc�lico para criar clima para a energ�tica Boki II, de Ward De Vleeschhouwer, pianista da banda em made in Belgium I e do projeto ac�stico com dois pianos e percuss�o do Present, tema intenso, quase univeresco, e obscuro, mas com final mais otimista. Isso n�o � para fracos. Chanoi � de Joris, trazendo de volta o estilo pelo qual Aranis foi consagrado, misturando gra�a e complexidade; destaco aqui a execu��o da guitarra e do acorde�o, simplesmente sublimes. La Vague � do pianista e compositor Walter Hus (Maximalist!, Belgisch Pianokwartet, Simpletones), executada com energia extra e com algo de tango no desenvolvimento dram�tico da faixa. Intermezzo III, de Chevalier, � dedicada apenas ao piano, algo sombria e de desenvolvimento lento e muito bonito. Cell Stress � do clarinetista e saxofonista Kurt Bud� (Univers Z�ro, Present, Pirly Zurstrassen) e tamb�m grande compositor sendo autor de muitas das composi��es novas do Univers Z�ro. Em quase dez minutos, Bud� apresenta algo intenso e cheio de energia, com passagens intrincadas em que a flauta, acorde�o e o piano se alternam com as cordas em um dos pontos mais altos do CD! Ainda conta com solo eletrizante da guitarra de Pierre Vervloesem e com final bomb�stico. O CD fecha com Funambul de Aur�lie Dorz�e (Aurelia), composi��o bonita que tem aspectos das can��es francesas, calma, buc�lica e solene, mas com certa tens�o escondida, que aflora com os vocais, algo ao mesmo tempo angelical e diab�lico. Mais um trabalho grandioso da banda Aranis, para n�o ser perdido de modo algum. Stijn Denys / guitarra Joris Vanvinckenroye / baixo ac�stico com arco de crina de cavalo Marjolein Cools / acorde�o com 217 bot�es Liesbeth Lambrecht / violino, viola, violino Stroh e 4 cordas G Pierre Chevalier / piano, voz zen francesa e quatro palavras em alem�o Jana Arns / flauta, flauta alto e cantoria obscena Guest: Pierre Vervloesem / guitarra (faixas 10 & 12) 1 - Skip XXI (Peter Vermeersch) 6:19 2 - Hit (Jan Kuijken / Joris Vanvinckenroye) 6:25 3 - Intermezzo I (Pierre Chevalier) 1:03 4 - Tolles Pferd (Koen Van Roy) 4:33 5 - DSK (Maarten Van Ingelgem) 3:37 6 - Kablamo (Ananta Roosens) 3:19 7 - Intermezzo II (Joris Vanvinckenroye) 1:43 8 - Boki II (Ward De Vleeschhouwer) 6:06 9 - Chanoi (Joris Vanvinckenroye) 2:56 10 - La Vague (Walter Hus) 4:32 11 - Intermezzo III (Pierre Chevalier) 1:15 12 - Cell Stress (Kurt Bud�) 9:50 13 - Funambul (Aur�lie Dorz�e) 4:29 |