Noticias - Progbrasil

Últimas Notícias


Amyr Cantusio Jr. se apresenta em Campinas executando peças clássicas. (20/May/09)

MUSORGSKY PIANO CONCERT
DIA 29 DE MAIO SEXTA

ENTRADA $ 10,00 porta ($5,00 antecipado)
C.C.L.A. BERNARDINO DE CAMPOS ,989
CENTRO (Próximo à Estátua de Carlos Gomes)

AMYR CANTUSIO JR: grand piano & palestra
Marcelo Diniz: teclados

Serão apresentadas as peças Quadros de Uma Exposição e Noite no Monte Calvo (Mussorgsky)
Clair de Lune (Debusy)
Saint Preux Concert n.1 mov. I (Saint Preux)
+ Palestra Biografica


Fonte :Lista da ProgBrasil no yahoogrupos.



Tecladista do Apocalypse recebeu Prêmio Açorianos de Música 2008 (17/May/09)

Eloy Fritsch foi homenageado com Menção Honrosa
O compositor, tecladista, professor e pesquisador Eloy Fritsch recebeu no último dia 28 de abril o “Prêmio Açorianos de Música - Menção Honrosa”, pela sua contribuição ao cenário musical gaúcho. A entrega do “Troféu Açorianos” foi realizada no Teatro São Pedro em Porto Alegre. A cerimônia foi televisionada pela TV-COM da RBS, retransmissora gaúcha da Rede Globo.

A casa estava lotada para acompanhar a maior premiação de música do Estado do Rio Grande do Sul. Fritsch foi o primeiro homenageado da noite.
A produção do evento fez um documentário sobre a carreira do músico com cenas dos shows do APOCALYPSE extraídos dos DVDs Live in Rio e The Bridge Of Light.
O tecladista falou emocionado ao grande público presente agradecendo aos que o apoiaram em sua trajetória musical.


Eloy F. Fritsch iniciou sua carreira musical em 1983 quando criou, com seus amigos de escola, o grupo de rock progressivo APOCALYPSE, o mais representativo do gênero no sul do Brasil. Ao utilizar diversos sintetizadores e teclados eletrônicos, o músico começou a se destacar através de sua atuação nos palcos e gravações. Em 1993, o APOCALYPSE assinou contrato com a gravadora MUSEA da França para lançamento de três CDs na Europa, divulgando a música feita no Rio Grande do Sul para o mundo todo. Em 25 anos de carreira, o APOCALYPSE já lançou 10 álbuns e dois DVDs.

Eloy Fritsch foi escolhido por quatro vezes como o melhor tecladista de rock progressivo do Brasil, em eleição realizada pelo site Rock Progressivo Brasil (RPB) (www.rockprogressivo.com.br). Em 1991, Fritsch recebeu o prêmio de melhor instrumentista no FestPop e em 1999 foi escolhido o melhor tecladista do festival ProgDay na Carolina do Norte, quando o APOCALYPSE gravou seu álbum duplo ao vivo nos Estados Unidos.

Fritsch também já foi matéria nas revistas “Keyboard” (EUA), “21st Century Music” (Itália), “E-dition” (Holanda) e nas brasileiras “Teclado & Áudio”, “Música & Tecnologia”e “Cover Teclado”.



Paralelamente ao APOCALYPSE, Eloy Fritsch também desenvolve uma vitoriosa carreira solo voltada para a composição em estúdio com sintetizadores e teclados eletrônicos. O músico já lançou oito álbuns instrumentais e suas composições foram selecionadas para várias coletâneas lançadas em diferentes países: Le Melleur du Progressif Instrumental (França), Margen (Espanha), Mellotron (Argentina), E-dition (Holanda), Planeta Nova Era (Brasil) e Brasil Instrumental 2006 (Brasil). O tecladista foi consultor da Roland do Brasil e atualmente é endorser dos teclados Tokai e dos sintetizadores Labolida.



Após doutorado, Eloy Fritsch assumiu como professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criando o Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes - um conjunto de três estúdios de música eletroacústica destinados às atividades de composição por computador. Fritsch foi professor da nova geração de músicos eletrônicos gaúchos e de tantos outros compositores que realizam música eletroacústica. Introduziu a linguagem Max/MSP e diversas técnicas de composição por computador no Rio Grande do Sul. Em 2008 lançou o DVD “Música Computacional e Eletrônica” e o livro “Música Eletrônica – Uma Introdução Ilustrada” pela Editora da UFRGS.



Mais Informações:
www.ef.mus.br (Site - Eloy Fritsch)
www.myspace.com/eloyfritsch (Myspace - Eloy Fritsch)

www.myspace.com/apocalypsebr (Myspace - Apocalypse)

www.apocalypseband.com (Site - Apocalypse)

www.ufrgs.br/musicaeletronica (Site - Centro de Música Eletrônica da UFRGS)

www.apocalypsefc.kit.net (Fã-Clube)
www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2164196 (Orkut)
www.palcomp3.com.br/apocalypse (Palco MP3)
www.freemindrecords.com.br (Pedido de Cds - Atacado/Varejo)

Management, Shows e Informações para Imprensa:
Eliton Tomasi - SOM DO DARMA
[email protected]
www.somdodarma.com.br
(15) 3211-1621


Fonte :Lista da ProgBrasil no yahoogrupos.



Banda do Sol finaliza gravações de novo álbum (17/May/09)

Disco que marca o retorno do grupo já está sendo mixado nos EUA

A BANDA DO SOL finalizou as gravações de Tempo, novo álbum que marca o retorno do grupo aos estúdios após 27 anos.
Tempo agora está sendo mixado na Califórnia nos EUA. Por enquanto os músicos mantêm o nome do produtor em segredo, mas trata-se de um conceituado produtor e músico da cena progressiva mundial.
O trabalho de arte está sendo desenvolvido por Robson Piccin (Apocalypse, Laudany, Lumina, Lothlöryen, Heavilan, etc).

Com referencias em nomes como Beatles, Genesis, Yes, Supertramp, Ravi Shankar, Gentle Giant e Deep Purple, a BANDA DO SOL lançou seu primeiro LP em 1982, gravado no renomado Mosh Studios em São Paulo. Pouco depois o grupo se separou e seus músicos se aventuraram em carreira solo e outros projetos.
Há algum tempo a BANDA DO SOL se reuniu contando com dois músicos da formação original: o experimente vocalista, guitarrista e violonista Moacir Jr - que já trabalhou com Guilherme Arantes, Walter Franco e Sá e Guarabyra - e o baterista Fábio Fernandes que já tocou com Hermeto Pascoal, Rogério Duprat e atualmente integra o trio de fusion Lumina. Completam a formação atual o baixista e arranjador César Rodrigues (Laudany, Catavento e Sergio Brito), o guitarrista Fram Simi (Paraphernália, Baddini) e o respeitado tecladista Allex Bessa (Rita Lee, O Terço, Sérgio Dias, Tarkus).

Tempo será lançado em julho de 2009 e vai reunir as faixas "Som do Sol", "Tempo", "Prana", "Mahavishnu", "Sinal da Liberdade", "Yes Blues", "Voar", "Quem Eu Sou?", "Praça da Paz", "Janavatar", "Maya" e "Fabito". Está última é uma faixa instrumental com registro em vídeo durante o processo de pré-produção de Tempo. Para conferir, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=f5H6fHrF5iA

Mais informações:
www.myspace.com/bandadosol
www.palcomp3.com.br/bandadosol (Palco MP3)
www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48289377 (Orkut)

Fonte/Informações para Imprensa:
Eliton Tomasi - SOM DO DARMA
[email protected]
www.somdodarma.com.br
(15) 3211-1621


Fonte :Lista da ProgBrtasil no yahoogrupos



Deventter vai gravar novo álbum no Creative Studios em São Paulo (17/May/09)

Esse será o segundo CD da carreira da banda, sucessor do elogiado The 7th Dimension

No próximo dia 16 de maio, a banda de rock/metal progressivo DEVENTTER vai iniciar as gravações de seu novo álbum no conceituado Creative Studios em São Paulo, mesmo estúdio onde já gravaram Angra, Shaman, Krisiun, Paul Di Anno, Thram, entre outros.

O DEVENTTER pretende iniciar com as gravações de bateria, seguido pelas guitarras. André Marengo, guitarrista da banda, não esconde a euforia pelo início dos trabalhos. "Estamos ansiosos para iniciarmos as gravações do novo CD. Todos evoluíram muito como músicos e isso refletiu nas novas composições que estão mais pesadas que nosso primeiro disco."

Em tempos onde discute-se muito sobre os prós e contras das novas tecnologias de estúdio frente aos métodos "vintage" de gravação, o DEVENTTER pretende mesclar o melhor dos dois mundos. "Somos aficionados por pedais e efeitos. Vamos usar desde equipamentos vintage a VST's, efeitos analógicos e digitais. O que importa é chegar na sonoridade que queremos", conta o tecladista Hugo Bertolaccini que defende as gravações convencionais em estúdios ao invés da opção pelas gravações caseiras, tão em voga no momento. "Queremos aproveitar o máximo que o Creative Studios tem a nos oferecer. Lá teremos ferramentas mais do que suficientes para satisfazer nossas ambições sonoras com relação ao disco. Ademais, o estúdio trabalha com uma diversidade de bandas e estilos musicais, o que nos possibilitará explorar técnicas que normalmente não são usadas no rock."

Embora a banda prefira manter segredo, o tracklist, capa e título do novo álbum já estão definidos. Serão 11 faixas, sendo que uma delas, provisoriamente intitulada "New Song", já pode ser conferida no Myspace do grupo - www.myspace.com/deventter. Já na página da banda no Youtube - www.youtube.com/deventter -, estão postados alguns vídeos da pré-produção do novo trabalho.



O novo disco do DEVENTTER está previsto para chegar às lojas em Setembro.



Mais Informações:

www.deventter.com
www.myspace.com/deventter

www.deventter.mobi (mobile site)
www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=364042 (Orkut)

www.palcomp3.com.br/deventter (Palco MP3)



Informações para Imprensa:
Eliton Tomasi - SOM DO DARMA
[email protected]
www.somdodarma.com.br
(15) 3211-1621



Fonte :Lista da ProgBrasil no yahoogrupos



CONCERTO ANALOG DREAM (Tearo C.C.L.A.) (15/May/09)

PROGRAMAÇÂO DE EVENTOS
ANALOG DREAM CONCERT
Teatro do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas (Centro)
Dia 15 de maio (sexta)
Entrada: $10,00
Lançamento oficial do CD de Marcelo Diniz (música eletrônica experimental) Analog Dream.
Marcelo Diniz: teclados, synths, samplers & bateria eletrônica
Participação e Produção: Amyr Cantusio Jr (piano acustico)
Projeção de Slides em Telão : Cathia A.Cantusio
Ao final, poderão ser adquiridos CDS do músico.
O evento vai ser filmado e doado parte, em beneficio ao Museu Carlos Gomes do C.C.L.A. de Campinas.
Informações:
lunardraco @gmail.com
[email protected]
F(19)3243.8647


Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos



Anekdoten lança álbum duplo com raridades. (14/May/09)

O aclamado grupo sueco lança seu novo trabalho com coletânea de raras gravações dos seus clássicos, o álbum chama-se "Chapters", abordando todas as fases do grupo e mostrando a evolução pela qual a banda passaria ao longo de sua carreira, até atingir o status de ídolos no Japão. As músicas relacionadas são:
01 1. Ricochet
02 2. the great unknown
03 3. from within
04 4. in for a ride
05 5. the war is over
06 6. Monolith
07 7. a sky about to rain
08 8. every step i take
09 9. Groundbound
10 10. Gravity
11 11. when i turn (previously unreleased)
12 Ricochet
13 The great unknown
14 From within
15 In for a ride
16 The war is over
17 Monolith
18 A sky about to rain
19 Every step i take
20 Groundbound
21 Gravity
22 When i turn (previously unreleased)
23 Sad rain (alt. mix)
24 Wheel
25 The old man & the sea
26 Nucleus (demo)
27 Book of hours (demo)
28 This far from the sky (demo)
29 Pieces (demo)
30 Prince of the ocean (demo)


Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos



"The Six Wives of Henry VIII" no Hampton Court Palace. (14/May/09)

Como parte da comemoração pelo aniversário de 500 anos de Henrique VIII, Rick Wakeman retornou ao cenário de forma apoteótica, realizando dois shows nos dias primeiro e dois de maio, extremamente elogiados por crítica e público. Essa performance foi cercada por excesso de zelo, já que ambas as apresentações foram transformadas em trabalhos oficiais para venda junto ao mercado.


Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos



Triste fim para o ex-baterista do Genesis John Mayhew (05/May/09)

Afastado dos familiares há bastante tempo, John Mayhew vivia de forma reclusa nos últimos anos, provavelmente na Nova Zelândia ou Escócia. Ele faleceu no dia 26 março de causas desconhecidas, um dia antes de completar aniversário. Segundo seu irmão Paul(muito emocionado na ocasião), John Mayhew sofria com sérios problemas de alcoolismo e doenças cardíacas.

A sua passagem foi muito sentida pelos admiradores do Genesis, afinal de contas ele foi fundamental num dos maiores clássicos do grupo, o álbum "Trespass", abre-alas da carreira da banda.


(Mayhew último à direita na ocasião em que era baterista do Genesis).


Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos



Eloy Fritsch, tecladista do Apocalypse, receberá o Prêmio Açorianos de Música 2008 (23/Apr/09)

Premiação é uma das mais importantes da música do Rio Grande do Sul

O compositor, tecladista, professor e pesquisador Eloy Fritsch receberá na próxima terça-feira dia 28 de abril o “Prêmio Açorianos de Música - Menção Honrosa”, pela sua contribuição ao cenário musical gaúcho. A entrega do “Troféu Açorianos” será realizada no Teatro São Pedro em Porto Alegre a partir das 20h30. A entrada é franca e a cerimônia será televisionada ao vivo pela TV-COM da RBS, retransmissora gaúcha da Rede Globo. Na ocasião, será exibido um vídeo sobre a trajetória do músico.



Eloy F. Fritsch iniciou sua carreira musical em 1983 quando criou, com seus amigos de escola, o grupo de rock progressivo APOCALYPSE, o mais representativo do gênero no sul do Brasil. Ao utilizar diversos sintetizadores e teclados eletrônicos, o músico começou a se destacar através de sua atuação nos palcos e gravações. Em 1993, o APOCALYPSE assinou contrato com a gravadora MUSEA da França para lançamento de três CDs na Europa, divulgando a música feita no Rio Grande do Sul para o mundo todo. Em 25 anos de carreira, o APOCALYPSE já lançou 10 álbuns e dois DVDs.

Eloy Fritsch foi escolhido por quatro vezes como o melhor tecladista de rock progressivo do Brasil, em eleição realizada pelo site Rock Progressivo Brasil (RPB) (www.rockprogressivo.com.br). Em 1991, Fritsch recebeu o prêmio de melhor instrumentista no FestPop e em 1999 foi escolhido o melhor tecladista do festival ProgDay na Carolina do Norte, quando o APOCALYPSE gravou seu álbum duplo ao vivo nos Estados Unidos.

Fritsch também já foi matéria nas revistas “Keyboard” (EUA), “21st Century Music” (Itália), “E-dition” (Holanda) e nas brasileiras “Teclado & Áudio”, “Música & Tecnologia”e “Cover Teclado”.



Paralelamente ao APOCALYPSE, Eloy Fritsch também desenvolve uma vitoriosa carreira solo voltada para a composição em estúdio com sintetizadores e teclados eletrônicos. O músico já lançou oito álbuns instrumentais e suas composições foram selecionadas para várias coletâneas lançadas em diferentes países: Le Melleur du Progressif Instrumental (França), Margen (Espanha), Mellotron (Argentina), E-dition (Holanda), Planeta Nova Era (Brasil) e Brasil Instrumental 2006 (Brasil). O tecladista foi consultor da Roland do Brasil e atualmente é endorser dos teclados Tokai e dos sintetizadores Labolida.



Após doutorado, Eloy Fritsch assumiu como professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criando o Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes - um conjunto de três estúdios de música eletroacústica destinados às atividades de composição por computador. Fritsch foi professor da nova geração de músicos eletrônicos gaúchos e de tantos outros compositores que realizam música eletroacústica. Introduziu a linguagem Max/MSP e diversas técnicas de composição por computador no Rio Grande do Sul. Em 2008 lançou o DVD “Música Computacional e Eletrônica” e o livro “Música Eletrônica – Uma Introdução Ilustrada” pela Editora da UFRGS.



Neste final de semana, Eloy Fritsch fará junto ao APOCALYPSE uma mini-turnê pelo estado de São Paulo. O primeiro show será em Santo André no ABC paulista no Central Rock Bar nesta sexta-feira dia 24 de abril. No sábado eles tocam em Botucatu no Garage Road Bar e fecham a turnê com um show no domingo dia 26 em Rio Claro no Over Night Music Bar.


Mais Informações:

www.ef.mus.br (Site - Eloy Fritsch)

www.myspace.com/eloyfritsch (Myspace - Eloy Fritsch)

www.myspace.com/apocalypsebr (Myspace - Apocalypse)

www.apocalypseband.com (Site - Apocalypse)

www.ufrgs.br/musicaeletronica (Site - Centro de Música Eletrônica da UFRGS)

www.apocalypsefc.kit.net (Fã-Clube)
www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2164196 (Orkut)
www.palcomp3.com.br/apocalypse (Palco MP3)
http://apocalypse.freemindrecords.com.br (Hotsite da SP Mini Tour 2009)
www.freemindrecords.com.br (Pedido de Cds - Atacado/Varejo)

Management, Shows e Informações para Imprensa:
Eliton Tomasi - SOM DO DARMA
[email protected]
www.somdodarma.com.br
(15) 3211-1621


Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos



Baterista Netinho lança livro e anuncia retorno do Casa de Máquinas (20/Apr/09)

Músico tocou com as bandas Os Incríveis e Joelho de Porco

Eduardo Tristão Girão - EM Cultura

Netinho fez parte de grupos históricos do rock nacional em 47 anos de música
Luiz Franco Thomaz não poderia celebrar sua longa carreira de outra maneira. No recém-lançado livro Netinho – Minha história ao lado das baquetas (Minuano), o baterista e fundador do grupo Os Incríveis reúne não só as lembranças dos 47 anos de atividade musical, mas as inúmeras histórias que recheiam cada fase de sua vida e que realmente fazem de sua trajetória pessoal e artística algo digno de registro. Ao longo das quase 200 páginas, estão muitas fotos e relatos (sempre em primeira pessoa), da infância em Itariri (SP) à recente gravação do disco Deus abençoe as crianças, em prol do Centro de apoio à criança carente com câncer.

"Esse livro é um filho para mim. Foram quatro anos escrevendo. Só contei com a ajuda da minha filha, que mora na Austrália. Acho que consegui um livro bem no meu estilo, meio poetizado. Me empolgou muito. Com ele, pretendo fazer tudo o que vier pela frente, como shows e palestras", comemora Netinho, que completou recentemente 63 anos. Atualmente, o artista está animado com o retorno do grupo Casa das Máquinas, banda de rock que fundou em 1974 e que acabou de reativar.

"Estou trabalhando no disco da volta do Casa das Máquinas há quatro anos. Queremos entrar em estúdio mês que vem e lançar um disco ainda este ano", anuncia ele. O quarto disco de inéditas ainda não tem nome e será gravado com formação diferente das três anteriores: Mário Testoni Jr. (teclado e piano), Mário Franco (irmão de Netinho; bateria e vocal), Andria Busic (baixo e vocal) e Faiska (guitarra), além de Netinho (bateria e percussão). O grupo lançou discos em 1974 (Casa das Máquinas), 1975 (Lar de maravilhas) e 1976 (Casa de Rock), além de uma coletânea (2000) e um álbum ao vivo (1978).

"As novas músicas são todas inéditas e demos uma retrocedida no estilo. O som do primeiro disco era parecido com o d'Os Incríveis. O do segundo era mais progressivo e o do terceiro, mais rock, tipo Deep Purple. Agora vamos voltar ao progressivo mais `viajante', tipo Pink Floyd. Estou muito preocupado com as mensagens deste disco. As letras tocam nas feridas do país. Estou entusiasmadíssimo. Será o melhor disco que a gente já fez", adianta. O grupo foi desativado há 30 anos e fez o último show na Argentina. Apesar de continuar com Os Incríveis, Netinho não pensa em produzir nada de novo com o grupo.


Em clima de anos 1970, Netinho e os músicos do Genesis Steve Hacket e Toni Banks

EXPERIÊNCIAS

Mesclando impressões pessoais e fatos, Netinho – Minha história ao lado das baquetas ajuda o fã a compreender a passagem do baterista pelos principais grupos em que atuou: Os Incríveis, Casa das Máquinas e Joelho de Porco. "Os Incríveis foram tudo: o início e as realizações que eu nem sabia que existiriam. Tudo era novidade. Tivemos o privilégio de viajar com a cantora Rita Pavone para a Europa e de lá trouxemos muitos equipamentos. Foi a grande banda do Brasil", lembra. De fato, esse incremento tecnológico foi a semente das outras duas bandas, ambas criadas nos anos 1970.

"Com o Joelho de Porco o trabalho já estava pronto quando entrei. Meu papel era mais de empresário e produtor. Já cheguei com a infraestrutura toda do Casa das Máquinas. Foi interessante, mas muito punk para minha cabeça. Fora do palco, os caras aprontavam muito e isso me incomodava demais", desabafa. Já com o Casa das Máquinas, a experiência foi bem diferente: "Foi com eles que eu comecei a escrever. Estava vendo shows do Deep Purple, Pink Floyd e Yes e ficava encantado com isso. Comecei a imaginar uma nova banda, uma ideia diferente d'Os Incríveis, que gravavam o que a gravadora impunha. O Casa era meu".

E, como nem só de música se faz a carreira de um artista, estão também no livro relatos sobre o comentado namoro de Netinho com a cantora italiana Rita Pavone, o encontro com a banda inglesa Genesis em Londres nos anos 1970, o concerto para o rei norueguês Olavo (quando tocou com uma perna e o nariz quebrados após sofrer acidente de carro) e a relação com a esposa, Sandra, que conheceu em 1966.



Fonte :Lista ProgBrasil no yahoogrupos


Progbrasil