Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
Esse dvd foi lançado no Brasil pela Cine Art na série "Classic Rock Legends" e apresenta o retorno da formação clássica da banda – Pye Hastings (guitarra e vocal), Richard Sinclair (baixo e vocal), David Sinclair (teclados), Richard Coughlan (bateria) e Jimmy Hastings (sax e flauta) no ano de 1990 para uma série de apresentações, a retratada no dvd foi em Nottingham, produzida por uma tv britânica. Considero qualquer show do Caravan com a formação clássica contagiante e mesmo vinte anos de estrada não foram suficientes para enferrujá-los.
A duração desse dvd é de aproximadamente setenta e cinco minutos com a execução de cinco clássicos do grupo. O show inicia-se com uma irretocável versão de "Head Loss", com destaque para o solo de guitarra de Pye Hastings emendando com o sax de forma contínua e uníssona, nesse instante já se percebe que o grupo não estava apenas marcando ponto.
"Video For Holywood" é uma música típica da cena canterburiana (estilo que possui como grandes representantes Caravan e Soft Machine). Esse é um hit absoluto do grupo, sempre admirei muito essa composição pelo contexto abordado e pelo melancolismo, aqui conduzida nos vocais pelo excepcional Richard Sinclair. A alternância de vocais que a todo instante ocorre entre Sinclair e Hastings durante a música é muito agradável, suas vozes se complementam. Os teclados de Dave Sinclair irrompem de fato nessa música, com um solo matador, algo que daqui por diante passaria a se repetir com intensidade durante a apresentação da
banda.
A terceira música é em minha opinião a obra-prima do Caravan – "Nine Feet Underground". Desde o princípio é como uma cimitarra que penetra em nossos corações e nos deixa fincado nessa mágica suíte que possui como grande destaque os teclados. A simplicidade e eficiência de David Sinclair impressionam, já que seu equipamento é extremamente comum, apenas duas mesas de teclados e nada mais. Trata-se de um dos grandes de sua geração, mas é incrivelmente esquecido em matéria de grandes tecladistas. Assistindo ao dvd entendemos perfeitamente o porquê, ele é extremamente discreto e não faz uso de nenhuma parafernália para
executar acordes complexos e solos arrebatadores ou ainda gestos performáticos, nada disso. Está no palco destruindo, mas passa quase que imperceptível. Após a metade da música, Jimmy Hastings troca o sax pela flauta e acompanha a bela voz de Richard Sinclair numa suavidade que viria a se contrastar com a força do movimento final da suíte.
Grande momento!
Um dos aspectos positivos desse dvd é a qualidade das filmagens, todos os ângulos são feitos de forma correta, sempre focando o músico que esteja solando, a produção da tv britânica nesse aspecto é digna de grandes elogios, pois passa a nítida impressão de que esse vídeo foi produzido por pessoas que conhecem do riscado.
Na seqüência temos "Winter Wine" recorrendo à temática que inspirou a capa desse dvd na edição nacional, onde o sonho de uma garota a transporta para castelos medievais e guerreiros de armadura desafiando dragões, ao sabor do mais nobre vinho europeu. Uma das melhores letras do grupo e possui um trecho que me emociona: "sonhos de uma melodia distante que quando tocam se perdem na memória".
A última música é o maior clássico da banda – "For Richard". Aqui não cabem muitas palavras, todos os atributos que mais agradam na sonoridade do grupo estão presentes; belos solos de flauta, sax e teclados, a bateria do Coughlan está ótima e o baixo é um caso a parte, Richard Sinclair fez escola, toca demais, o considero acima da média.
Assistindo ao dvd alguns podem questionar a pouca performance de palco do grupo, isso é verdade, o Caravan não é o tipo de banda que empolgue uma platéia através de gestos ou movimentos. O esquema do grupo é outro, prendem pela sua excelente música, mesmo que todos fiquem paradinhos, cada qual no seu canto. É um show para ser apreciado sem maiores frenesis, sem bem que na sua apresentação em solo brasileiro em 2004, a banda causou muito barulho e levou o público do Canecão no Rio de Janeiro ao completo êxtase com uma apresentação impecável e muito
vibrante.
Por fim, um fator que sempre gosto de citar quando o assunto é Caravan é o timbre dos vocais de Pye Hastings que possui certa similaridade com o de outro grande vocalista, Jon Anderson do Yes, aliás, até fisicamente se parecem um pouco.
Assim como outros dvds nacionais do gênero, o grande problema dessa edição é a sua curta duração e a ausência de extras, sem dúvida o Caravan merecia uma produção mais caprichada e a curiosidade fica por conta dos créditos finais onde há uma atribuição de design(não sei que raio isso significa no evento) ao genial Daevid Allen. |
|