Pink Floyd

Inglaterra
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Titulo: The Wall
Ano de Lançamento: 1979
Gênero: Space rock
Gravadora: Sony
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:10.0
Discoteca b�sica, fundamental.

O Pink Floyd obteve um resultado espetacular na concep��o do "The Wall".
Trata-se de uma obra impec�vel e �nica na discografia do quarteto. Existem
milhares de an�lises, resenhas e teorias sobre "The Wall", onde se
equilibram em positivas e negativas. N�o concordo com aqueles que proclamam
ser "The Wall" um projeto solo do Roger Waters, � fato que a id�ia
principal contida na obra veio da sua mente, por�m quando apenas nos
atentamos em ouvir t�o somente as m�sicas, acredito que isso se
desmistifique. Todos os elementos floydianos est�o presentes no "The Wall" e
digo mais, provavelmente possui a melhor performance de Rick Wright em toda
a trajet�ria da banda na condu��o dos teclados, pianos e sintetizadores.
Temos tamb�m o show de guitarras de Mr. David Gilmour com muitos riffs e
solos chorados que rasgam de emo��o. Isso aliado � eterna melancolia de
Roger Waters e as suas linhas de baixo inigual�veis e como sempre, Nick Mason
� o membro mais discreto e no "The Wall" n�o foi diferente, por�m a sua
compet�ncia musical � incontest�vel, sem nunca comprometer, mesmo n�o sendo
virtuoso ou brilhante, o mesmo esbanja criatividade.

Sem d�vida � um trabalho com uma forte marca pessoal do Roger Waters, o que
de certa forma pode ter causado um pouco de mal estar na banda, j� que todos
os holofotes se viraram para ele em detrimento da participa��o dos outros
integrantes, a fogueira de vaidades se tornaria insustent�vel ap�s a
conclus�o do "The Final Cut".

Mas a verdade � que o resultado musical obtido fora do grupo Pink Floyd, se mostrou que Waters era de fato genial, tamb�m deixou claro que sem a companhia dos colegas, jamais faria obras que se comparassem �s do Floyd. No "The
Wall" o Floyd mesclou progressivo, psicodelismo e pop rock em doses certas,
sem precedentes, talvez por isso o mesmo seja na carreira do grupo t�o
popular quanto "Dark Side Of The Moon", com um grande diferencial, a
conota��o social e pol�tica contida nas id�ias e letras que abordam um
sentimento real arraigado em muitos jovens europeus que viveram os anos p�s
Segunda Guerra, motivo de grande empatia com o p�blico e cr�tica.

"The Wall" surgiu como um projeto grandioso e acabou por dar origem a um
cl�ssico do cinema moderno pelas m�os do cineasta Alan Parker, diretor que
se identifica muito com essa tem�tica, haja visto "Asas Da Liberdade" em que
o personagem Birdy pode ser tranq�ilamente comparado a um auto-retrato do
personagem Pink Floyd, vivendo traumas semelhantes.

Reitero ser "The Wall" uma obra da banda e n�o de um homem s�, pelo
motivo b�sico de que Waters solo jamais atingiu do resultado obtido em "The
Wall", em que pese eu tamb�m apreciar em demasia as suas obras solo, mas
David Gilmour, Wrigth e Mason s�o insubstitu�veis, assim como o Floyd sem
Waters n�o obteve grandes �xitos em est�dio. � como se Waters fosse o
caibro, por�m sem as ripas(os outros integrantes) o telhado n�o se sustenta.

� interessante ouvir "The Wall" em fones, pois a riqueza de detalhes �
imensa, os pianos, o baixo, os vocais formam uma profus�o sonora m�gica,
comparado a "Atom Heart Mother". Destaco como melhores m�sicas: "In The
Flesh", "Mother", "Hey You", "Confortably Numb" e "The Trial", mas gosto
absolutamente de todas.

"In The Flesh" possui um riff pesado e inconfund�vel nas guitarras de
Gilmour, mostrando "na carne" os terrores de um ataque, com vozes de comando
em meio aos vocais do Waters, simplesmente uma abertura arrasadora e
marcante.

"Mother" � a mais sens�vel de todas e apresenta a rela��o do menino com a
m�e, suas emo��es, seu amor e principalmente seus medos. A m�sica conta com
um teclado maravilhoso do Rick Wrigth, n�o tenho d�vidas que se trata de uma
das mais emocionantes m�sicas produzidas pelo grupo.

"Hey You" � bel�ssima, remetendo-nos a fase mais folk do grupo, registrada
em �lbuns como "Atom Heart Mother" e "Medle", destaque para os viol�es de
Gilmour.

"Confortably Numb" dispensa coment�rios, cl�ssico absoluto do rock em todos
os tempos e parece-me a m�sica mais Gilmouriana contida no �lbum, o que
provoca em muitos o sentimento de que as melhores m�sicas do grupo sempre
possu�ram a sua assinatura.

"The Trial" � a parte final, um julgamento que mais parece um duelo, com
vocais brilhantes e um som altamente progressivo e psicod�lico, um
verdadeiro devaneio que nos transporta para o "lado de fora do muro" - que
funciona como representa��o metaf�rica de todos os empecilhos e frustra��es
existentes na vida do jovem Pink Floyd.

Para terminar, considero "The Wall" o segundo melhor trabalho do Floyd,
atr�s apenas do cl�ssico "Meddle".