Iona |
Inglaterra |
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Revisto por: Demetrio | Nota:9.0 |
O grupo ingl�s Iona deve sua origem � iniciativa de dois m�sicos, David Fitzgerald e Dave Brainbridge, os quais decidiram formar uma banda com forte inspira��o na m�sica crist� das ilhas brit�nicas depois que David retornou fascinado de uma viagem que fez, em 1988, � pequena ilha de Iona, na costa oeste da Esc�cia, sede de um antigo monast�rio com profundo significado na hist�ria do cristianismo daquele pa�s (e que tamb�m serviu de inspira��o para o nome de
batismo da banda). Com a entrada, algum tempo depois, da vocalista e tecladista Joanne Hogg, estava constitu�do o n�cleo b�sico inicial do grupo, respons�vel (juntamente com novos m�sicos que tamb�m ingressariam a partir de ent�o) pelos dois primeiros discos da banda. Beyond These Shores, terceiro trabalho do grupo (lan�ado em 1993), � inspirado na m�tica viagem do monge irland�s St. Brendan atrav�s do Oceano Atl�ntico, s�culos antes da expedi��o comandada por Crist�v�o Colombo, durante a qual veio ele a descobrir terras ex�ticas e desconhecidas, conforme descri��es contidas em um escrito antigo intitulado Navigatio Sancti Brendani, sendo-lhe por muitos atribu�da a descoberta do Novo Mundo. Neste disco o grupo j� n�o conta mais com o membro fundador David Fitzgerald, o qual deixara a banda, um ano antes, a fim de dedicar-se integralmente ao seu curso de gradua��o em m�sica, sendo o line-up aqui constitu�do por Joanne Hogg (vocais, teclados, guitarra ac�stica), Dave Brainbridge (guitarras, piano, teclados), Mike Haughton (sax, flauta, whistles, vocais), Nick Beggs (Chapman stick, baixo) e Terl Bryant (bateria, percuss�o), contando ainda com a ilustre participa��o do guitarrista Robert Fripp (King Crimson) e de outros m�sicos convidados, dentre os quais Troy Donockley (gaita-de-foles, E-bow guitar, whistles), Petter Whitfield (violinos, viola), Frank Van Essen (violino), Debbie Brainbridge (obo�), Fiona Davidson (harpa celta) e de um grupo de cordas. A exemplo de outros trabalhos do Iona, este tamb�m apresenta um misto bastante interessante de pop, folk-rock e progressivo � la Clannad em algumas faixas (como em "Treasure", "Brendan's Voyage", "Edge of the World", "Today", "Beachy Head" e "Brendan's Return") e de paisagens sonoras et�reas e viajantes proporcionadas por violinos, flautas, sax e teclados em outras (como em "Prayer on the Mountain", "View of the Islands", "Bird of Heaven", "Adrift", "Machrie Moor" e "Beyond These Shores"), al�m de bel�ssimas interven��es de instrumenta��o t�pica como harpa celta, gaita-de-foles e whistles ao longo de todo o �lbum. As m�sicas, com sua atmosfera toda peculiar, t�m a incr�vel capacidade de nos evocar paisagens imagin�rias perfeitamente condizentes com o tema em quest�o. Dentre as melhores faixas do disco, eu destacaria com especial �nfase a instrumental "Machrie Moor" e a emotiva faixa t�tulo, a �ltima do disco, na minha opini�o uma das m�sicas mais bonitas j� feitas pelo Iona. Beyond These Shores � um disco que eu particularmente colocaria numa faixa intermedi�ria entre muito bom e excelente, na verdade um disco quase t�o magn�fico quanto seu predecessor, The Book of Kells (1992). S� a faixa t�tulo, na minha opini�o, justifica por si s� a aquisi��o deste trabalho, pois � realmente bel�ssima. Mas o melhor do Iona ainda estava por vir, na forma do disco subseq�ente a este, o extraordin�rio Journey Into the Morn, de 1995 (tamb�m contando com a ilustre participa��o do Robert Fripp). |