Marillion

Inglaterra
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Um dos grandes nomes do progressivo mundial, esta banda inglesa foi talvez o grande respons�vel pela sobreviv�ncia do estilo nos anos 80.

Come�ou em fins de 1979, inicialmente com o nome Silmarillion (t�tulo de um livro de Tolkien). A primeira forma��o foi com Mick Pointer na bateria, Doug Irvine no baixo, e mais um guitarrista e um tecladista cujos nomes s�o desconhecidos.

A forma��o se estabilizaria com a entrada de Steve Rothery (guitarras) e Brian Jellyman (teclados), pouco tempo depois. Nessa �poca, o nome da banda foi mudado para Marillion. A proposta inicial da banda era instrumental, mas com o tempo isso foi mudado, e Doug assumiu os vocais.

Os primeiros registros conhecidos da banda, ainda com essa forma��o, s�o algumas demos datadas de 1980, com as m�sicas Close, Alice e Lady Fantasy. Close se trata de uma vers�o embrion�ria de The Web, e Alice seria retrabalhada, transformando-se em Forgotten Sons (ambas sairiam no primeiro disco, alguns anos mais tarde). Lady Fantasy foi a �nica que n�o foi reaproveitada, e n�o tem nada a ver com a famosa m�sica do Camel.

Doug deixaria a banda no fim de 80. Para seu lugar foram recrutados o baixista Diz Minnit e o vocalista Derek Willian Dick, que logo adotaria o pseud�nimo Fish.

Esta nova forma��o (Fish, Rothery, Jellyman, Minnit e Pointer) come�a a chamar a aten��o do p�blico brit�nico. Mesmo sem nenhum lan�amento oficial, seus shows come�am a ter bom p�blico, e �tima recep��o em geral. � nessa �poca que surgem alguns dos grandes cl�ssicos do grupo como Grendel e Garden Party.

Em 82, mais duas mudan�as de forma��o : Diz Minnit d� lugar a Pete Trewavas, e Brian Jellyman � substitu�do por Mark Kelly. E este � o ano em que a banda assina com a EMI, e faz seu primeiro lan�amento oficial : o single Market Square Heroes (completado por Three Boats Down From the Candy e, na edi��o em EP, pelo �pico Grendel).

No embalo, veio enfim o primeiro �lbum, em 1983 : o cl�ssico Script For a Jester's Tear. A partir da�, foi como uma avalanche. A popularidade da banda decolou, apoiada na ousada proposta de fazer um progressivo mais atual, com influ�ncias dos anos 70, por�m uma sonoridade nova.

Ainda em 1983, o baterista e fundador Mick Pointer saiu da banda. Ap�s experimentar alguns substitutos (o ex-Camel Andy Ward chegou a fazer shows com a banda), Ian Mosley � efetivado no posto, e o crescimento continua em 84, com o novo �lbum de est�dio Fugazi, e o ao vivo Real to Reel.

No ano seguinte, a consagra��o total : Misplaced Childhood � o maior sucesso da carreira do grupo, e continha uma m�sica que virou hit mundial : Kayleigh. A turn� que se seguiu, e durou quase 2 anos, efetiva a banda como um dos grandes nomes da d�cada, conquistando um novo p�blico para o movimento progressivo.

1987 veria o lan�amento daquele que �, para muitos, o melhor trabalho da banda : Clutching at Straws. Por�m, a situa��o interna da banda n�o era boa. Fish estava em atrito com os seus parceiros. O peso do sucesso deixou sequelas, e culminou na sa�da do vocalista, em meados de 1988.

A perda de Fish foi terr�vel para a banda, e mais ainda para os f�s. Fish se revelou, nesses anos, um dos melhores letristas da nova gera��o do rock, e tinha um carisma quase inigual�vel no palco. Transformava os shows de sua banda em verdadeiras festas. o Marillion deve grande parte do seu sucesso ao vocalista. A colet�nea de raridades B'sides Themselves (reunindo apenas as v�rias m�sicas que ficaram de fora dos �lbuns de est�dio, figurando apenas nos antol�gicos singles que a banda lan�ou nos anos 80), e o ao vivo The Thieving Magpie (que reuniu registros ao vivo diversos desta fase) foram os �ltimos lan�amentos oficiais com Fish, enquanto o grupo se preparava para seguir em frente sem seu carism�tico vocalista.

1989 marcou o in�cio da nova fase do grupo, com a entrada do vocalista (e eventual tecladista) Steve Hogarth e o lan�amento do novo �lbum : Seasons End. Totalmente diferente de seu antecessor, Hogarth causou estranhamento e desconfian�a para muita gente no come�o, mas, com seu carisma, autenticidade, e sua �tima voz, foi ganhando aos poucos seu espa�o. Seasons End seria, apesar de j� ter muitas diferen�as, um trabalho transit�rio, pois contaria com v�rias m�sicas que j� vinham sendo trabalhadas quando Fish ainda estava na banda.

O ano seguinte foi todo na estrada, incluindo a primeira (e consagradora) visita do grupo ao Brasil, em janeiro, quando se apresentou no festival Hollywood Rock.

Em 91, a banda lan�a o seu trabalho mais comercial at� ent�o : Hollidays in Eden. A despeito do apelo comercial, trata-se de um �timo �lbum. Por�m, uma grande surpresa viria 3 anos depois, com o lan�amento do conceitual e ousado Brave, o disco mais progressivo da banda em anos, por�m apontando uma nova dire��o, bem diferente da fase Fish.

Essa nova dire��o se manteria a partir da�, com a banda se desligando aos poucos do seu passado (os shows passam a dar �nfase aos discos com Hogarth). 96 veria o lan�amento de Afraid of Sunlight, na mesma linha de Brave, por�m um pouco mais reflexivo. Esse disco inclui uma m�sica que faria grande sucesso aqui no Brasil : Beautiful.

A partir da�, a banda passou a atuar de forma independente, j� sem contrato com a EMI. Seus lan�amentos seguintes mostrariam mudan�as radicais de dire��o no som, mostrando a inten��o dos m�sicos n�o se manter estagnados no tempo, por�m assustando muitos f�s.

Mas os f�s seriam, a partir da�, os principais aliados do grupo. Numa rela��o direta com seu p�blico, o Marillion causou uma pequena revolu��o ao ter a produ��o de alguns �lbuns bancada diretamente pelos f�s, com liberdade total de cria��o.

Dos recentes lan�amentos da banda, merece destaque o �lbum Marbles, que mostra grande inspira��o, em m�sicas como Fantastic Place, Neverland e Ocean Cloud, verdadeiros novos cl�ssicos na j� longa lista desta que � uma das bandas mais impotantes do rock mundial das �ltimas d�cadas.

Marcello Rothery

T�tulo Lan�ado em Resenhas G�nero M�dia
Market Square Heroes 1982 Neo-Progressivo
Script For a Jester's Tear 1983 1 Neo-Progressivo 10
He Knows You Know 1983 Neo-Progressivo
Garden Party 1983 Neo-Progressivo
Recital Of The Script 1983 1 Neo-Progressivo 10
Fugazi 1984 Neo-Progressivo
Real to Reel 1984 Neo-Progressivo
Punch and Judy 1984 Neo-Progressivo
Assassing 1984 Neo-Progressivo
Misplaced Childhood 1985 1 Neo-Progressivo 10
Kayleigh 1985 Neo-Progressivo
Lavender 1985 Neo-Progressivo
Heart of Lothian 1985 Neo-Progressivo
Brief Encounter 1986 Neo-Progressivo
Clutching at Straws 1987 Neo-Progressivo
Incommunicado 1987 Neo-Progressivo
Sugar Mice 1987 Neo-Progressivo
Warm Wet Circles 1987 Neo-Progressivo
Live at Lorelei 1987 Neo-Progressivo
B-sides Themselves 1988 Neo-Progressivo
The Thieving Magpie 1988 Neo-Progressivo
Freaks 1988 Neo-Progressivo
Hooks in You 1989 Neo-Progressivo
Seasons End 1989 Neo-Progressivo
The Uninvited Guest 1989 Neo-Progressivo
Easter 1990 Neo-Progressivo
From Stoke Row to Ipanema 1990 Neo-Progressivo
Cover My Eyes 1991 Neo-Progressivo
Hollidays in Eden 1991 Neo-Progressivo
No One Can 1991 Neo-Progressivo
Dry Land 1991 Neo-Progressivo
Sympathy 1992 Neo-Progressivo
SympathyA Singles Collection 1982-1992 1992 Neo-Progressivo
The Great Escape 1994 Neo-Progressivo
Brave 1994 1 Neo-Progressivo 10
Hollow Man 1994 Neo-Progressivo
Alone Again in the Lap of Luxury 1994 Neo-Progressivo
Brave, The Film 1995
Beautiful 1995
Afraid of Sunlight 1995
Made Again 1996
This Strange Engine 1997
Man of a Thousand Faces 1997
80 Days 1997
Christmas 1998 1998
Tales from the Engine Room 1998
These Chains 1998
Radiation 1998
Unplugged at the Walls 1999
Marillion.com 1999
Christmas 1999 1999
The Single '82-'88 2000
Shot in the Dark 2000
Christmas 2000 2000
Christmas 2001 2001
Anoraknophobia 2001
Between You and Me 2001
A Piss-Up in a Brewery 2001
The Singles '89-'95 2001
Anorak in the UK 2002
Brave Live 2002 2002
The EMI Singles Collection 2002
Marbles 2004
Marbles on the Road 2004 1 10
Somewhere Else 2007 2 5.25