Jethro Tull

Inglaterra
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Titulo: Stormwatch
Ano de Lançamento: 1979
Gênero:
Gravadora: Chrysalis
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:8.0

Esse foi o d�cimo segundo trabalho de est�dio da prof�cua carreira do
Jethro Tull, lan�ado em 1979. Para muitos, o �ltimo exemplar da melhor
�poca da banda, representando o fim de uma era de ouro. N�o chego a
comungar totalmente com esse contexto, pois creio que o grupo ainda
criou muita boa m�sica ap�s "Stormwatch", mas � percept�vel que
esse trabalho denotava uma orienta��o menos complexa, j� n�o era
uma obra t�o inspirada quanto as anteriores, deixando transparecer um
certo decl�nio do grupo.

Ao meu ver, "Stormwatch" � um bom disco de prog - folk - rock, a rigor,
o grande problema desse trabalho reside justamente na falta do
inopinado, nas jams e varia��es t�o tradicionais e encantadoras que
sempre foram marca do Tull, onde pod�amos desfrutar da grande
categoria e criatividade dos m�sicos. "Stormwatch" diversas vezes
torna-se burocr�tico, previs�vel, possuindo belos arranjos(David
Palmer ainda estava na banda), belas melodias, mas sem muito tempero,
exce��o honrosa da magn�fica "Dark Ages", que posso comparar sem
medo de equ�vocos, ao que de melhor foi produzido pela banda.

A forma��o do "Stormwatch" � Ian Anderson(flautas, viol�o, baixo e
vocais), Martin Barre(guitarra), Barriemore Barlow(bateria), John
Glascock(baixo), John Evans(piano) e David Palmer(sintetizadores e
arranjos orquestrais). Basicamente a respons�vel pelo melhor momento
da banda, contido em "Thick As A Brick", � exce��o do baixo e a
mesma do trabalho anterior "Heavy Horses", entretanto ap�s
"Stormwatch" ocorreu uma debandada geral, onde quatro integrantes
deixaram o grupo, ficando apenas Martin Barre. Durante as grava��es
de "Stormwatch" o baixista John Glascock apresentou graves problemas de
sa�de, fazendo com que Ian Anderson assumisse o baixo em algumas
m�sicas e iniciasse uma verdadeira guerra de nervos com o baterista
Barriemore Barlow que ainda acreditava no retorno do baixista e amigo
para o t�rmino das grava��es. A situa��o ficou praticamente
insustent�vel quando ficou claro que John Glascock estava no seu
limite durante as turn�s e a gravidade do seu problema ficou latente
quando pouco tempo depois o m�sico veio a falecer.

A rela��o entre Anderson e Barlow nunca voltou a ser como era, tanto
que na edi��o remasterizada de 2004, Ian Anderson a dedica justamente
ao baterista, como forma de reconhecimento pelos grandes pr�stimos �
banda, afinal, na minha opini�o Barriemore Barlow est� entre os
melhores bateristas de todos os tempos.

O �lbum possui uma varia��o musical intensa, com algumas m�sicas
orientadas para o hard, tais como "North Sea Oil" e "Somethings On The
Move", outras para o folk; "Home" e "Dun Ringill", duas progressivas
sinf�nicas cl�ssicas; "Dark Ages" e "Flying Dutchman", duas
folcl�ricas jazzy e t�picas; "Warm Sporran" e "Elegy" e at� uma
"Aqualung" oriented - "Orion", � isso mesmo - "Orion" � uma tentativa
falha de reviver o grande cl�ssico do grupo.

Pensar em Jethro Tull � imaginar a flauta enlouquecida de Ian Anderson
arrebentando e por esse aspecto uma das m�sicas que mais me agradam �
justamente "Somethings On The Move", onde podemos apreciar em larga
escala todo o talento do mestre na flauta e muito bem acompanhado por
uma bateria de alto n�vel. Infelizmente, em se tratando de Tull, outro
problema que consigo detectar nessa obra � o pouco uso da flauta por
parte de Anderson, talvez por ter que tamb�m tocar baixo.

Mesmo n�o sendo um trabalho conceitual, "Stormwatch" aborda em diversos
momentos a crise energ�tica, a come�ar pelo t�tulo, passando pela
concep��o art�stica de autoria do pr�prio Ian Anderson e com o
petardo "North Sea Oil" como m�sica introdut�ria. Ainda � poss�vel
enquadr�-lo como o encerramento de uma trilogia, juntamente com "Songs
From The Wood" e "Heavy Horses", em que se preconiza o fim da natureza,
do planeta em que vivemos, para o in�cio de uma nova era do gelo
ocasionada pela industrializa��o desmesurada.

Na minha opini�o, o ponto alto de "Stormwatch" est� centrado nos
pianos de John Evan, � incr�vel o trabalho do pianista quando toma as
r�deas em v�rios momentos com grande desenvoltura t�cnica e um
feeling todo especial, basta atentar para as seguintes m�sicas:"Dark
Ages", "Somethings On The Move" e "Flying Dutchman".

"Stormwatch" n�o representou o fim da magia do Jethro Tull, mas diria
que tenha sido o �ltimo encontro de um grupo que tinha um algo a mais,
de seis m�sicos que escreveram uma das mais emocionantes hist�rias do
rock.