Pink Floyd |
Inglaterra |
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Revisto por: Marcello Rothery | Nota:9.5 |
Este disco veio a p�blico em 1970, uma �poca em que a banda ainda buscava consolidar sua imagem ap�s a sa�da do fundador Syd Barret. Normalmente, quando se fala no Pink Floyd, as pessoas lembram de �lbuns como Dark Side of the Moon, The Wall e Wish You Were Here. Al�m da estr�ia com The Piper at the Gates of Dawn. Atom Heart Mother � lembrado por muito menos gente. E por isso mesmo, � considerado por seus admiradores, que n�o s�o poucos, uma obra substimada. E � exatamente isso que eu penso tamb�m. A obra abre com a fant�stica faixa t�tulo, que ocupa o lado 1 inteiro do disco, e tem mais de 20 minutos. Composta em parceria com o arranjador Ron Geesin, � um �nico momento na carreira da banda na qual a ela se juntou uma orquestra. Dividida em 6 partes, ela tem dois temas centrais, que formam a parte 1 da su�te, e reaparecem em outras mais tarde. O primeiro tema central � conduzido por sopros da orquestra, em uma melodia marcante. Da banda s� se sente o baixo de Waters e a bateria de Mason conduzindo a base. O segundo tema � talvez o mais bonito, e � onde aparecem os teclados de Wright nos dois solos iniciais, e Gilmour no pedal steel, em um solo lindo e emocionante, com algumas partes de guitarra fazendo dobra, enriquecendo o arranjo. Aqui o show � da banda, a orquestra � que mal aparece (se ouvem apenas alguns sopros ao fundo). A parte 2 � calma e mais reflexiva, conduzida por uma base de �rg�o, e um coral fazendo o solo vocal, mais uma bela melodia. A parte 3 mais carregada no blues, com o �rg�o de Wright fazendo a base para Gilmour dar um dos principais solos de guitarra do disco inteiro. O coral aparece no final, cantando algumas palavras dif�ceis de compreender. Esta parte encerra de forma genial com o reaparecimento do primeiro tema central da su�te (aquele l� do come�o da parte 1). A parte 4 � mais curta e piscod�lica, com efeitos de teclados e guitarras, e uma explos�o no final. A parte 5 � uma esp�cie de ponte para o grande encerramento, aqui a orquestra vai coltando aos poucos. A parte final, por fim, � a reperi��o dos temas centrais da parte 1, agora com mais vibra��o em ambos. Lindo demais, principalmente a profus�o de solos de pedal steel e guitarra no segundo tema, e a volta forte do coral e dos metais, que encerram esta bel�ssima su�te de forma apote�tica. O lado 2 abre com o contraponto perfeito � complexidade da faixa t�tulo. Abre com If, de Waters, uma das mais lindas melodias que ele criou na vida, de uma simplicidade e uma beleza irresist�veis. Ele a canta suavemente, a princ�pio apenas no viol�o. Aos poucos os demais instrumentos da banda v�o aparecendo, com destaque para um solo de guitarra muito bonito e certeiro de Gilmour. Se Atom Heart Mother � um disco subestimado, o que dizer desta can��o? Para mim, umas das mais lindas que Waters j� fez. A pr�xima � outra adorada por muita gente. Summer '68, um dos grandes momentos de Richard Wright na banda. Arranjo que mescla uma parte mel�dica (com Wright cantando delicadamente - interessante que ele talvez nunca tenha usado totalmente o potencial da sua voz, muito bonita), e outra psicod�lica, com direito a metais irrompendo com for�a em dois momentos diferentes. Esta segunda parte � que fez a m�sica famosa, figurando na programa��o da Rede Globo na �poca. Muita gente conheceu o Pink Floyd assim, o que faz de Summer '68 a m�sica mais conhecida deste disco. Mas o show continua, e � a vez de Gilmour comand�-lo, com sua bela Fat Old Sun, muito mel�dica e com ares folk principalmente no come�o, com voz e viol�o bem calmos (parecidos at� em estilo com o que Waters fez em If), e crescendo aos poucos com a entrada dos demais m�sicos, at� a parte final com um grande solo de guitarra. O grande disco encerra com mais uma su�te instrumental: Alan's Psychedelic Breakfast. Dividida em 3 partes, ela mescla di�logos e ru�dos de pelo menos 2 pessoas tomando um caf� da manh� com melodias mais uma vez muito boas. Aqui quem conduz o show � Wright com seu piano (e na parte final com �rg�o), com destaque tamb�m para Gilmour na parte 2 com um solo mais delicado, e um mais forte na parte final, onde a melodia � talvez a mais interessante, e mais progressiva. Atom Heart Mother �, na minha opini�o, um disco completo de rock progressivo. Aqui tem tudo! Psicodelia, folk, progressivo sinf�nico, orquestra, corais, os 3 cantores da banda compondo e cantando! E inspira��o tremenda pelo disco inteiro! Considero-o no t�o cl�ssico quanto Dark Side of the Moon. Para mim, ambos s�o do mesmo n�vel. E � um disco que parece se recusar a envelhecer, e continua rolando solto aqui no som de casa, quase 30 anos ap�s ter sido adquirido. |