Um dos grandes nomes do progressivo mundial, esta banda inglesa foi talvez o grande respons�vel pela sobreviv�ncia do estilo nos anos 80.
Come�ou em fins de 1979, inicialmente com o nome Silmarillion (t�tulo de um livro de Tolkien). A primeira forma��o foi com Mick Pointer na bateria, Doug Irvine no baixo, e mais um guitarrista e um tecladista cujos nomes s�o desconhecidos.
A forma��o se estabilizaria com a entrada de Steve Rothery (guitarras) e Brian Jellyman (teclados), pouco tempo depois. Nessa �poca, o nome da banda foi mudado para Marillion. A proposta inicial da banda era instrumental, mas com o tempo isso foi mudado, e Doug assumiu os vocais.
Os primeiros registros conhecidos da banda, ainda com essa forma��o, s�o algumas demos datadas de 1980, com as m�sicas Close, Alice e Lady Fantasy. Close se trata de uma vers�o embrion�ria de The Web, e Alice seria retrabalhada, transformando-se em Forgotten Sons (ambas sairiam no primeiro disco, alguns anos mais tarde). Lady Fantasy foi a �nica que n�o foi reaproveitada, e n�o tem nada a ver com a famosa m�sica do Camel.
Doug deixaria a banda no fim de 80. Para seu lugar foram recrutados o baixista Diz Minnit e o vocalista Derek Willian Dick, que logo adotaria o pseud�nimo Fish.
Esta nova forma��o (Fish, Rothery, Jellyman, Minnit e Pointer) come�a a chamar a aten��o do p�blico brit�nico. Mesmo sem nenhum lan�amento oficial, seus shows come�am a ter bom p�blico, e �tima recep��o em geral. � nessa �poca que surgem alguns dos grandes cl�ssicos do grupo como Grendel e Garden Party.
Em 82, mais duas mudan�as de forma��o : Diz Minnit d� lugar a Pete Trewavas, e Brian Jellyman � substitu�do por Mark Kelly. E este � o ano em que a banda assina com a EMI, e faz seu primeiro lan�amento oficial : o single Market Square Heroes (completado por Three Boats Down From the Candy e, na edi��o em EP, pelo �pico Grendel).
No embalo, veio enfim o primeiro �lbum, em 1983 : o cl�ssico Script For a Jester's Tear. A partir da�, foi como uma avalanche. A popularidade da banda decolou, apoiada na ousada proposta de fazer um progressivo mais atual, com influ�ncias dos anos 70, por�m uma sonoridade nova.
Ainda em 1983, o baterista e fundador Mick Pointer saiu da banda. Ap�s experimentar alguns substitutos (o ex-Camel Andy Ward chegou a fazer shows com a banda), Ian Mosley � efetivado no posto, e o crescimento continua em 84, com o novo �lbum de est�dio Fugazi, e o ao vivo Real to Reel.
No ano seguinte, a consagra��o total : Misplaced Childhood � o maior sucesso da carreira do grupo, e continha uma m�sica que virou hit mundial : Kayleigh. A turn� que se seguiu, e durou quase 2 anos, efetiva a banda como um dos grandes nomes da d�cada, conquistando um novo p�blico para o movimento progressivo.
1987 veria o lan�amento daquele que �, para muitos, o melhor trabalho da banda : Clutching at Straws. Por�m, a situa��o interna da banda n�o era boa. Fish estava em atrito com os seus parceiros. O peso do sucesso deixou sequelas, e culminou na sa�da do vocalista, em meados de 1988.
A perda de Fish foi terr�vel para a banda, e mais ainda para os f�s. Fish se revelou, nesses anos, um dos melhores letristas da nova gera��o do rock, e tinha um carisma quase inigual�vel no palco. Transformava os shows de sua banda em verdadeiras festas. o Marillion deve grande parte do seu sucesso ao vocalista. A colet�nea de raridades B'sides Themselves (reunindo apenas as v�rias m�sicas que ficaram de fora dos �lbuns de est�dio, figurando apenas nos antol�gicos singles que a banda lan�ou nos anos 80), e o ao vivo The Thieving Magpie (que reuniu registros ao vivo diversos desta fase) foram os �ltimos lan�amentos oficiais com Fish, enquanto o grupo se preparava para seguir em frente sem seu carism�tico vocalista.
1989 marcou o in�cio da nova fase do grupo, com a entrada do vocalista (e eventual tecladista) Steve Hogarth e o lan�amento do novo �lbum : Seasons End. Totalmente diferente de seu antecessor, Hogarth causou estranhamento e desconfian�a para muita gente no come�o, mas, com seu carisma, autenticidade, e sua �tima voz, foi ganhando aos poucos seu espa�o. Seasons End seria, apesar de j� ter muitas diferen�as, um trabalho transit�rio, pois contaria com v�rias m�sicas que j� vinham sendo trabalhadas quando Fish ainda estava na banda.
O ano seguinte foi todo na estrada, incluindo a primeira (e consagradora) visita do grupo ao Brasil, em janeiro, quando se apresentou no festival Hollywood Rock.
Em 91, a banda lan�a o seu trabalho mais comercial at� ent�o : Hollidays in Eden. A despeito do apelo comercial, trata-se de um �timo �lbum. Por�m, uma grande surpresa viria 3 anos depois, com o lan�amento do conceitual e ousado Brave, o disco mais progressivo da banda em anos, por�m apontando uma nova dire��o, bem diferente da fase Fish.
Essa nova dire��o se manteria a partir da�, com a banda se desligando aos poucos do seu passado (os shows passam a dar �nfase aos discos com Hogarth). 96 veria o lan�amento de Afraid of Sunlight, na mesma linha de Brave, por�m um pouco mais reflexivo. Esse disco inclui uma m�sica que faria grande sucesso aqui no Brasil : Beautiful.
A partir da�, a banda passou a atuar de forma independente, j� sem contrato com a EMI. Seus lan�amentos seguintes mostrariam mudan�as radicais de dire��o no som, mostrando a inten��o dos m�sicos n�o se manter estagnados no tempo, por�m assustando muitos f�s.
Mas os f�s seriam, a partir da�, os principais aliados do grupo. Numa rela��o direta com seu p�blico, o Marillion causou uma pequena revolu��o ao ter a produ��o de alguns �lbuns bancada diretamente pelos f�s, com liberdade total de cria��o.
Dos recentes lan�amentos da banda, merece destaque o �lbum Marbles, que mostra grande inspira��o, em m�sicas como Fantastic Place, Neverland e Ocean Cloud, verdadeiros novos cl�ssicos na j� longa lista desta que � uma das bandas mais impotantes do rock mundial das �ltimas d�cadas.
Marcello Rothery
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