Franck Balestracci � franc�s, multi-instrumentista e compositor. A m�sica de Balestracci � extremamente visual podendo ser descrita como a trilha sonora para os filmes impressionistas e surrealistas que ainda n�o foram feitos. Uma caracter�stica marcante nas composi��es de Balestracci � a mistura de percuss�o eletr�nica e ac�stica e a manipula��o eletr�nica de vozes, que, �s vezes, acabam funcionando com instrumentos de percuss�o. Em virtude dessa combina��o, � dif�fil n�o comparar a m�sica de Ballestracci com as obras mais recentes e eletr�nicas do Art Zoyd ou de Thierry Zaboitzeff. Entretanto, Balestracci n�o � t�o minimalista quanto o Art Zoyd. O uso de v�rios tipos de percuss�o, como tabla, bateria, sinos e percuss�o eletr�nica � explorada de forma interessante em �chos d� Ailleurs. Algumas faixas me lembram um pouco a fase synclavier de Zappa, ou ainda poderia ser um Vangelis avant-garde. Human Archives, por exemplo, seria �tima para as cenas de persegui��o de Blade Runner. A maior parte das faixas tr�s composi��es din�micas. A participa��o dos tr�s convidados, Marianne Denoia (ex-Univers Z�ro), violino em duas faixas, R�ginald Trigaux (Present, ex-Univers Z�ro) e Guy Segers (Ex-Univers Z�ro e ex-Present) baixo e vocais, adicionaram algo mais a este CD. Os solso de R�ginald, � claro, d�o algo de Present para Messages Crypt�s e Imminent Threat. A contribui��o de Guy Segers remeter� os saudosos aos vocais de Le Faulx, embora seu baixo esteja mais t�cnico e apurado, mais jazz�stico e menos pesado do que nos tempos do Heresie ou do Ceux Du Dehors. O CD deve agradar tantos aos amigos das bandas de RIO, Zappa e da m�sica eletr�nica. Eu gostaria de ver a m�sica de Balestracci executada por uma banda de verdade, com v�rios m�sicos, isso seria realmente interessante, mesmo que fosse necess�ria uma banda com umas 20 pessoas. |