Pink Floyd |
Inglaterra |
http://www.pinkfloyd.co.uk |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gibran Felippe | Nota:10.0 |
Discoteca b�sica, fundamental.
O Pink Floyd obteve um resultado espetacular na concep��o do "The Wall". Trata-se de uma obra impec�vel e �nica na discografia do quarteto. Existem milhares de an�lises, resenhas e teorias sobre "The Wall", onde se equilibram em positivas e negativas. N�o concordo com aqueles que proclamam ser "The Wall" um projeto solo do Roger Waters, � fato que a id�ia principal contida na obra veio da sua mente, por�m quando apenas nos atentamos em ouvir t�o somente as m�sicas, acredito que isso se desmistifique. Todos os elementos floydianos est�o presentes no "The Wall" e digo mais, provavelmente possui a melhor performance de Rick Wright em toda a trajet�ria da banda na condu��o dos teclados, pianos e sintetizadores. Temos tamb�m o show de guitarras de Mr. David Gilmour com muitos riffs e solos chorados que rasgam de emo��o. Isso aliado � eterna melancolia de Roger Waters e as suas linhas de baixo inigual�veis e como sempre, Nick Mason � o membro mais discreto e no "The Wall" n�o foi diferente, por�m a sua compet�ncia musical � incontest�vel, sem nunca comprometer, mesmo n�o sendo virtuoso ou brilhante, o mesmo esbanja criatividade. Sem d�vida � um trabalho com uma forte marca pessoal do Roger Waters, o que de certa forma pode ter causado um pouco de mal estar na banda, j� que todos os holofotes se viraram para ele em detrimento da participa��o dos outros integrantes, a fogueira de vaidades se tornaria insustent�vel ap�s a conclus�o do "The Final Cut". Mas a verdade � que o resultado musical obtido fora do grupo Pink Floyd, se mostrou que Waters era de fato genial, tamb�m deixou claro que sem a companhia dos colegas, jamais faria obras que se comparassem �s do Floyd. No "The Wall" o Floyd mesclou progressivo, psicodelismo e pop rock em doses certas, sem precedentes, talvez por isso o mesmo seja na carreira do grupo t�o popular quanto "Dark Side Of The Moon", com um grande diferencial, a conota��o social e pol�tica contida nas id�ias e letras que abordam um sentimento real arraigado em muitos jovens europeus que viveram os anos p�s Segunda Guerra, motivo de grande empatia com o p�blico e cr�tica. "The Wall" surgiu como um projeto grandioso e acabou por dar origem a um cl�ssico do cinema moderno pelas m�os do cineasta Alan Parker, diretor que se identifica muito com essa tem�tica, haja visto "Asas Da Liberdade" em que o personagem Birdy pode ser tranq�ilamente comparado a um auto-retrato do personagem Pink Floyd, vivendo traumas semelhantes. Reitero ser "The Wall" uma obra da banda e n�o de um homem s�, pelo motivo b�sico de que Waters solo jamais atingiu do resultado obtido em "The Wall", em que pese eu tamb�m apreciar em demasia as suas obras solo, mas David Gilmour, Wrigth e Mason s�o insubstitu�veis, assim como o Floyd sem Waters n�o obteve grandes �xitos em est�dio. � como se Waters fosse o caibro, por�m sem as ripas(os outros integrantes) o telhado n�o se sustenta. � interessante ouvir "The Wall" em fones, pois a riqueza de detalhes � imensa, os pianos, o baixo, os vocais formam uma profus�o sonora m�gica, comparado a "Atom Heart Mother". Destaco como melhores m�sicas: "In The Flesh", "Mother", "Hey You", "Confortably Numb" e "The Trial", mas gosto absolutamente de todas. "In The Flesh" possui um riff pesado e inconfund�vel nas guitarras de Gilmour, mostrando "na carne" os terrores de um ataque, com vozes de comando em meio aos vocais do Waters, simplesmente uma abertura arrasadora e marcante. "Mother" � a mais sens�vel de todas e apresenta a rela��o do menino com a m�e, suas emo��es, seu amor e principalmente seus medos. A m�sica conta com um teclado maravilhoso do Rick Wrigth, n�o tenho d�vidas que se trata de uma das mais emocionantes m�sicas produzidas pelo grupo. "Hey You" � bel�ssima, remetendo-nos a fase mais folk do grupo, registrada em �lbuns como "Atom Heart Mother" e "Medle", destaque para os viol�es de Gilmour. "Confortably Numb" dispensa coment�rios, cl�ssico absoluto do rock em todos os tempos e parece-me a m�sica mais Gilmouriana contida no �lbum, o que provoca em muitos o sentimento de que as melhores m�sicas do grupo sempre possu�ram a sua assinatura. "The Trial" � a parte final, um julgamento que mais parece um duelo, com vocais brilhantes e um som altamente progressivo e psicod�lico, um verdadeiro devaneio que nos transporta para o "lado de fora do muro" - que funciona como representa��o metaf�rica de todos os empecilhos e frustra��es existentes na vida do jovem Pink Floyd. Para terminar, considero "The Wall" o segundo melhor trabalho do Floyd, atr�s apenas do cl�ssico "Meddle". |