Birdsongs of the Mesozoic

Estados Unidos

Titulo: The Iridium Controversy
Ano de Lançamento: 2003
Gênero:
Gravadora: Cuneiform Records
Número de catálogo:
Clique aqui para Ficha Tecnica  

  Revisto por: Renato Moraes Nota:8.5
Em 2001 vi a banda Birdsongs of the Mesozoic abrir a NEARFest. Roger Dean tamb�m e ap�s o show disse para o pessoal da banda: �Eu vou fazer a capa do pr�ximo CDs de voc�s�. Isso n�o � para qualquer um! The Iridium Controversy o CD lan�ado em 2003 vem com a capa magn�fica de Elton Dean e a m�sica contida no CD n�o deve nada a capa, muito pelo contr�rio. O quarteto tem dois tecladistas, Eric, que toca piano, e Rick, que toca sinterizadores, al�m de Ken, nos saxofones e flauta, e Michael, na guitarra. Todos tocam percuss�o, embora boa parte da percuss�o ouvida no CD seja programada com bons samplers, que n�o soam como coisa muito eletr�nica. Nesse CD a banda conta com a participa��o de v�rios percussionistas. A primeira vez que eu ouvi o repert�rio desse CD, foi ao vivo e eu n�o gostei muito. Depois ouvindo-o com mais calma muidei de id�ia e � um escelente trabalho. A participa��o dos v�rios percussionistas tr�s algo novo para a banda e a sua instrumenta��o n�o convencional, colocando lado a lado sintetizadores e guitarra el�trica com piano e flauta, imprime uma sonoridade �nica � m�susica do BOTM. As faixas compostas por Eric Lindgreen, um dos fundadores e autor da maior parte das m�sicas, s�o as que definem o estilo da banda, sempre com batidas bem ritmadas, com levada mais eletr�nica e o piano usado como instrumento de percuss�o, ditando o r�tmo e a levada da m�sica, enquanto os sintetizadores, sax e guitarra se revezam nos solos. O solo de Bierylo em Lost in the B-zone exemplifica bem esse quadro. Em geral, Michael Bierylo, o guitarrista, escreve as faixas mais nervosas, ousadas e intrincadas, justapondo estilos diferentes e passagens mais calmas com as partes mais energ�ticas, como em Sherpas on Parade. Ken Field gosta de explorar as harmonias; a sobreposi��o da flauta com guitarra com som de sitar em Centrifuge � soberba. Rick Scott contribui apenas com uma faixa, Tectonic Melange, composi��o de clima mais sinistro que explora o piano at� a metade da m�sica, quando os outros instrumentos aparecem transformando-a em algo mais din�mico. Para fechar o CD temos The Beat of the Mesozoic, composi��o antiga de Roger Miller, o fundador da banda que volta nos teclados nessa faixa e em outras duas. The Beat ganha arranjo mais moderno, como muita energia e execu��o percussiva, sendo que todos os m�sicos tocam caixa e tom-tom e executam uma �parada� persussiva no final da faixa.