Fish - Scattering Crows - Progbrasil

Fish

Inglaterra




Titulo: Scattering Crows
Ano de Lançamento: 2005
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Maximiliano von Zierer em 04/12/06 Nota: 8.0

 

Ótimo trabalho, disco de cabeceira

Este DVD do Fish lançado em 2005 traz um show com 1h e 40 minutos de duração, gravado em 6 de abril de 2004 na Inglaterra, durante a turnê do CD "Field of Crows" (2004). No show, Fish mostra 5 das 11 músicas deste CD. As belas capas do CD e deste DVD foram inspiradas em pinturas campestres do mestre Van Gogh.

A filmagem e o som do DVD estão excelentes. A apresentação foi em uma casa de shows pequena, com uma iluminação e um palco simples, porém adequados.

O show começa com duas músicas do CD "Field of Crows", sendo a primeira "The Rookie". Fish adentra ao palco lentamente de chapéu e bengala: a idade meus amigos chega para todos! Esta música é uma ótima abertura de show, com um belo riff de guitarra com pedal wah wah e um órgão bacana, além de um groove bem contagiante.

A segunda música "Moving Targets" também é muito boa! Aqui a grande atuação do Fish como Frontman me faz lembrar dos gloriosos momentos em que esteve à frente do Marillion. Um rapaz (Danny Gillan) ajuda Fish nos backing vocals (é assim durante todo o show), pois embora o vocalista esteja bastante animado e até cantando bem neste DVD, sua voz já não é mais a mesma. Porém Fish consegue compensar uma atuação vocal regular e supera essas limitações com uma magnífica presença de palco e forte interpretação das músicas.

Emendam direto com "Jungle Ride", excelente música com uma bateria percussiva e várias passagens com vocal narrado por Fish. Este aspecto nos remete a dramática "Forgotten Sons" do "Script...", 1º LP do Marillion. Destaque ainda para o bom solo de teclado de Tony Turrell usando um timbre "oriental".

Em "The Perception Of Johnny Punter" temos mais uma excelente performance do Fish em uma música bastante forte, com uma levada cativante da guitarra de Frank Usher (fiel escudeiro do Fish desde 1990) e seu longo e inspirado solo. Aliás o guitarista Usher é o grande destaque da banda do Fish, sempre com bons riffs e solos, além da boa presença de palco.

Seguem com mais duas boas músicas do CD "Field of Crows": em "Number", mais uma vez temos uma guitarra marcante de Usher e uma performance muito boa do Fish, e "Zoo class", música de sonoridade deveras interessante, o destaque vai para o Fish dançando! (o que é indescritível!)

"Tiki 4" é uma música com um groove um pouco mais arrastado para o meu gosto, mas que melhora bastante no final. Depois seguem com a balada "Clichê" do CD "Vigil In A Wilderness Of Mirrors", uma cançãomuito bonita e aqui em uma versão ainda mais delicada e suave do que no CD original. Nesta música percebemos com mais nitidez a dificuldade atual do Fish para alcançar as notas mais altas, mas o resultado final não compromete. Ainda temos 2 belíssimos solos de guitarra do Frank Usher, sendo que o segundo é arrasador!

"Innocent Party", do CD "Field of Crows" tem uma pegada mais rock e depois evolui de forma bastante interessante. Como em uma festa, vemos aqui mais interação e alegria no palco, com Fish indo cantar junto ao seu vocal de apoio e Frank Usher se divertindo com o guitarrista-base e depois com o tecladista.

"Vigil In A Wilderness Of Mirrors", do CD de mesmo nome (o ótimo primeiro disco solo do Fish) é uma canção clássica e um dos grande momentos deste show. Belíssima música e grande performance do Fish!

Emendam direto com a bela introdução de piano de "Raingods Dancing", onde na primeira parte temos apenas Fish acompanhdo de bela melodia de piano e baixo, e depois entra o resto da banda, em mais uma excelente composição com um ótimo solo de guitarra de Usher. A música continua diretamente em "Wake Up Call (Make It Happen)", com Usher tocando slide guitar e belas melodias vocais do Fish mais o vocal de apoio. No meio da música Fish aproveita e apresenta cada membro da banda. Ao fim, saem do palco e o tecladista começa um solo de piano citando de passagem várias músicas do Marillion, como "Incommunicado" e "Lavender", o que imediatamente mexe com a galera.

A banda retorna ao palco para mais duas músicas do Bis. A primeira é um Medley de 15 minutos onde a alegria e o clima das músicas contagiam o público, em outro grande momento do show. São executadas na seqüência do Medley "So Fellini" (ótimo riff de guitarra), "Lucky" (excelente), "Internal Exile" (melodia cativante e Fish bastante contente) e "Market Square Heroes" (outra que sempre levanta o público).

Para finalizar este grande show, a belíssima canção "The Company" em versão emocionante, magistralmente executada, e ainda com direito a dança escocesa do Fish!

Extras

Nos Extras, temos uma interessante (e não cansativa) entrevista de 15 minutos sobre o último CD (na ocasião, "Field of Crows), a inspiração para compor o disco, as mudanças na sua voz decorrentes (em parte) da idade (46 anos na época), a turnê do disco, o seu público, o que ele anda ouvindo, etc... Além disso, traz mais 3 músicas registradas em outro show da turnê (em Malta, 31 de julho de 2004), totalizando mais 21 minutos de música.

Comentários finais

Este DVD traz uma sólida apresentação do Fish e sua banda, com uma excelente escolha de repertório e uma atuação empolgante, alegre e com ótimo "astral".

Na minha avaliação, este DVD de 2005 supera o DVD duplo "Fools Company" (2002) por dois aspectos:

- uma performance bem mais animada e mais coesa da banda que acompanha o Fish neste show. Com novos músicos na guitarrista-base (Bruce Watson, ex-Big Country), na bateria e nos teclados, o sangue novo fez a diferença. Por ocasião dos shows registrados no DVD duplo de 2002 na Holanda, os músicos que acompanhavam o Fish haviam tido pouco tempo para ensaiar aquele repertório, e por isso não tocaram com a mesma segurança e entrosamento. Também o próprio Fish parecia atravessar um momento difícil e menos feliz de sua vida, o que inevitavelmente se refletiu em sua presença de palco e voz. E ainda particularmente achei o baterista naquela ocasião mais fraco.

- a atuação vocal e a performance geral do Fish certamente estão aqui bem superiores do que a do DVD de 2002 (embora sem dúvida ainda com falhas na voz devido à idade e a sua falta de cuidado ao longo dos anos), mas inegavelmente ainda é um grande vocalista e um extraordinário Frontman. A conferir!
Progbrasil