Os dias 5 e 6 de maio de 2012 na cidade de São Paulo foram históricos para a Música e para as artes em geral. Ocorreu a 8ª edição da Virada Cultural e suas mais de 1200 atrações espalhadas por mais de 250 lugares.
Foram tantas as ótimas atrações sensacionais que nem há como descrevê-las, mas as de maior relevância em termos de Rock Clássico foram as bandas IRON BUTTERFLY, BLACK OAK ARKANSAS, POPA CHUBBY, OS MUTANTES, A BOLHA, MADE IN BRAZIL e, em termos específicos de Música Progressiva, a indescritível e sensacional GONG.
Formada na França em 1968, o GONG passou por inúmeras modificações em sua formação e chegou a se metamorfosear completamente, tornando-se, literalmente, outra banda. Seu fundador e grande mente intelectual foi o genial Daevid Allen. Tendo convivido com incríveis personalidades musicais, tais como Syd Barrett e Jimi Hendrix, Allen é uma das figuras de mais longa vivência no Progressivo mundial, pois já está na estrada desde 1966, quando foi um dos fundadores de outra banda que se tornou ícone do gênero, a SOFT MACHINE.
A atual formação do GONG é bastante diferente das anteriores, mas mantém sempre a mesma qualidade, além que seus antigos membros esporadicamente participam de seus shows. Seu estilo sonoro se modificou durante o período sem Daevid e caminhou principalmente por correntes jazzísticas, mas a fase clássica com ele sempre primou pela experimentação e psicodelia às últimas consequências.
Para o show em nosso país, Allen veio com 2 companheiros e contou com a preciosa colaboração de 3 brasileiros. Estes foram o guitarrista Fabio Golfetti, o baixista Gabriel Costa e o baterista Fred Barley, ambos com longa e brilhante atividade musical em São Paulo, principalmente Fabio e seus mais de 25 anos de carreira.
Os músicos estrangeiros foram , Ian East (Sax e flauta) e Josh Pollock (guitarra), além do mestre Daevid Allen na guitarra e vocais. Todos atuaram de forma magnífica, mas Daevid realmente impressionou, não somente pelos incríveis 74 anos de vitalidade física, mental e espiritual, mas também pela grande qualidade como guitarrista e sua fantástica técnica de “Glissando Guitar”.
O set list do show foi impecável, com grande destaque para as diversas músicas dos álbuns Camembert Electrique (1971) e Angel's Egg (1973).
01. Cant Kill Me
02. Radio Gnome
03. Tic Toc
04. Fohat
05. Phonebook
06. Flute Salad
07. Oily Way
08. Outer Temple
09. Inner Temple
10. Drone
11. Om Riff
12. Zeroid
13. Opium
14. Dynamite
15. Tropical Fish
Foi efetivamente um momento histórico e literalmente alucinante. Um espetáculo de sonoridade cósmica e psicodélica que proporcionou uma inesquecível viagem para todos os presentes , Duas horas que se prolongarão por muitos e muitos anos em cada uma daquelas mentes.
Abaixo seguem pequenas biografias dos músicos também responsáveis por tudo aquilo:
IAN EAST (1971) - Ian é de Londres, Inglaterra. Ele toca saxofones, flauta, clarinete e zurna (instrumento de sopro do Oriente Médio/Norte da África). Ele foi diretor musical e/ou compositor em várias bandas ao longo dos anos, incluindo Soundial (nu-jazz com nuances de world music), Brasil Universo (jazz brasileiro), Momentito (trabalho autoral de jazz contemporâneo). Ian toca regularmente na cena de World Music com Abdelkader Saadoun (Mediterrâneo/Norte da África), Reem Kelani (Arábia), e é o diretor musical e compositor do Balkanatics (sopros dos Balcãs). Também trabalha com a lendária banda GONG, ao lado de Daevid Allen e Gilli Smyth.
JOSH POLLOCK (1964) - Josh é um guitarrista de San Francisco que tem atuado em diversas bandas de conceitos diferentes, destacando University of Errors (ao lado de Daevid Allen), Six Eye Columbia e Citay. Embora seja canhoto, Josh não inverte as cordas de sua guitarra. Além disso, adota uma abordagem incomum do instrumento, baseada mais em texturas sônicas e ruídos do que em acordes consonantes. Dono de uma performance de palco incendiária, Josh também é ator e dublador.
FABIO GOLFETTI (1960) - O guitarrista natural de São Paulo é conhecido por liderar a banda VIOLETA DE OUTONO, com a qual gravou uma série de trabalhos desde 1986. Paralelamente, desenvolve o INVISIBLE OPERA COMPANY OF TIBET, conceito criado por Daevid Allen (GONG) que mistura rock, música psicodélica e progressiva, com três CD’s lançados. Em novembro de 2007, junto com Gabriel Costa e Fred Barley, acompanhou Daevid Allen em sua turnê brasileira. De forte conotação psicodélica, a guitarra de Fabio é reminiscente de nomes como Syd Barrett, Steve Hillage e David Gilmour. Este ano foi agraciado com a honra de se integrar oficialmente ao GONG e dela participará ativamente em todos os shows da turnê européia de Outono
GABRIEL COSTA (1973) - É membro fundador da banda HOMEM COM ASAS (1996), de São Carlos. Em 2005 integra-se ao VIOLETA DE OUTONO, com quem lança o disco “Volume 7”, participando também do INVISIBLE OPERA COMPANY OF TIBET, com o qual gravou “UFO Planante”. Participou da banda que acompanhou o músico Daevid Allen (GONG) em apresentações em São Paulo e em São Carlos em novembro de 2007. Suas influências residem nas escolas de Canterbury e Rock in Opposition, e em baixistas como Richard Sinclair e John Greaves, além de John Entwistle do The Who.
FRED BARLEY (1974) - Fred Barley, baterista, percussionista,compositor e professor de bateria, atuando hámais de vinte anos em São Paulo (capital),todo o Vale do Paraíba e nas principais capitais do País. Fred foi citado na revista Modern Drummer Brasil nº17 na reportagem “Histórias da Bateria Brasileira”, por Zé Eduardo Nazário, ao lado de nomes como Cuca Teixeira, Alaor Neves, Ricardo Confessori, João Barone, entre outros. Integra a versão brasileira do INVISIBLE OPERA COMPANY OF TIBET, tendo acompanhado Daevid Allen em 2007. Também participa do Yessongs (tributo a Yes) e dos grupos de múscia instrumental Trincheira e Groofboogaloo.
Agradecimentos especiais a Wagner Moloch pela sua preciosa colaboração na liberação de suas fotografias e de informações.