Kansas |
Estados Unidos |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Marcello Rothery | Nota:8.0 |
Mais recente �lbum de est�dio da banda, Somewhere to Elsewhere � uma obra hist�rica por v�rios motivos. Marcou o retorno da banda ao est�dio depois de v�rios anos, retomou de vez o caminho do progressivo, e principalmente, reuniu, ap�s 20 anos, a sua forma��o cl�ssica : Steve Walsh, Kerry Livgreen, Robbie Steinhardt, Rick Williams, Dave Ball e Phil Earth.
Pela primeira vez em mais de 15 anos, o guitarrista, tecladista, fundador e principal compositor da fase �urea da banda, Kerry Livgreen, estava de novo em a��o com o Kansas. E que a��o. Kerry assina, sozinho, todas as m�sicas do disco, toca todos os teclados, e as principais guitarras. Os anos de recolhimento parece que fizeram muito bem a Kerry, que trouxe � banda material de grande qualidade, reacendendo a sua chama progressiva. As 10 m�sicas que comp�em Somewhere to Elsewhere parecem ter sido compostas no final da d�cada de 70, e guardadas at� hoje, pois nos ligam diretamente �quela �poca. Est�o l� os temas roqueiros (Disappearing Skin Tight Blues, Where the World Was Young), os momentos mel�dicos (Icarus 2, The Coming Dawn, Look at the Time), e tensos (tamb�m em Look at the Time, Byzantium). O disco j� abre com um novo cl�ssico: Icarus II. Esp�cie de continua��o do cl�ssico Icarus � Born on the Wings of Steel, Icarus II abre com uma linda melodia de piano e violino, e uma interpreta��o emocionante de Walsh. H� uma virada com guitarras pesadas, quase heavy, e um lindo encerramento com solo de guitarra sobre teclados fazendo sons de cordas e corais. A m�sica seguinte, Where the World Was Young, � mais roqueira. Um pouco depois, outros destaques : a melanc�lica The Coming Dawn, levada ao piano, nos lembra um pouco o estilo de Nobody�s Home, de 1978. Myriad � um dos momentos mais progressivos e tensos do disco, com v�rias mudan�as de andamento, e quase 8 minutos de dura��o. Look at the Time retoma o estilo de The Coming Dawn, mais uma vez com grande beleza. Em todas essas can��es, o violino de Robbie aparece com a habitual compet�ncia. Mas � na m�sica seguinte, o delicioso rock Disappearing Skin Tight Blues, que ele comparece pela primeira vez no vocal principal, o que combinou perfeitamente com o estilo dessa can��o, que tem um ar levemente country. Este rock, junto com a m�sica anterior, Coming Dawn e Icarus II, s�o os grandes destaques do �lbum. O �ltimo grande momento vem a seguir: Distant Vision. Mantendo uma pegada roqueira, por�m com mais varia��es e um pouco de tens�o, esta m�sica acabou sendo uma das escolhidas para ser executada nos shows da turn� que se seguiu, e que iria culminar no cd/DVD Device Voice Drum, lan�ado algum tempo depois. As duas m�sicas finais, apesar de boas, n�o se destacam da mesma forma, e s�o mais um complemento para o �lbum. Ainda h� uma m�sica escondida no final, que consiste em um descontra�do improviso country da banda, de viol�o e vozes. Somewhere to Elsewhere � um dos grandes �lbuns da carreira do Kansas, mas n�o teve o reconhecimento que merecia. A voz de Steve Walsh n�o � mais t�o perfeita como antes, os timbres dos instrumentos obviamente mudaram, mas a ess�ncia do velho Kansas est� l�, assim como a qualidade das composi��es. � um �lbum que n�o pode faltar na cole��o de qualquer f� do grupo que se preze. |