Passeando pelos blogs musicais, deparei-me com um trabalho interessantíssimo editado recentemente: Vultures & Sheeps, de Damon Shulman, filho de Raymond Shulman, o baixista e violinista do Gentle Giant e sobrinho de Phil Shulman (vocais e sopros do Gigante Gentil). O outro Shulman era o Derek.
À primeira orelhada, o disco começa meio moderno, antenado com os novos tempos. A segunda faixa, além dos vocais tem uma levada totalmente Giant. Com o passar dos minutos vamos nos acostumando (e comparando as semelhanças) com as sonoridades e timbres que nos remetem ao velho gigante. E é aí que mora o perigo: trata-se de mera influência (nesse caso inegável e inevitável) ou da continuidade moderna daquilo que foi feito nos anos 70? Ao final do disco a sensação de quero mais é inevitável. E repete-se tudo mais algumas vezes.
Aí está o desafio! O disco todo, ainda que um pouco pop em alguns momentos, parece ter sido feito pelos velhos gigantes. Um primor de delicadeza musical, sonoridades acústicas, guitarras distorcidas e ácidas, xilofones aqui e ali, quebradas de encadeamento e ritmo características, vocais suaves ou mais irados, contrapontos, pausas abruptas etc. Enfim, está tudo ali!!!
No disco, o rapaz, que toca todos os instrumentos, é acompanhado pelo clã Shulman (menos os famosos), a saber:
Elliot Shulman - guitar (3,7), vocals (3,6), speaking voice (1)
Rowan Shulman - vocals (3), speaking voice (1,3)
Joel Shulman - speaking voice (1)
Lorrie Shulman - speaking voice (1)
Vale a pena uma conferida, não só para os maníacos por Giant, como para todos os apreciadores da boa música. É a certeza de que a herança musical foi muito bem conduzida.