Banco del Mutuo Soccorso

Italia

Titulo: Canto Di Primavera
Ano de Lançamento: 1979
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:10.0
Discoteca b�sica, fundamental.

Se houvesse que escolher um termo para classificar a musicalidade contida neste trabalho magn�fico do Banco Del Mutuo Soccorso, este seria poesia! Aqui n�o temos a poesia rebuscada, de m�trica exata, de express�es intraduz�veis e de dif�cil assimila��o e interpreta��o. A introdu��o com 'Ciclo' apresenta versos musicais escritos com suavidade e excesso de sentimentalismo, num aut�ntico transbordamento das emo��es, pautado pela combina��o perfeita dos teclados conduzidos pelos irm�os Nocenzi em conjunto com o trompete de Rodolfo Maltese.

'Canto Di Primavera' � um aut�ntico marco na carreira do medalh�o italiano, por diversos motivos; �ltimo �lbum produzido na prodigiosa d�cada de setenta, o m�gico piano de Gianni Leone se despede da banda, marca o retorno triunfante do vocalista Francesco Di Giacomo que ficou ausente no trabalho anterior, para muitos o �ltimo sopro de qualidade numa obra de est�dio lan�ada pelo Banco Del Mutuo Soccorso, entre outros. A rigor, este trabalho � um encerramento prop�cio e virtuoso para uma d�cada majestosa na carreira destes italianos incompar�veis, contendo n�meros rebuscados que remetem � primeira fase da carreira do grupo como: 'Sono La Bestia' e 'Circobanda', ao lado de baladas que podem figurar entre as mais belas criadas por grupos de rock progressivo, tais como: 'Niente' e, sobretudo 'E Mi Viene Da Pensare'.

A forma��o aqui � cl�ssica com a presen�a do frontman Vittorio Nocenzi - teclados e vocais; Gianni Nocenzi - teclados; Rodolfo Maltese - guitarras e trompete; Pierluigi Calderoni - bateria; Gianni Colaiacomo - baixo e o monstruoso vocalista Francesco Di Giacomo, um dos melhores que este planeta j� teve! A m�sica t�tulo � de uma inspira��o �mpar, capaz de propiciar alguns momentos de relaxamento e prazer para aquele sujeito estouvado que mal possui tempo de meditar e descansar a mente.

Na sequencia 'Sono La Bestia' apresenta todas as armas que fizeram com que o grupo se transformasse num dos mais amados por p�blico e cr�tica, a bateria de Calderoni est� excelente com viradas incr�veis combinando perfeitamente com os sopros de Maltese at� a parada predecessora ao refr�o entoado por Giacomo, ainda levando em considera��o a quebradeira geral dos pianos de Vittorio e Gianni que s�o maravilhosos.

'Niente' � o n�mero prop�cio para Francesco Di Giacomo soltar toda sua emotividade, algo perene na musicalidade italiana que remete aos campos primaveris da vechia It�lia.

Mal se consegue respirar por conta da continuidade emotiva com a mais lend�ria balada do grupo, um hino de amor � natureza registrado nos versos e notas de 'E Mi Viene Da Pensare'. Al�m do maravilhoso vocal, ainda sobra espa�o para um solo de piano memor�vel a cargo do mestre Vittorio Nocenzi. 'Interno Citta'' � a faixa que remete de forma imediata � fase inicial dos tr�s primeiros trabalhos do grupo, m�sica que mistura complexidade e melodia em doses exatas, para muitos admiradores do grupo a melhor m�sica do disco, inclusive com uma mudan�a de andamento marcante puxada pelo sintetizador de Vittorio, que em seguida fica apenas criando uma linda atmosfera para o solo de trompete realizado por Maltese. A cozinha tamb�m se destaca com uma batida totalmente jazzy de Calderoni, n�o por acaso considero este �lbum como o melhor trabalho do baterista, sem d�vida um primor, sua criatividade aflorou de forma intensa.

A introspec��o � o ponto de partida para 'Lungo Il Margine', trazendo ao ouvinte uma certa sensa��o de saudosismo das coisas boas que a vida proporcionou nas mais diversas jornadas, dif�cil segurar as l�grimas, pois a combina��o dos pianos de Gianni Leone com os teclados de Vittorio � proeminente em emotividade. Neste ponto, a bateria de Calderoni repousa, permitindo uma suavidade ainda maior na express�o vocal de Giacomo, al�m da acentua��o dos efeitos sonoros criados por Maltese. Se no in�cio da resenha o termo prop�cio escolhido para definir este �lbum fora poesia, muito disso se deve a esta m�sica. A viagem sonora proporcionada pelo Banco Del Mutuo Soccoroso chega ao fim nas cores vivas de 'Circobanda', trazendo novamente um pouco de tudo que rolou durante a audi��o desta aut�ntica j�ia rara do progressivo italiano. Esta m�sica final representa aproximadamente o mesmo objetivo que o Genesis realizou com 'Los Endos', no aclamado 'Trick Of The Tail', ou seja, sintetizar algumas das melhores passagens do disco.