McDonald & Giles

Inglaterra

Titulo: McDonald & Giles
Ano de Lançamento: 1970
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Marcello Rothery Nota:9.0
Esta grande raridade, amigos, trata-se do verdadeiro elo perdido entre o fant�stico disco de estr�ia do King Crimson e o que eles fariam depois, sem seu principal compositor. Em 5 m�sicas, Ian McDonald e Michael Giles mostram uma roupagem diferente de sua banda de origem, mas o esp�rito do Rei Escarlate pode ser encontrado em v�rios pontos do disco. O estilo (e a genialidade das composi��es) � o mesmo, s� a abordagem instrumental � diferente : n�o h� mellotron, nem a guitarra de Fripp, nem o vocal de Lake. Mas h� m�sica de primeira qualidade.

O disco abre com Suite in C, que come�a com Ian sozinho na voz e guitarra, numa sonoridade curiosamente muito parecida com o que o Crimson iria fazer em algumas partes do lp Islands, mais especificamente na introdu��o de Ladies on the Road. Outros instrumentos entram junto com um coral. Depois, uma passagem mais acelerada, bem jazz�stica, com Ian mostrando sua per�cia na flauta (e tocando ainda um discreto piano ao fundo), e Michael em uma levada de bateria cheia de quebradas. Peter entra na brincadeira solando seu baixo. Volta a letra, e uma passagem mais lenta, muito bonita, com direito a orquestra (na primeira audi��o a gente pensa que � o Mellotron que Ian tanto tocou no primeiro disco do Crimson). O encerramento ocorre com melodia levada no viol�o, e com o convidado Steve Winwood solando no piano.

Flight of the Ibis, de pouco mais de 3 minutos, � uma deliciosa can��o lenta e mel�dica, no melhor estilo de I Talk to the Wind e Cadence and Cascade. Ali�s, trata-se da melodia inicial de Cadence and Cascade, que Ian comp�s antes de sair do King Crimson (bastante semelhante � que Fripp fez depois, e que acabou sendo a vers�o definitiva). Aqui, ela aparece com outra letra.

Depois, outra linda can��o na veia mel�dica do King Crimson : Is She Waiting, levada basicamente na voz e viol�o de Ian. Uma das mais belas can��es que ele j� fez.

Encerrando o lado 1 do vinil, a �nica composi��o de Michael Giles : Tomorrow's People, que retoma o clima experimental. Bastante calcada nos sopros (flauta e sax de Ian, e mais um convidado no trombone) e logicamente na bateria e percuss�o, esta m�sica tr�s mais uma curiosidade : Michael no vocal principal. Vale destacar ainda a bela passagem mel�dica no meio da m�sica, com outra bela interven��o da flauta de Ian.

Encerrando a obra, a su�te Birdman, que ocupa todo o lado 2 do vinil original. O in�cio n�o me agrada muito : uma coral abre a su�te, para depois entrar uma melodia meio chata, onde s�o cantados os primeiros versos. Depois, a coisa come�a a melhorar, com um bom solo de sax, bem puxado para o jazz, que emenda com uma passagem lenta muito bonita, onde irrompe um �rg�o. Esta parte, inclusive, � bem semelhante � melodia de Burning Bridges, m�sica que o Pink Floyd lan�aria dois anos mais tarde na trilha sonora Obscured by Clouds.

Um falso final, e come�a a se ouvir ao fundo um som de prato. Entram discretamente piano, flauta e �rg�o mais ao fundo. A melodia vai crescendo, outros instrumentos v�o entrando, na prepara��o o grand finale, a parte mais linda de todo o disco.

Mais um falso final, e entra ent�o a �ltima estrofe, cantada em duas vozes, numa melodia fant�stica, que invade as caixas de som de vez ap�s a entrada do piano, num clima calmo, t�pico de encerramento mesmo. A parte final vai seguindo e crescendo, os instrumentos entrando, outro belo coral, e at� a orquestra volta. A� j� era : a melodia j� te pegou. � se recostar e curtir o puro del�rio dos minutos finais.