Tangerine Dream

Alemanha
http://www.tangerinedream.org/

Titulo: Phaedra
Ano de Lançamento: 1974
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gustavo Jobim Nota:10.0
PHAEDRA by Tangerine Dream. Palavras m�gicas para os amantes da m�sica
eletr�nica, escritas na capa do �lbum lan�ado em 1974 pelo Tangerine Dream
em que pela primeira vez surgem as tradicionais seq��ncias eletr�nicas,
marca registrada da banda.

Como Phaedra � historicamente importante, nos pr�ximo par�grafo falo um
pouco da hist�ria por tr�s do �lbum, para depois falar sobre a m�sica.

O Tangerine Dream j� vinha sendo comentado e sua fama crescendo devido ao
�lbum anterior, ATEM (1973), que era constantamente tocado pelo DJ ingl�s
John Peel. O selo Virgin Records de Richard Branson tinha ficado milion�rio
com o seu primeiro lan�amento, o TUBULAR BELLS de Mike Oldfield, de 1973. E
com todo esse boca-a-boca, a Virgin, que estava recrutando v�rios artistas
com tend�ncias experimentais, chamou o Tangerine Dream. E este Phaedra foi
o primeiro disco para a Virgin, que vendeu centenas de milhares de c�pias
na Inglaterra, ficando em 15� lugar por 15 semanas consecutivas, s� devido
ao boca-a-boca, levando o grupo � fama mundial.

Chris Franke tinha acabado de adquirir um emblem�tico sintetizador Moog,
que um dia tinha pertencido aos Rolling Stones, e � o Moog que possibilita
as seq��ncias de notas graves, que fazem com que o grupo comece a criar
m�sicas mais estruturadas ao redor destas seq��ncias, iniciando uma gradual
mudan�a de estilo que se completaria dois anos depois, com STRATOSFEAR, de
1976, o primeiro �lbum com estruturas mais complexas. O Moog era um
equipamento inst�vel e trabalhoso, levava horas pra ser afinado. O grupo
tinha trabalhado por onze dias e s� conseguido gravar alguns minutos.

Na faixa-t�tulo que abre o disco, podemos ouvir o Moog ap�s alguns efeitos
sonoros que estabelecem o tradicional clima surreal. Mas nesta grava��o,
Chris Franke ainda estava afinando o instrumento; na verdade o grupo estava
ensaiando e o engenheiro gravou tudo! Ap�s alguns minutos a seq��ncia p�ra,
mas logo em seguida � retomada, agora sim num crescendo constante, sempre
acompanhado de fr�geis temas mel�dicos e sonoridades et�reas e
fantasmag�ricas, at� que de repente tudo desaparece e o ouvinte � deixado �
deriva no espa�o sideral; lentamente o som do Mellotron vem para traz�-lo
de volta � Terra, com sens�veis harmonias, e uma finaliza��o surpreendente.
(Observe que em algumas edi��es do CD, particularmente na "Definitive
Edition" da Virgin, o final desta faixa foi colocado no in�cio da pr�xima.
A dura��o correta de Phaedra � de cerca de 17'45".)

Se j� n�o bastasse essa impressionante demonstra��o de sensibilidade
est�tica, somos mais uma vez apresentados ao som do Mellotron, naquela que
talvez seja a obra-prima de Edgar Froese no instrumento: a primeira faixa
do Lado B no LP original, com o t�tulo surrealista de "Mysterious Semblance
at the Strand of Nightmares". Uma m�sica dif�cil de se descrever; s� posso
dizer que tem harmonias transcendentais, acompanhadas de efeitos sonoros de
phaser, tocados pela esposa de Edgar, a Monique Froese, que n�o � creditada
no �lbum. Monique esteve sempre presente na hist�ria do Tangerine Dream,
criando muitas capas de discos e tirando fotos do grupo.

Em seguida, voltamos ao Moog com "Movements of a Visionary". Desta vez, a
seq��ncia tem um aspecto mais r�tmico e direto, prenunciando o pr�ximo
�lbum, RUBYCON, de 1975. Novamente temos os tradicionais efeitos sonoros e
as harmonias que criam a �nica atmosfera destes primeiros e cl�ssicos
�lbuns do grupo.

PHAEDRA � encerrado com a curta mas n�o menos impressionante "Sequent C'",
tocada apenas na flauta com eco de fita por Peter Baumann. Um final bonito
e enigm�tico, perfeito para este �lbum que � um marco na hist�ria da m�sica
eletr�nica.