Jadis |
Inglaterra |
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Revisto por: Marcello Rothery | Nota:8.0 |
Info : as 4 primeiras m�sicas foram gravadas em 1989, e contam com Mark Law na bateria. As demais, foram gravadas em 1986 e 1987, e � Paul Alwin que est� na bateria.
Muito antes do cl�ssico �lbum More Than Meets the Eye, de 1992, o Jadis, ao contr�rio do que a maioria do p�blico pensa, j� estava na ativa, fazendo shows em toda a Inglaterra, com �tima recep��o por parte do p�blico. Era a segunda metade dos anos 80. A banda, nesta �poca, tinha uma forma��o diferente, na qual apenas o vocalista e guitarrista Gary Chandler j� figurava, ao lado de 3 membros menos conhecidos : Pete Salmon nos teclados, Trevor Dawkin no baixo, e Paul Alwin na bateria (depois subtitu�do por Mark Law). O som da banda, nesta �poca, era mais light, e com mais inclina��o pop, embora j� tivesse um apelo progressivo. A impec�vel guitarra de Gary j� aparecia, embora de forma mais contida, j� que o enfoque da banda nestes primeiros anos era nas melodias mesmo. E que melodias! O repert�rio da banda nessa �poca era de um frescor irresist�vel. Imaginem um disco de progressivo bom para se ouvir no caminho para a praia. Conseguiu imaginar ? Bem, o som do Jadis nessa �poca era bem assim. Este disco � composto por grava��es feitas pela banda em 1986, 1987 e 1989, antes da sua inesperada separa��o, bem no momento em que se encontrava em ponto de bala para lan��-lo, com seus shows lotados, e uma expectativa a rondando. Da separa��o, restou apenas Gary, que levaria alguns anos at� conseguir colocar a banda de p� novamente, com uma forma��o totalmente nova. Da�, culminou na grava��o do cl�ssico More Than Meets the Eye, em 1992. Este disco foi lan�ado um pouco depois da dissolu��o da banda original, e foi produzido por Steve Rothery, guitarrista do Marillion, banda da qual os m�sicos eram amigos, e da qual chegaram a abrir v�rios shows (durante a turn� do Clutching at Straws). Steve fez um belo trabalho, e as faixas soam limpas e agrad�veis ao ouvido, apesar dos poucos recursos que teve na �poca. O disco abre com This Changing Face, uma deliciosa melodia, levada em um simples dedilhado de guitarra, com um teclado fazendo a base no fundo, para uma suave interpreta��o vocal de Gary, intercalando com alguns solos mel�dicos de sua guitarra. Follow me to Salzburg � no mesmo estilo, outra bela melodia. Scratching the Surface � um pouco mais agitada, com alguns solos de guitarra e teclado, e uma melodia mais lenta no refr�o. O lado 1 do vinil encerra com a lenta e bela Taking Your Time, sempre com uma delicada cama de teclado, e algumas incurs�es de guitarra "chorada", com a melodia calcada na voz de Gary. Abrindo o lado 2, a m�sica mais conhecida : G13, que mais tarde apareceria em More Than Meets the Eye. Aqui, esta m�sica tem uma levada mais light, bem no estilo dessa forma��o da banda, embora o arranjo seja muito semelhante, inclusive com os mesmos belos solos de guitarra. Em Out of Reach, o ritmo � mais acelerado, e h� grande presen�a dos solos de guitarra, excelentes por sinal. A melodia vocal � que, por�m, tem um apelo mais pop. O apelo pop segue nas duas �ltimas m�sicas : as boas Don't Keep me Waiting e In the Dark. Para os puristas, este n�o � um �lbum que eu recomende. Essencialmente pop-rock, com poucos v�os progressivos. Mas para quem curte belas melodias, e quem curte a banda, eu recomendo efusivamente. Trata-se de um dos melhores discos da carreira do Jadis, com um frescor incr�vel nas m�sicas, que praticamente n�o apareceria mais nos discos deles. � uma grande rel�quia. Este disco n�o chegou a ser lan�ado em cd. Por�m, pode ser encontrado como cd b�nus de uma reedi��o recente do More Than Meets the Eye. |