O grupo ingl�s Iona deve sua origem � iniciativa de dois m�sicos, David Fitzgerald (sax, flautas) e Dave Brainbridge (guitarra, teclados), os quais decidiram formar uma banda com forte inspira��o na m�sica crist� das ilhas brit�nicas depois que David retornou fascinado de uma viagem que fez, em 1988, a algumas ilhas da costa oeste da Esc�cia, dentre as quais Lindisfarne e a pequena ilha de Iona, lugares de profundo significado na hist�ria do cristianismo daquele pa�s (da� a raz�o de haverem escolhido justamente o nome de uma dessas ilhas para batizarem a banda). Com a entrada, algum tempo depois, da vocalista Joanne Hogg (tamb�m teclados), estava constitu�do o n�cleo b�sico inicial do grupo, sendo finalmente lan�ado o primeiro �lbum (hom�nimo) em 1990, com a participa��o de m�sicos convidados.
The Book of Kells, segundo trabalho da banda (lan�ado em 1992), � inspirado em um manuscrito medieval, de mesmo nome, produzido por monges celtas e considerado uma rel�quia hist�rica da Irlanda, contendo iluminuras e textos dos quatro evangelhos em latim. Neste disco, al�m de David, Dave e Joanne, tamb�m fizeram parte do line-up os m�sicos Nick Beggs (baixo, stick, c�mbalos) e Terl Bryant (bateria, percuss�o), auxiliados por m�sicos convidados, dentre eles Troy Donockley (gaita-de-foles, whistles), que viria a tornar-se membro efetivo da banda a partir de 1995.
Como j� mencionado alhures, o Iona tem uma fort�ssima inspira��o na m�sica crist� das ilhas brit�nicas, inclusive in�meras m�sicas com letras inspiradas em hinos religiosos tradicionais. S�o caracter�sticas marcantes no som dessa banda o vocal solene e angelical da Joanne Hogg e as bel�ssimas paisagens sonoras proporcionadas por teclados, complementados por instrumenta��o t�pica como harpa celta, gaita-de-foles, whistles, etc. Algo como que uma deliciosa fus�o de rock folk celta � la Clannad com as conhecidas paisagens sonoras do Robert Fripp (o qual, por sinal, � um grande admirador e incentivador do grupo, j� tendo inclusive participado de alguns de seus trabalhos, como m�sico convidado).
Este �lbum � definitivamente um dos melhores dentro da excelente discografia do Iona, com faixas realmente magn�ficas do in�cio ao fim. Dentre estas, eu destacaria com especial �nfase as seguintes: "Matthew � The Man" (faixa 3), uma mini-su�te de quase 12 minutos de dura��o, dividida em tr�s movimentos, sendo a primeira parte caracterizada por interessantes altern�ncias entre passagens mais fortes, comandadas por percuss�o, e outras mais serenas e contemplativas, proporcionadas por paisagens sonoras de teclados, a segunda parte tendo como destaque os vocais angelicais da Joanne Hogg, bem como a presen�a de flauta e viol�o, e a �ltima parte caracterizada por interven��es vigorosas de percuss�o e riffs de guitarra; a tamb�m bel�ssima e et�rea "The Arrest � Gethsemane" (faixa 10), totalmente instrumental, uma aut�ntica viagem sonora proporcionada por maravilhoso trabalho de teclados e sax; e a vigorosa "Kells" (faixa 13), comandada por magn�fico trabalho de percuss�o.
Em suma, Book of Kells � um disco que nos evoca a todo instante paisagens imagin�rias de uma ilha remota, de noites chuvosas, de plena paz espiritual, atrav�s de bel�ssimos tapetes sonoros proporcionados principalmente por teclados, flautas e sax. Uma feliz uni�o de pop, progressivo e ambient � m�sica religiosa brit�nica e a elementos da m�sica tradicional celta. |