Eloy Fritsch |
Brasil |
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Cl�vis Tavares | Nota:10.0 |
Laurens Hammond, um relojoeiro norte-americano, foi provavelmente o primeiro a conceber um instrumento musical eletr�nico dentro de um conceito mercadol�gico, que pudesse ser vendido para muitas pessoas. Assim, em 1935, ele construiu o primeiro �rg�o Hammond, dotado de dois teclados e pedaleira. A gera��o do som era feita usando o mesmo princ�pio do Telharmonium: um motor acionava um eixo com v�rias rodas dentadas, cada uma girando pr�ximo a uma bobina magn�tica, de forma que cada �dente� ao passar pela bobina produzia uma varia��o de corrente, gerando assim um sinal oscilante.
Outros recursos interessantes foram incorporados no Hammond, como os efeitos de tremolo e vibrato, al�m do controle de volume por meio de um pedal de express�o. Al�m da sua sonoridade, o Hammond tamb�m tinha um acabamento impec�vel, constru�do num gabinete de madeira do tipo �escrivaninha�, o que dava ao instrumento uma apar�ncia muito bonita dentro dos padr�es da �poca. Provavelmente, foi o instrumento eletr�nico de maior vida �til, tendo sido produzido de 1934 a 1974. Em Nova York (1963), Bob Moog come�ou a construir seus primeiros equipamentos. Primeiro vieram os Theremins e, logo depois, surgiu algo que daria origem a uma �esp�cie� que ficou famosa durante muitos anos: o sintetizador anal�gico baseado em m�dulos controlados por tens�o (�voltage controlled�). Depois de apresentar sua id�ia no boletim da Audio Engineering Society, Moog come�ou a obter sucesso construindo m�dulos sob encomenda. Mas a consagra��o do sintetizador Moog e seu merecido reconhecimento como um verdadeiro instrumento musical s� aconteceu mesmo em 1968 com o lan�amento do bel�ssimo �lbum �Switched-On Bach�, em que Walter Carlos usou somente sintetizadores modulares Moog em seus arranjos eletr�nicos para m�sicas barrocas. Os instrumentos Moog dispensam qualquer coment�rio, uma vez que se tornaram um marco na hist�ria dos sintetizadores, como o famoso modelo modular usado por Keith Emerson (Emerson, Lake & Palmer) e, sobretudo, o Minimoog, que foi usado pela maioria dos tecladistas progressivos. O que Bob Moog n�o sabia � que no mesmo ano que seu instrumento recebia o verdadeiro reconhecimento, nascia no Brasil Eloy Fernando Fritsch. Um dos maiores multitecladista do mundo e sem duvida o maior do Brasil. Landscapes, t�tulo do �lbum solo de Eloy, entre muitos � a prova disso. Mesmo num pa�s que n�o h� qualquer espa�o na m�dia para m�sicos do g�nero fica clara a compet�ncia e o talento que o musico possui no comando dos seus teclados. Tirando bel�ssimas m�sicas com muita harmonia. Um �lbum eletr�nico com muita influencia progressiva. Tudo muito bem dosado e magn�fico. M�sicas que nos leva a viajar nesta maravilhosa �Paisagem Sonora� nas mais variadas dimens�es do imagin�rio. O musico � g�nio em todos os momentos da cria��o. Quando em sua mente � capaz de criar todo um enredo motivado pelo cosmos, fic��o cientifica e a natureza. E quando leva para seus instrumentos toda cria��o que nos faz participar de seus sonhos. Laurens Hammond e Bob Moog devem estar muito orgulhosos de ver sua cria��o nas m�os de Eloy Fritsch criando m�sicas de forma majestosa e surpreendente. |