Um forte, pulsante, e viajante som pesado. Algo entre o hard rock que estava nascendo naqueles idos de 1968, o caracter�stico rock com pitadas pop e psicod�licas da mesma �poca, uma pitada de space rock e outra de proto-progressivo. Este, resumindo bem, era o som do Deep Purple nos seus primeiros dias, quando ainda contava com Rod Evans nos vocais e Nick Simper no baixo, e tinha o tecladista Jon Lord na lideran�a da banda.
Esta forma��o durou pouqu�ssimo tempo, passando menos de 2 anos junta. Mas esse tempo foi suficiente para deixar 3 �lbuns de est�dio, e mais alguns compactos com material extra, bem como apresenta��es em programas de r�dio. Bastante material, um rico legado de uma fase que � bastante subestimada da banda, mas que tinha alguns requintes que a mesma n�o voltaria mais a mostrar : o gosto pelos temas instrumentais constru�dos (e n�o improvisados, como tanto fizeram as forma��es seguintes da banda nos anos 70); as inclina��es eruditas � que fazem muita gente apontar o grupo como um dos pais do rock progressivo; a cozinha mais contida de Ian Paice e Nick Simper � que deixava o som mais limpo dava mais destaque para os v�os de Rithie Blackmore e Jon Lord; e por fim, a "cara" de anos 60 que s� essa forma��o da banda tinha, e que continua a fascinar muita gente at� os dias atuais.
Este �lbum trata-se de uma caprichada colet�nea desta fase do grupo. Abre com a excelente instrumental And the Address (p�rola esquecida) e o classic�o Hush, ambas remixadas, com o som um pouco mais limpo. E segue com a vers�o original de Mandrake Root e I'm So Glad, onde ganham destaque os v�os instrumentais de Jon e Ritchie, em faixas que passam dos 7 minutos de dura��o. A primeira parte do �lbum se encerra com a pouco conhecida � e �tima - vers�o da banda para Hey Joe (cl�ssico imortalizado na voz e guitarra de Jimi Hendrix), tamb�m remixada e com o som um pouco mais limpo.
As pr�ximas m�sicas s�o de Book of Taliesyn. Um take alternativo de Kentucky Woman - que n�o acresenta muita novidade em rela��o ao original, seguido da vers�o original da esquisita (e na opini�o deste resenhistam fraca) Listen, Learn, Read On. Destacam-se mesmo s�o as faixas seguintes : Shield, uma grava��o de Wring That Neck para a r�dio BBC, e Anthem � a primeira grava��o onde o grupo mergulha de cabe�a no sinf�nico, com direito a um belo arranjo de cordas, al�m da rara presen�a de um mellotron (um dos �nicos registros deste instrumento numa grava��o do Deep Purple). 3 excelentes m�sicas, onde aparece n�o s� a compet�ncia instrumental da banda, mas tamb�m as qualidades de Rod Evans como cantor � principalmente em Anthem.
O �lbum se encerra com 4 can��es que fizeram parte do �ltimo � e melhor � disco desta forma��o : Deep Purple, de 1969. Abre com a fraca Bird H�s Flown � que a despeito de ser a pior m�sica do referido disco, foi lan�ada em um single que teve boa repercu��o, se tornando ent�o a mais conhecida m�sica do disco. Mas as 3 seguintes s�o bem melhores : Blind (comandada por Jon num cravo, uma m�sica interessant�ssima, numa abordagem que a banda nunca mais voltaria a utilizar), Why Didn't Rosemary (um contagiante rock�o, com belo vocal � e boa letra � de Evans, al�m de �timos solos de Jon e Ritchie em seus instrumentos), e uma vers�o instrumental da balada Lalena, que fecha o cd.
The Early Years foi lan�ado no Brasil, e se constitui numa bela porta de entrada para a primeira forma��o do Deep Purple. Mas tamb�m � uma bela pe�a para os colecionadores, dado o seu rico encarte, cheio de informa��es e depoimentos dos m�sicos. |