Camel |
Inglaterra |
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Revisto por: Demetrio | Nota:9.0 |
O deserto, lugar de solid�o e mist�rios, por onde h� milhares de anos caravanas v�m e v�o, sempre caminhando no mesmo ritmo e compasso: o ritmo e compasso do camelo. Em tempos remotos, versos cantados na cad�ncia desses passos ajudavam a estimular caravanas a superarem a longa e extenuante jornada atrav�s do deserto e atingirem seu destino final. A essa forma peculiar de poesia dava-se o nome de "Rajaz", ou seja, "o ritmo do camelo".
Sob a inspira��o desse tema m�gico da solid�o do deserto e seus mist�rios, o Camel (grupo seminal do rock progressivo ingl�s, respons�vel por aut�nticas p�rolas progressivas ao longo dos �ltimos trinta anos, tais como Mirage, The Snow Goose, Moonmadness, etc.) chega ao seu 13� trabalho de est�dio contando apenas com o guitarrista Andrew Latimer da forma��o original. Neste disco, lan�ado em 1999, Latimer responde pelos vocais, guitarras, flauta, teclados e percuss�o, contando com a colabora��o dos m�sicos convidados Colin Bass (baixo), Tom Scherpenzeel (teclados), Dave Stewart (bateria, percuss�o) e Barry Phillips (violoncelo). O disco abre com a instrumental "Three Wishes", uma faixa com introdu��o meio floydiana (� la "Shine on You Crazy Diamond"), evoluindo em seguida para varia��es canterburianas muito interessantes, bem nas caracter�sticas habituais do Camel, com �tima presen�a de guitarra e teclados (algumas reminisc�ncias de �lbuns como Mirage, Moonmadness e Breathless podem ser aqui identificadas), al�m de algumas levadas flamencas em uma determinada passagem tamb�m. "Lost and Found" (faixa 2), a primeira do disco com vocais, apresenta interessantes varia��es r�tmicas em seu andamento, com o habitual brilhantismo dos solos de guitarra do Latimer e uma �tima presen�a de teclados (me lembrei de "Lady Fantasy" ouvindo esta m�sica). "The Final Encore" (faixa 3) come�a com uma parte instrumental bem prolongada, num tom bastante soturno e misterioso proporcionado por teclado, riffs de guitarra e uma batida marcante e cadenciada (como a cad�ncia dos passos de um camelo). Mesmo ap�s a entrada da parte vocal, a m�sica prossegue no mesmo ritmo cadenciado inicial, apresentando excelentes interven��es de guitarra e teclados ao longo de seu desenvolvimento, al�m de algumas reminisc�ncias de m�sica �rabe em uma determinada passagem. Uma m�sica bastante ex�tica, que nos evoca a imagem mental de uma caravana atrav�s da vastid�o de um grande deserto, ao "ritmo do camelo". "Rajaz" (faixa 4) apresenta uma introdu��o semi-ac�stica, com �tima presen�a de violoncelo e flauta, evoluindo em seguida para algumas levadas blueseiras nos riffs de guitarra do Latimer. Sinceramente achei a faixa 5, "Shout", um pouco inferior ao restante do �lbum, mas ainda assim � uma boa faixa (certamente bem melhor do que a m�dia contida, por exemplo, no �lbum The Single Factor, de 1982). As tr�s �ltimas faixas do disco s�o excelentes: "Straight to my Heart" (faixa 6), com algumas levadas blueseiras, a instrumental "Sahara" (faixa 7), com suas deliciosas reminisc�ncias jazz�sticas e inspirados solos do Latimer, e finalmente a faixa de encerramento do �lbum, a bel�ssima "Lawrence", uma m�sica que nos evoca em determinadas passagens a doce melancolia de cl�ssicos de outrora como "Ice" e que parece capturar com perfeita precis�o o sentimento de algu�m sozinho no deserto ao fim do dia. Este � mais um disco dentro das caracter�sticas atuais do Camel, notadamente no que concerne � incr�vel capacidade do Latimer de criar melodias bel�ssimas e arrebatadoras e letras de intensa carga emocional (salientando que, das oito faixas do disco, quatro s�o de autoria do Latimer sozinho e as outras quatro co-escritas por sua esposa Susan Hoover). Dentre as m�sicas prediletas, eu destacaria com especial �nfase as bel�ssimas "Three Wishes", "The Final Encore", "Sahara" e "Lawrence". A capa do disco � muito bonita e bastante simb�lica, com a figura de uma caravana de camelos caminhando ao longo das dunas de um deserto, cujo desenho parece representar as cordas sinuosas de uma guitarra. Uma curiosidade: como o Ton Scherpenzeel n�o gosta de viajar de avi�o, e tendo em vista que o est�dio da Camel Productions fica localizado nos Estados Unidos, ele contribuiu com este trabalho � dist�ncia, gravando seu material em seu pr�prio est�dio, na Holanda, e enviando-o para o Latimer via Internet, m�todo este que permitiu toda a troca necess�ria de informa��es entre os dois. |