Fantástico, vai rolar direto no meu som
O velhinho Fish realmente não para de nos brindar com lançamentos no formato DVD. Depois dos DVDs Fool’s Company (2003, duplo) e Scattering Crows (2005), temos agora em 2006 esse Return to Childhood, em comemoração aos 20 anos de lançamento do disco “Misplaced Childhood” do Marillion (de 1985, época de ouro do Fish junto ao grupo). Este é o DVD mais bem produzido do Fish em termos de palco. Foi muito bem filmado em duas apresentações em novembro de 2005, na grande casa de shows Clube Paradiso em Amsterdã (Holanda), com seu ótimo palco e um telão onde são projetadas belas imagens e efeitos visuais. Digno de nota também é o excelente e belíssimo trabalho de arte da capa do DVD. Estranhamente, o áudio é disponibilizado apenas na opção Stereo PCM 2.0: som com boa qualidade, mas podia ser melhor se houvesse a opção 5.1 Digital Surround.
Na primeira parte do show, com 54 minutos, são tocadas apenas músicas da carreira solo do Fish, com destaque para “Brother 52”, “Goldfish and Clowns”, “Raingods Dancing” e “Credo”. A primeira parte serve de aquecimento para a posterior performance integral do álbum “Misplaced Childhood”. Devo dizer que a base da banda que acompanha o Fish nesta turnê é praticamente a mesma que o acompanhou em 2004 por ocasião da turnê do CD “Field of Crows”, com apenas duas mudanças: agora com Andy Trill na segunda guitarra e Deborah French nos vocais de apoio. Portanto temos uma banda afiadíssima, com excelentes músicos na bateria, baixo e teclados. Mas o maior destaque do grupo continua sendo o guitarrista Frank Usher e seus sensacionais solos. Além da banda, um Fish empolgado e em clima de festa conta piadas e interage muito com a platéia ao longo de todo o show. A performance vocal do Fish foi muito boa (levando-se em consideração suas limitações atuais), e ainda contou com o auxílio da vocalista de apoio afro-americana Deborah French, dando show à parte em várias músicas com sua bela voz.
A segunda e mais esperada parte do show trouxe a execução completa do álbum “Misplaced Childhood”. Aqui Fish também se saiu relativamente muito bem nos vocais (uma boa surpresa!), em uma emocionada e contagiante atuação que fascinou o público presente. A performance da banda não deixou nada a desejar em comparação à dos músicos originais do Marillion, e eu diria até que foi mais inspirada, ou pelo menos com mais garra! Não há muito mais o que comentar: é ver, ouvir e conferir este DVD!
No final ainda tocam mais 3 músicas para incendiar o público, sendo na seqüência “Incommunicado”, “Market Square Heroes” e, finalmente no Bis, “Fugazi”, fechando este show de mais de 2h e 10 minutos que é obrigatório tanto para os fãs do Marillion quanto para os fãs do velho e sempre carismático Fish.
|
|