Roger Waters |
Inglaterra |
http://www.roger-waters.com/ |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gibran Felippe | Nota:9.0 |
No ano de 1984, ap�s o t�rmino do legend�rio Pink Floyd, o principal nome do grupo, Roger Waters, lan�ou �The Pros And Cons Of Hitch Hiking�. Um trabalho que desperta controv�rsias, j� que muitos afirmam ser apenas uma continua��o das id�ias anteriores contidas no �ltimo trabalho do Pink Floyd � �The Final Cut�, sendo, portanto uma mera repeti��o sem muito a acrescentar.
De fato, existe uma similaridade em ambos, quer sejam pelos simples acordes, quer sejam pelo desenvolvimento musical proposto, equilibrado entre suavidade e explos�es entrecortantes na for�a vocal e emocional de Waters. A diferen�a b�sica � que �The Final Cut� aborda t�o cruamente a tem�tica da Segunda Guerra Mundial e �Pros And Cons Of Hitch Hiking� se volta mais para os relacionamentos. � fundamental entender e aceitar que �Pros And Cons Of Hitch Hiking� � acima de qualquer coisa um trabalho solo de Roger Waters, com todas as particularidades inerentes de sua musicalidade, n�o � uma obra estrita para os f�s do Pink Floyd, logo � necess�rio ter sabedoria para desassociar uma coisa da outra, dessa feita � poss�vel nos depararmos com grandes momentos nessa pe�a engendrada por Waters, sendo mais profunda, mais melanc�lica, mais on�rica e por fim, mais po�tica que �The Final Cut�. Muitos entendem que �The Final Cut� foi concebido com a id�ia de ser um �lbum duplo, assim como o �The Wall�, contando tamb�m com as m�sicas de �The Pros And Cons Of Hitch Hiking�, o que de certa forma n�o creio, pois um ainda que realizado de forma turbulenta � uma aut�ntica obra do Floyd, tamb�m composta pelo g�nio criativo do Gilmour, enquanto o outro � Waters e seus belos convivas: Eric Clapton(guitarras), David Sanborn(sax) e o magistral Michael Kamen(pianos). �The Pros And Cons Of Hitch Hiking� segue uma cronologia que pode ser interpretada como a seq��ncia da pr�pria vida em que pegamos carona nesse mundo imprevis�vel e surreal, com os mais estranhos personagens e por conta disso, tentamos sempre uma viagem para mais longe, para o desconhecido, para o exterior em busca de alegrias e paz, fugindo de tudo que nos cerca. As letras do Waters recheadas por uma ilus�o desconcertante, metaforizam essa id�ia, bem como sua interpreta��o emocionante ao longo de todo o trabalho. A primeira m�sica �Apparently They Were Travelling Abroad� � a enuncia��o da viagem on�rica, sussurrada nas belas guitarras de Eric Clapton que se combinam com perfei��o com os viol�es e voz de Waters, que ainda traz a bagagem folk como um campon�s carregando o seu tarro de leite. �Running Shoes� � a explos�o sonora que tanto caracteriza a m�sica de Roger Waters, com o sax rasgando a alma, de uma riqueza de detalhes incr�vel e culminando com os backing vocals femininos arrebentando, algo que Waters sabe utilizar como poucos e com grande maestria. �Arabs With Knives And West German Skies� � a composi��o mais on�rica do �lbum, com narrativas teatrais, tendo a presen�a de atores profissionais e at� mesmo a figura sempre forte do grande Jack Palance. �For The First Time Today Part 2� possui uma melodia arrebatadora e com um Eric Clapton inspirado, arrematando o seu solo em conjunto com a entrada do sax matador em �Sexual Revolution�. �The Remains Of Your Love� retoma o tema inicial e para aqueles que curtem a m�sica �Mother� � um prato cheio, com belos backing vocals e um teclado muito bonito ao fundo em dueto com os extraordin�rios pianos de Michael Kamen, dando um show � parte. Esse piano segue dando as cartas, com uma suavidade e beleza irretoc�vel em �Go Fishing�. Na minha opini�o a m�sica mais bela de todo o �lbum, aqui contamos com os vocais mais agressivos numa perfeita sincronia com os momentos delicados, onde se nota claramente que Waters acima de vocalista � na realidade um int�rprete dos seus pr�prios devaneios. A seguinte � outra que retoma ao tema inicial, sendo mais uma oportunidade de duetos entre os sintetizadores e a guitarra de Clapton. A m�sica tema �The Pros And Cons Of Hitchhiking� possui aquela acentua��o pop na medida exata, que com certeza agrada a todos, ou seja, os f�s do Floyd, do Gilmour e obviamente do pr�prio Waters. � a m�sica mais floydiana e com destaques para as guitarras e backing vocals, ali�s, que primazia de backing vocals, algo de arrepiar. Acredito que se Waters n�o fosse t�o arredio, essa m�sica com certeza estouraria nas r�dios do mundo afora, assim como �Time�, �Wish You Were Here� entre outras do Pink Floyd. Terminamos com um anticl�max, ap�s a euforia da m�sica anterior com a bel�ssima e melanc�lica �The Moment Of Clarity�. � ineg�vel que Roger Waters, com esse trabalho conceitual, agrada aos seus admiradores natos, nesse primeiro trabalho solo, n�o deixando d�vidas quando � validade de sua m�sica e poesia que ainda pulsam aqui com muita vitalidade. No meu caso particular, sempre que posso n�o deixo de pegar uma carona nas asas sonoras desse g�nio. Abra�os. Gibran Felippe |