Fantástico, vai rolar direto no meu som
O show foi gravado com 7 câmeras no belo Teatro Wyspianski em Katowice (Polônia) onde recentemente vários concertos de progressivo foram registrados em DVD (Satellite: Evening dreams, SBB: Live in Theatre, etc...). O som está perfeito, excelente mixagem entre o vocal e os vários instrumentos, e a imagem é nítida e cristalina. Ainda há dois telões no fundo do palco que mostram em detalhe a performance da banda durante todo o show.
O show começa com o pé direito com "Hands off". A música começa com um riff de guitarra "pesado", ótimos sintetizadores e excelente levada do baixo e da bateria. Depois cai para uma levada mais suave, há um solo de flauta que sempre dá um colorido a mais nas composições do Quidam, e então entra o vocal. De cara o novo vocalista Bartek Kossowicz deixa uma excelente impressão: o rapaz canta muito bem, tanto nas partes mais suaves quanto nas mais fortes. A música evolui para uma parte de mais "pegada" rock onde há bons solos de Zbyszek Florek (sintetizador) e da guitarra melodiosa de Maciej Meller. Muito boa abertura de show!
A segunda música é "Queen Of Moulin Rouge", que começa muito calma e tranqüila, até um pouco arrastada, com um dedilhado de guitarra e levada de uma bateria bem soft. Após o solo de Maciej Meller em slide guitar, lá pela metade da música, entra uma levada mais "rock" e um bom instrumental, lembrando o estilo da música de abertura.
A terceira música é "SurREvival", nome do último CD da banda de 2005 (aliás, as três primeiras músicas do show são do último CD!) É mais uma boa música com boa levada de baixo e bateria, bom trabalho de guitarra, um solo legal de flauta e um ótimo encerramento novamente com a flauta!
A quarta música é das antigas, a clássica "Sanktuarium", abertura do 1º CD "Quidam". Após uma bela introdução com piano e flauta doce contralto, entra a bateria e um solo arrasador de guitarra chorada. Mais uma vez o vocalista cumpre muito bem o seu papel, embora não nos transporte diretamente para o Paraíso como fazia a Emilia!
Ao introduzir a quinta música, o vocalista diz em polonês "agora uma viagem ao passado"! "Oldies But Goldies" é o nome do Medley Instrumental que traz trechos de nada mais, nada menos que 7 músicas antigas do Quidam! Excelente música muito bem "costurada", pois não parece uma colagem de várias partes. Os destaques são os excelentes solos de guitarra e flauta (vários) e sintetizador no final da música.
A sexta música é nada menos que a cover de "No Quarter" do Led Zeppelin! Bela intro com flauta, ótima atuação do vocalista e um instrumental com mais flauta e solo de guitarra chorada! Maravilha pura!
A sétima música "The Fifth Season" (do último CD SurREvival) tem um início bem suave com solo de flauta, porém na parte instrumental a música fica mais rápida com ótima levada de baixo e bateria e bom riff guitarra/teclado, de onde emendam para a "Los Endos" do Genesis. Mais uma vez a mescla funciona muito bem!
A oitava música "Credo I & II" (do 3º CD, Time Beneath the Sky) tem uma bela guitarra chorada na introdução, ótimo vocal, belas melodias, instrumental com mais guitarra melodiosa e uma parte mais "jazzy" com solo de piano elétrico e de flauta. No final, o vocalista Bartek apresenta toda a banda, sendo que o batera Maciek Wroblewski fica por último e executa um belo e curto solo (muito boa técnica e sem encheção de lingüiça!).
A nona música "Everything's Ended" é outra boa canção do do último CD, SurREvival. Começa suave e arrastada, mas cresce em intensidade,com excelente e forte vocal, 2 ótimos solos de guitarra mais o solo do flautista.
A décima música "Jestés" (do 2o CD, Angels Dream) começa com a bateria sussurrando e uma delicada flauta e depois entra a guitarra chorada. É uma bela música intimista, bem calma e com vocal suave.
O encerramento do show é com a música "Not So Close", mais uma do último CD SurREvival: tocaram praticamente todo o CD no show, exceto sua pequena introdução! Ótima música com uma levada mais rock, bem moderna (me lembra o atual Marillion de Marbles), boa pegada do baixo e bateria, depois o riff cai na música "Hush" (famosa na versão do Deep Purple), e há bons solos de guitarra e flauta. Depois voltam ao tema da "Not So Close", há um solo de flauta doce piccolo e o encerramento do show, com uma boa duração de 1 hora e 45 minutos.
Considerações finais sobre o show:
Para quem pensava que o Quidam estaria em decadência com a saída da Emilia, nos deparamos com um show muito bom de uma banda coesa, com bons músicos, um excelente novo cantor e composições muito boas. Embora a sonoridade da banda não seja mais a mesma da fase da Emilia, ainda vale a pena para quem aprecia um prog rock moderno e muito bem feito.
Extras:
Outro aspecto positivo deste DVD é que ele traz mais de 2 horas e meia de material nos Extras, incluindo entrevistas com os membros do grupo, um documentário da última turnê, uma interessante biografia da banda e registros da gravação do último CD.
Porém os ítens que mais me chamaram a atenção foram dois videoclipes da fase da Emilia, os quais nunca tinha ouvido falar: "Warkocze" (4:11) e "Beznogi maly ptak" (3:40), São videoclipes legais, bem produzidos (não são toscos!), com belas músicas e a presença magnífica da Emilia. No primeiro dos vídeos, ela aparece dentro de uma gaiola com um visual de matar qualquer um do coração. Nunca tinha visto a Deusa assim tão bela! No segundo clipe, há mais destaque para animações em desenho, mas nas poucas cenas em que a Emilia aparece já ganhamos o dia! Atenção: estes vídeos não são recomendados para aqueles que tem o coração fraco! :-))) |
|