Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
O tema condutor deste belíssimo disco instrumental, como o título sugere, são as grandes jornadas e conquistas do passado, transportando o ouvinte numa extraordinária viagem musical ao redor do planeta.
A faixa 1 (Da Gama) nos remete ao ano de 1497 e a histórica jornada do navegador português Vasco da Gama através da costa ocidental da África, contornando o Cabo da Boa Esperança e através deste chegando ao Oceano Índico, descobrindo assim uma nova rota para a Índia, fonte de incalculáveis riquezas em ouro, sedas e especiarias.
A faixa 2 (Conquistadores), como o próprio título sugere, alude à era dos grandes conquistadores portugueses e espanhóis, à sua chegada ao novo mundo, onde foram recebidos e saudados pelos povos nativos como os "grandes deuses brancos vindos do mar", mas que foram se tornando pouco a pouco os dizimadores dessas civilizações antigas, a exemplo da aniquilação das civilizações Incas e Astecas pelos espanhóis.
A faixa 3 (Land of the Midnight Sun) se baseia na teoria antropológica de que os índios americanos seriam descendentes de povos que teriam viajado da Sibéria até o Alaska, 20.000 anos atrás, através do Estreito de Bering, onde haveria, na época, ligação entre os continentes americano e asiático, tornando a jornada possível. A faixa 4 (Tigris & Euphrates) nos conduz numa jornada pelas terras férteis da antiga Mesopotâmia, considerada pelos gregos antigos como o berço da civilização.
A faixa 5 (Byzantium) é uma autêntica viagem através do Império Bizantino (ou Império Romano do Oriente), que se manteve poderoso ao longo de um milênio, depois da queda de Roma, tendo a cidade de Constantinopla como o centro político e administrativo do império.
A faixa 6 (The Journeys of Marco Polo) nos conta a mítica jornada do aventureiro Marco Polo através da Ásia, saindo de Veneza (Itália) em 1271 e finalmente chegando à China, na corte de Kublai Khan, em 1275, descobrindo o que viria a ficar depois conhecido como a Rota da Seda (The Silk Road), uma rota terrestre ligando o Ocidente ao Oriente.
A faixa 7 (The Horsemen of Bulgar) fala sobre o mito dos centauros, criaturas imaginárias criadas pelos gregos ao verem, pela primeira vez, homens montados em cavalos na região do Mar Negro, coisa que nunca tinham visto e que por isso acreditaram que se tratassem de criaturas metade homem, metade animal.
A faixa 8 (Kublai Khan), como o próprio nome indica, é sobre Kublai Khan (neto de Genghis Khan), o homem que unificou as inúmeras tribos e territórios autônomos então existentes no vasto território chinês, tudo sob o seu domínio, fundando a chamada Dinastia Mongol.
E finalmente a faixa 9 (The Crusades), que tem como tema as Cruzadas, ou seja, as expedições militares realizadas pelos cristãos da Europa Ocidental, a partir de 1095, com o objetivo de recuperar o território de peregrinação conhecido como Terra Santa (incluindo a cidade de Jerusalém), que estavam sob o domínio dos muçulmanos. |
|