IQ

Inglaterra
http://www.gep.co.uk/iq/index.html

Titulo: The Lost Attic
Ano de Lançamento: 1999
Gênero: Neo-Progressivo
Gravadora: GEP
Número de catálogo:
Clique aqui para Ficha Tecnica  

  Revisto por: Marcello Rothery Nota:9.0
Uma banda como o IQ parece mesmo ser perfeccionista em tudo. At� uma colet�nea de raridades, como esta, � formada quase que completamente por material de excelente qualidade. Grandes composi��es, e grava��es com alta qualidade de �udio. Muito mais do que uma colet�nea, The Lost Attic � um item important�ssimo da discografia da banda, e cont�m algumas grava��es que podem ser considerados cl�ssicos, e figurar entre as melhores coisas que a banda j� fez.

Como destaque adicional, o cd tr�s um vasto encarte de 20 p�ginas, contando boa parte da hist�ria da banda, e dando ricos detalhes de cada grava��o � al�m de conter todas as letras e line-up de cada faixa. Um item obrigat�rio para os f�s da banda.

The Universal Scam abre o cd de forma excelente. Composta para o �lbum Subterranea, ela se assemelha a outras m�sicas do referido �lbum, como .

A seguir, a ac�stica e bela Wintertell, com uma melodia triste, bem ao estilo de Peter Nicholls (que a comp�s sozinho). A banda a considerou um pouco fora do estilo que eles queriam passar ao p�blico, e por isso ela ficou de fora do �lbum Tales From the Lush Attic � onde ela deveria ter entrado, entre Awake and Nervous e The Enemy Smacks. Ouvindo a m�sica, fico com a impress�o que ficaria muito bonito assim. Uma pena que n�o tenha acontecido. Mas, enfim, este �lbum de raridades finalmente trouxe esta bonita can��o � tona.

O �lbum segue com uma vers�o de est�dio do trecho central de The Last Human Gateway. Um dos maiores cl�ssicos da carreira da banda, esta m�sica foi executada em v�rios shows nos anos 90 nesta vers�o reduzida � de pouco mais de 4 minutos, tendo �tima recep��o. Aqui, este trecho aparece pela primeira vez em uma vers�o de est�dio.

O �lbum segue com um dos seus grandes destaques : Hollow Afternoon. Neo-prog puro, linda melodia, e um andamento hipn�tico, esta m�sica foi composta em um momento turbulento da carreira da banda : no meio de 1984, durante a turn� de promo��o de Tales From the Lush Attic. Apesar de n�o saber o que o futuro traria (o clima entre os m�sicos era p�ssimo), eles acharam a m�sica muito boa para ser deixada de lado, e resolveram fazer algo incomum : lan��-la em um compacto de apenas um lado, e distribu�-lo gratuitamente na entrada de um grande show que fariam no clube Marquee, de Londres. Foi a �nica tiragem do compacto, e o referido show foi a �nica vez em que executaram a m�sica ao vivo. Hollow Afternoon iria para o limbo por 15 anos, at� ser resgatada em 1999, quando o grupo gravou esta nova vers�o de est�dio. Uma das mais belas melodias j� feitas pelo tecladista Martin Orford, esta vers�o tr�s ainda uma curiosidade : v�tima de uma gripe, o guitarrista Mike Holmes teve que se ausentar do est�dio por alguns dias. O pr�prio Martin, ent�o, tratou de completar a parte de guitarra da m�sica. Temos, ent�o, aqui nesta grava��o, a �nica apari��o de Martin executando um solo de guitarra em toda a carreira do grupo (dif�cil � saber em que partes exatamente).

Como tributo ao falecido Geoff Mann, a banda gravou em 1994 uma composi��o dele : Aphatetic and Here, I. O arranjo foi todo adaptado por Mike Holmes para ficar com a cara do IQ, num resultado muito bom. Nesta m�sica, ali�s, � Mike quem toca os teclados.

O estilo de N.T.O.C. (Resistance) d� a pista : trata-se de uma m�sica composta na fase mais pop da banda. Deveria ter entrado no �lbum Are You Sitting Confortably, mas acabou ficando de fora � embora tenha sido bastante executada nos shows da �poca. Seria regravada mais tarde, com nova letra, feita por Peter, que j� estava de volta � banda.

Um momento fraco do disco � a faixa Barbel is in, um reggae, nada a ver com o estilo da banda. Mas a coisa volta a ficar boa com The Bold Grenadier. Embora a qualidade do �udio desta grava��o deixe a desejar, trata-se de mais uma bela can��o. � uma can��o tradicional inglesa, que eles lan�aram em single gratuito para o f� clube da banda em 87. Uma triste balada folk, que ficou muito bonita na voz de Paul Menel.

O disco segue com uma brincadeira dos m�sicos, batizada de My Legs. Algo como um di�logo de teatro, com vozes caricatas, foi inclu�da aqui em homenagem a um falecido amigo da banda : Les Marchall, que participa da grava��o fazendo uma das vozes (as outras s�o feitas por Peter Nicholls e o baixista Tim Esau).

No mesmo single em que figura The Bold Grenadier, eles colocaram uma nova grava��o de Fascination, feita na �poca, com Paul Menel nos vocais. Um pouco mais pop do que a vers�o original (com Peter � que por sinal � um dos autores da m�sica, lan�ada em Seven Stories Into Eight) e do que uma vers�o com o pr�prio Paul, que consta no �lbum Nine in a Pond is Here � hoje fora de cat�logo.

O �lbum segue com a vers�o original de Hollow Afternoon. Aquela que foi lan�ada em single, e distribu�da gratuitamente a quem foi no show do Marquee em 1984.

Encerrando, 3 m�sicas tiradas de um especial de r�dio BBC que a banda gravou em abril de 1984 : Awake and Nervous, Just Changing Hands e Widow�s Peak. A performance da banda foi t�o boa que essas grava��es viraram lenda entre os f�s. Aqui, elas finalmente t�m seu lan�amento oficial, e encerram de forma brilhante este grande cd.