Happy The Man |
Estados Unidos |
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Revisto por: Marcello Rothery | Nota:9.0 |
Este cd � uma prova viva de como existem, nesse mundo afora, obras musicais de grande qualidade que nunca chegam a ter um lan�amento oficial.
O Happy the Man criou a obra conceitual Death's Crown no distante ano de 1974. Antes de assinar com a Arista, onde lan�aria seus primeiros discos. E j� ap�s as suas primeiras grava��es (com sua forma��o original, que inclu�a Cliff Fortney nos vocais, e cujos registros tamb�m vieram � tona muito tempo depois, no cd Beginnings). A su�te Death's Crown fazia parte de um ambicioso projeto na �poca, que era uma pe�a de teatro. A banda atuaria como o grupo de m�sicos da pe�a, e receberam a incub�ncia de criar uma obra musical que seguisse o conceito da pe�a. O tecladista e soprista Frank Wyatt criou toda a parte musical sozinho, e fez as letras junto com o rec�m contratado vocalista Dan Owen. O projeto da pe�a, por�m, n�o foi adiante, e a banda viu-se de volta � estaca zero. O resultado acabou sendo nova mudan�a nos rumos do grupo, com a sa�da de Dan Owen, e a decis�o de, a partir de ent�o, se tornar um grupo essencialmente instrumental. �s portas do ano 2000, foi encontrada uma fita com uma grava��o, em perfeito estado, da su�te Death's Crown. E assim, via Cuneiform Records, ela teve, em 1999, seu lan�amento oficial, no �lbum aqui resenhado, que ainda conta com duas m�sicas adicionais. Para quem conhece a banda apenas a partir dos seus �lbuns mais famosos, h� curiosidades. A come�ar, pela constante presen�a de vocais, onde Dan fez um belo trabalho, com um vocal mel�dico e um pouco dram�tico que se encaixou muito bem. Outra curiosidade � que nesta obra Frank n�o tocou nenhum instrumento de sopro (as flautas ficaram a cargo de Kit e de Stanley, e n�o h� sax no disco). E por fim, h� alguns vocais de apoio, que ficaram a cargo de Frank (e n�o de Stanley, como poderia se esperar). Mas talvez a maior curiosidade seja a constitui��o da su�te : dividida em 11 partes, ela tem quase 40 minutos de dura��o, algo que a banda jamais ousou fazer em todo o restante da sua carreira. A grava��o da su�te que d� t�tulo ao �lbum, a despeito de ser uma demo, possui �tima qualidade de som, permitindo que se perceba todas as nuances e caprichos que caracterizam uma grava��o do Happy the Man. O �nico sen�o neste sentido est� exatamente nos vocais, que soam um pouco abafados e muitas vezes escondidos atr�s dos instrumentos. Uma pena, pois a remasteriza��o ficou muito boa, o som chega cheio e potente ao alto-falante. Death's Crown conta a hist�ria de um homem, a partir do momento em que encontra a morte. E se desenvolve no que o homem vive a partir da sua passagem para "o outro lado". A letra alterna trechos relatados pelo homem com trechos relatados por um narrador, e ainda alguns relatados por anjos que observam a viagem do homem. A parte instrumental tem uma tem�tica mais sinf�nica e teatral, al�m de ter menos �nfase em solos, devido � presen�a dos vocais. Por�m, n�o deixa em nenhum momento de ter a cara da banda. A introdu��o j� mostra bem isso, com a bateria sendo conduzida com t�picas caracter�sticas de orquestra, assim como a cama de teclados, deixando a guitarra para solar discretamente, alternando com os famosos dedilhados de Stanley, enquanto Dan canta a parte inicial. O dedilhado de guitarra conduz � curta parte 2, e ao trecho seguinte, tamb�m dominado pela guitarra, que aparece em belos solos (este trecho � quase todo instrumental, s� entrando o vocal no fim, justamente para contar o momento em que o homem avan�a no in�cio da sua viagem para "o outro lado"). A parte 4, a preferida de muitos f�s, introduz o tema principal da su�te, numa bela melodia lenta, onde se destaca o vocal de Dan, muito bonito neste trecho. Kit continua preenchendo, com seus teclados, o espa�o que seria das cordas se uma orquestra executasse esta pe�a, com Frank ao fundo no piano el�trico, Stanley em eventuais incurs�es de guitarras, e a sempre eficiente cozinha de Rick e Mike. Mais no final, se ouvem flautas. A parte 5 � velha conhecida dos f�s da banda. Pois a mesma o aproveitou integralmente, alguns anos mais tarde, no �lbum Crafty Hands, rebatizando-a como Open Book. O arranjo � id�ntico, como poder� se perceber ao ouvi-lo aqui. Nada nela foi mudado. A parte 6 fala de um romance do homem, n�o deixando claro se tem a ver com sua vida anterior. A tem�tica segue abstrata, e a melodia reflete um pouco isto, lenta e um pouco experimental. A emenda com a parte 7 acelera o andamento, onde mais uma vez a guitarra inicia solando, intercalando com interven��es dos teclados de Kit (moog � frente, e eventuais duetos de ambos. A melodia fica mais lenta e volta o vocal, e a flauta transversa ressurge ao fundo, bem mel�dica. A m�sica segue assim, com vocal e flauta, com guitarra aparecendo discretamente ao fundo. Nova acelera��o, numa retomada do tema que iniciou este trecho. A su�te segue deliciando os ouvidos. O trecho 8 � uma vinheta mais tensa e levemente g�tica, com presen�a de sons de cravo (provavelmente executados pelo clavinet que aparece na ficha t�cnica). A parte seguinte � outra vinheta, mais lenta, acelerando no final. A parte 10 tem essa levada mais acelerada, com um solo de teclado t�pico de Kit, e guitarra dando um solo mel�dico ao fundo. Aqui h� uma discreta apari��o de flauta doce tamb�m. Mas a marca aqui mesmo �, mais uma vez, a o solo guitarra, bel�ssimo novamente. A parte final tr�s de volta a melodia da parte 4, com mais destaque para todos, num t�pico clima de encerramento apote�tico. A su�te se encerra com uma narra��o, onde os �ltimos versos citam o nome da banda, e um forte e crescente acorde de "strings" encerra a obra. Completam o �lbum mais duas grava��es in�ditas. A primeira � uma curiosa vers�o embrion�ria de New York Dream's Su�te (faixa que encerra o primeiro disco do grupo). A curiosidade � que esta vers�o tem vocais, mais uma vez a cargo de Dan. A parte instrumental tem basicamente a mesma estrutura, e o diferencial � mesmo a presen�a de vocais. Eu, particularmente, gostei mais da m�sica assim. Ficou mais completa com as partes cantadas, sobretudo o final, onde a parte cantada � muito bonita (com direito at� a backing vocals), ganhou uma nova dimens�o. Ali�s, falando nisso, uma falha do encarte do cd � o fato da letra desta m�sica n�o aparecer. O cd se encerra com a bel�ssima e obscura pe�a instrumental Merlin on the High Places. Introduzida por um dedilhado de guitarra e um lindo solo de flauta transversa, numa melodia muito cativante, t�pica dos momentos mel�dicos da banda, com um certo ar misterioso. Ao fundo, Mike faz um discreto e certeiro trabalho nos pratos, dando um colorido ao arranjo dessa introdu��o. A melodia segue conduzida pela flauta, agora com a entrada de uma flauta doce no arranjo. Saem ambas, e entra um solo de teclado, que leva a uma mudan�a de melodia, para um andamento mais acelerado. Uma pausa introduz mais um solo de teclado, desembocando no retorno do ritmo acelerado, quando a guitarra assume o comando. Esse trecho mais acelerado tem uma batida que a banda sempre gostou de usar, com ritmo quebrado. Por volta dos 5 minutos, a m�sica fica lenta novamente, em outro trecho muito bonito. O solo final � de moog, com strings fazendo a cama, e a sempre s�lida cozinha baixo/bateria/piano el�trico ao fundo. Realmente, uma �tima can��o. Death's Crown, o �lbum, � uma grande obra, que mant�m o mesmo n�vel do que o Happy the Man fez nos seus 2 mais conhecidos �lbuns. Uma obra que tem tudo para agradar a qualquer um que goste da banda. |