Renaissance |
Inglaterra |
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Revisto por: Marcello Rothery | Nota:5.0 |
Jim McCarty, Jane Relf, John Hawken e Louis Cennamo juntos novamente. Estes 4 m�sicos formaram, com o falecido Keith Relf, o Renaissance em 1969. Os dois primeiros discos da banda s�o com eles. Alguns anos depois, os 4 se uniram novamente, na banda Illusion.
E em 2001, os 4 se juntam outra vez para o lan�amento deste �lbum. O primeiro de in�ditas desde Enchanted Caress, �ltimo disco do Illusion, que foi gravado em 1979 (mas s� foi lan�ado quase 20 anos depois). Jim comp�s, sozinho, todas as 10 m�sicas que comp�em o cd, al�m de cantar todas e tocar a bateria (e tamb�m alguns teclados). Jane Relf tem uma participa��o bastante reduzida; faz apenas vocais de apoio, e aparentemente n�o figura em todas as m�sicas. Talvez o maior erro na produ��o deste �lbum tenha sido isto. Afinal, Jane aparece com destaque na contracapa, � dela a primeira foto. Mas n�o canta nenhuma m�sica. A sonoridade de Through the Fire lembra os discos do Illusion. O piano de Hawken segue � frente, com o baixo de Cennamo tendo presen�a forte em alguns momentos (o mais marcante na abertura do �lbum), al�m de boa presen�a de viol�o (a cargo de um m�sico convidado). Mas o formato � mais simples, sem as inclina��es progressivas que sempre se fizeram presentes antes. H� tamb�m m�sicos convidados na guitarra, violoncelo, percuss�o e sopros, que aparecem esporadicamente. A falta dos toques progressivos e a de uma participa��o efetiva de Jane causam estranhamento, e comprometem o resultado final. Mas uma ouvida atenta mostra qualidade nas can��es, todas pe�as de um agrad�vel tom pop com toques folk e eruditos, em arranjos na medida certa. Jim sabe lidar com as limita��es de sua voz, e continua esbanjando talento como compositor, al�m da efici�ncia habitual nas baquetas. A abertura, com One More Turno on the Wheel, � o �nico momento progressivo do �lbum, al�m de ser o tamb�m a �nica faixa que lembra o primeiro disco do Renaissance. Louis d� um show na introdu��o, e logo depois entra o piano de John. Um clima tenso, que muda levemente quando entra a melodia principal, um pouco mais convencional. Uma das mais interessantes do �lbum. A segunda faixa, Good Heart, j� � mais suave, e com presen�a de guitarra, e uma bela melodia. Uma das melhores can��es � Blowing Away, lenta e mel�dica, com uma boa passagem de violoncelo, e com uma convidada fazendo os vocais de apoio junto com Jane. Merece destaque, tamb�m, Beyond the Day, de formato semelhante, com presen�a de sopros. Tamb�m merece destaque a pen�ltima faixa, My Old Friend, e seu tom melanc�lico. � no encerramento dela, quase no finzinho do cd, que ouvimos pela �nica vez a voz de Jane � frente, em um pequeno vocalize. Resumo: um bom �lbum, longe de ser um cl�ssico, mas com algumas belas melodias, que capta o esp�rito da forma��o menos conhecida do Renaissance. Mas peca ao passar a impress�o, na capa, de que Jane Relf tem uma participa��o maior, o que n�o acontece. Tamb�m carece de um pouco de variedade nas m�sicas, algo que eles sempre tiveram. Um registro tempor�o, que vale a pena para os f�s. Apesar de fora de moda, o som do Renaissance original tem qualidade suficiente para continuar valendo a pena at� os dias de hoje. |