Para uma banda t�o nova � at� estranho dizer que � muito dif�cil falar sobre o passado do Jadis pr� anos 90. O pr�prio guitarrista e fundador Gary Chandler parece n�o querer falar muito sobre isso, dando �nfase � grande musicalidade da forma��o atual (no que est� correto). No entanto, o grupo tem uma est�ria bastante comprida antes de chegar ao seu aclamado primeiro CD, o hoje tido como cl�ssico More than Meets the Eye.
Na verdade, a trajet�ria inicial do grupo vem bem do in�cio dos anos 80, sendo eles um dos aut�nticos representantes do nascimento do movimento neoprogressivo, apenas gravaram mais tarde que a maioria. O grupo foi formado em 1982 em Southampton por Chandler, o baixista Trevor Howkins e o baterista Mark Ridout (ex IQ e The Lens). Em 86 estriariam, como tantas outras bandas, atrav�s de um fita, Baboon Requires. Em 86 lan�ariam outra, com duas m�sicas (Out of reach e G13) j� contando com um tecladista, Peter Salmon. Outras duas fitas seguiriam em 88.
Mais ou menos nessa �poca o grupo veria Ridout ser substitu�do por Mark Law. O grupo tem sua grande chance quando � chamado para abrir para o maior sucesso do neoprogressivo at� ent�o, o Marillion (durante a tour de promo��o do LP Clutching At Straws). Steve Rothery, guitarrista do Marillion, deu uma for�a maior ainda se voluntariando para produzir algumas demos que, no entanto, n�o foi suficiente para garantir um contrato de grava��o. O grupo ent�o se separa em 89.
Uma curiosidade: apesar de certas fontes afirmarem que o grupo teria gravado seu primeiro LP em 89, dando inclusive o nome da gravadaora (Jadis, 1990, Backbeat), tal disco n�o � mencionado em nenhum distribuidor, nacional ou internacional, nem mesmo no site oficial da banda. Provavelmente devem ter pego informa��es de um prov�vel contrato na �poca das demos (que sairiam como um CD b�nus na reedi��o remasterizada do More Than Meets the Eye). Tal disco parece nunca ter existido de fato.
Em 90 Chandler retorna com um line up completamente diferente: o excelente baterista Steve Christley, o baixista Nick May (ex Dagaband) e o IQ Martin Orford (teclados, flauta, backing vocals).. O grupo tamb�m seria um dos primeiros contratados do selo independente Giant Electric Pea (GEP), do qual Orford foi um dos fundadores.
More than Meets The Eye foi lan�ado em 1992, mas na �poca da grava��o May j� n�o estava na banda e o IQ John Jowitt foi convidado para o seu posto. Jowitt acabaria sendo efetivado oficialmente pouco depois, e tocaria na maioria dos lan�amentos do grupo nos anos 90, junto com Orford, mas na capa do disco � creditado como m�sico convidado ainda.
O disco ainda � considerado por muitos f�s como o melhor da carreira do Jadis, embora a banda, ao contr�rio da maioria de seus contempor�neos, sempre primou por uma qualidade �mpar em todos os seus discos at� hoje, sem fazer quaisquer concess�es, para comercialismos. No entanto, n�o deixa de ser verdade que o primeiro disco � o que mais se aproxima do neoprogressivo como o conhecemos no in�cio dos anos 80, j� que o grupo mostraria uma not�vel evolu��o durante os anos seguintes, acrescentando mais influ�ncias e versatilidade dentro da sua forma de compor.
More than Meets the Eye � considerado um cl�ssico do neoprogressiov, ainda que seja um cl�ssico tardio. Embora n�o tenha sido lan�ado nos anos 80,. � sempre mencionado como uma refer�ncia do movimento. Talvez seja a maior prova que o ditado antes tarde do que nunca � uma verdade incontest�vel. A maioria das m�sicas sobreviveu ao teste do tempo e at� hoje o grupo toca a maioria delas nos seus shows.
O disco seguinte, Across The Water (1994), ganharia v�rios pr�mios como o melhor disco de m�sica progressiva daquele ano e confirmaria o status da banda como uma das grandes novidades dla d�cada. Mantendo a forma��o do disco anterior, traz cl�ssicos absolutos como Daylight Fades e Touch.
No entanto, pouco depois disso o grupo teve que se despedir de Martin Orford e John Jowitt, muito ocupados com o retorno do IQ, outra lenda do progressivo. Para os seus lugares foram requisitas Mike Torr (teclados) e Steve Hunt. O resultado foi o CD Somersault (1997), um disco um pouco mais intrincado, com mais influ�ncias jazz�sticas e menos mel�dico que os anteriores. Da tour que se seguiu a este �lbum saiu o �timo ao vivo As Daylight Fades (1998).
Felizmente o CD seguinte marcou a volta de Orford e Jowitt, que passaram desde ent�o a dividir seus servi�os entre o Jadis e o IQ, Understand (2000) mostrou o grupo voltando ao som dos dois primeiros tempos e foi muito bem recebido. A ele se seguiu um CD reunindo faixas raras e demos, Medium Rare (2001) e outro ao vivo Live Outside (mesmo ano).
Para o lan�amento de Fanatic (2003), o grupo gravou uma apresenta��o na Pol�nia, que resultou no excelente DVD ao vivo View From Above que foi novamente muito bem recebido e ajudou a divulgar o nome do Jadis mais ainda. Em 2006 a banda lan�ou o seu mais recente CD, Photoplay, onde Chandler utilizou composi��es mais pesadas, o que dividiu os f�s, muitos preferindo o estilo mais progressivo dos CDs anteriores. Pouco depois Orford anunciaria sua sa�da do Jadis (e, tempos depois, tamb�m do IQ).
Texto : Tarc�sio Moura. |