Bom, mas apenas para fãs ou admiradores do gênero
Aproveitando o ensejo de ocasião, enquanto acabo de ouvir esta obra prima da música eletrônica e do kraut rock alemão,pela quinta vez em 10 anos, digito esta matéria.
Falar do mito Edgar Froese ,fundador do Tangerine Dream (1970) e líder supremo, é falar de um compositor prolífero e uma das maiores obras da música eletrônica do séc.XX. Froese é guitarrista, tecladista, mentor e compositor principal da banda, que na verdade é sempre uma variante em torno dele.
O disco é inspirado como sempre,numa vertente esotérica religiosa ou metafísica. No caso deste CD, Zen, onde no encarte se lê algo como "Todas as coisas são formadas no Invisível e se manifestam no Visível." Este CD é um dos ótimos momentos de Froese junto a Paul Haslinger. Ou seja, somente os dois gravaram todas as orquestrações deste CD.E fizeram bem!
As formações deste grupo são insólitas, e por ele desfilaram grandes músicos, com eloqüentes performances.
Alguns como Johannes Schoemelling, Peter Baumann, Chris Franke, Klaus Schulze e Michael Hoenig deixaram suas marcas registradas no Sonho Tangerina!!
Qualidade de som maravilhosa, músicas de primeira linha no sentido metafísico, auditivo e harmônico.
Apesar de todo trabalho ser homogêneo, destaco duas faixas que me fizeram a cabeça desde que tive o LP nos anos 80: Mother of Rain, com sua textura densa , arrastada, climática e gótica, e o belíssimo solo de guitarra na faixa Sun Gate. Para os não conhecedores da obra desta odisséia chamada Tangerine Dream, eis um ótimo momento pra conhece-los.
Bom apetite! |
|