Banco del Mutuo Soccorso - Live 1980 - Progbrasil

Banco del Mutuo Soccorso

Italia




Titulo: Live 1980
Ano de Lançamento: 2007
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Maximiliano von Zierer em 09/04/07 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Este DVD traz uma apresentação do Banco del Mutuo Soccorso no ano de 1980, gravada em um teatro italiano. A filmagem, com apenas 3 câmeras, foi excelente e me surpreendeu positivamente. A qualidade da imagem está muito boa (também graças a uma iluminação eficiente), e o som está simplesmente cristalino. Esta pérola do progressivo ficou escondida (ou ainda esquecida) por 27 anos, e felizmente agora foi disponibilizada em DVD. Até então o único registro oficial do Banco em vídeo era o "Cio che si vede è", da reunião do grupo em 1992, lançado inicialmente em VHS e posteriormente disponibilizado no formato DVD.

"Banco Live 1980" traz várias curiosidades: a banda ainda contava na época com os seus dois tecladistas originais, os irmãos Vittorio e Gianni Nocenzi, que são dois mestres das teclas (Gianni, o irmão mais novo, saiu do grupo em 1982 e nunca mais retornou). O guitarrista Rodolfo Maltese toca trompete em várias músicas, e há um percussionista "de peso" convidado, Karl Potter, o que dá uma
sonoridade toda peculiar a esta apresentação. Por último, a banda na época incorporou em suas apresentações um estilo mais jazz/fusion, além de alguns grooves mais "funky". Isto foi feito sem perder a qualidade em nenhum momento, ou seja, sem tornar a música do grupo pop ou descartável. Entretanto, o registro deste show pode decepcionar aqueles puristas ou amantes do prog italiano que esperam sempre ouvir uma sonoridade mais "sinfônica", e que não apreciam o
fusion daquela época.

O show abre com a instrumental "Di Terra" (do LP de mesmo nome, de 1978), aqui em versão arrasadora que mostra toda a excelência dos músicos, com destaque para a guitarra melodiosa de Maltese no tema principal, além do seu trompete na parte mais fusion. Também digno de nota é o excelente trabalho dos dois tecladistas e do percussionista Karl Potter, que mostra a que veio. Na parte final da música, o solo de piano entusiasmado do jovem Gianni Nocenzi (o irmão mais novo) deixa o público maravilhado! Uma abertura de show de cair o queixo!

Seguem com outra instrumental, "Garofano Rosso" (do LP de mesmo nome, de 1976), onde Francesco Di Giacomo se junta ao grupo marcando o ritmo no tamborim. Esta música tem uma levada muito cativante estilo fusion, com excelente trabalho de guitarra e baixo, e um tema alegre com ótimos solos de sintetizadores dos irmãos Nocenzi!

"E Mi Viene Da Pensare" (do LP "Canto di Primavera", de 1979) é uma música belíssima, com um vocal de arrepiar de Francesco Di Giacomo. Esta música sozinha já vale pelo DVD. Depois da metade da música há um solo de piano maravilhoso e inspiradíssimo do Vittorio Nocenzi. Esta é uma música de nos fazer ir as lágrimas!

"R.I.P." (do primeiro LP, Banco Del Mutuo Soccorso, 1972) foi executada em uma versão bem diferente, com uma sonoridade funky/fusion bastante suingada (delicioso groove), um excelente solo de guitarra de Maltese (estilo fusion), e uma parte instrumental matadora com solo de piano elétrico de Gianni Nocenzi, onde Maltese e Vittorio fazem belos vocais de apoio!

"Interno Città" é outra ótima canção do LP "Canto di Primavera". O vídeo não mostra a banda tocando essa música, e no lugar temos uma performance teatral non-sense de um homem e uma mulher separados por uma fina parede de madeira! No final o grupo volta à cena no curto solo de bateria do competente Pierluigi Calderoni, o qual emenda na música seguinte, "Capolinea". Esta é uma instrumental arrasadora, sendo na verdade uma jam session baseada no tema "Fino alla mia porta" do LP de estúdio "Come In Un'Ultima Cena", de 1976. Francesco
Di Giacomo apresenta toda a banda sem parar a música, e eles seguem então com esta excelente jam session. Fusion de primeira, com ótimo solo de piano de Gianni e um solo de Polysynth de Vittorio, um curto solo de baixo e depois o solo de guitarra de Maltese! Foi uma música muito aplaudida pelo público!

"Il Ragno" (do LP "Come In Un'Ultima Cena", de 1976) é outra excelente música com levada funky/fusion, ótimos vocais de Di Giacomo e também belo trabalho dos backing vocals (Gianni, Maltese e Vittorio), noves fora outro delicioso passeio dos sintetizadores! Na seqüência, "Non Mi Rompete" (do LP "Io Sono Nato Libero", de 1973) cuja introdução dos dois tecladistas é de fazer chorar! Outra performance belíssima de Di Giacomo nos vocais, enquanto o guitarrista e o baixista dedilham seus violões... Na segunda parte da música, que é mais alegre, destacam-se o trabalho dos backing vocals (belíssima melodia) e um solo de violão arrebatador e veloz de Maltese!

"Circobanda" (do LP Canto di Primavera, de 1979) finaliza este show incrível de apenas 46 minutos, que nos deixa querendo muito mais! Nesta bela música instrumental o destaque vai novamente para Maltese, com sua melodia de trompete e depois seu excelente solo de guitarra. Mais uma vez a banda não é mostrada, pois enquanto a música é executada aparecem imagens circenses e os créditos do DVD.

Nos Extras, temos uma entrevista com o tecladista Vittorio Nocenzi, gravada em 2006 (38 minutos de duração). Pode ser ouvida nas versões em italiano ou inglês. Vittorio fala da época do show, das mudanças na sonoridade do grupo no início dos anos 80 e das mudanças no cenário musical mundial na época. Aborda o LP gravado para trilha sonora do filme "Garofano Rosso", de mesmo nome; os vários LPs da banda, como o trabalho de pesquisa sonora para compor o "Canto di Primavera", e os discos pop dos anos 80. Fala também do rompimento da banda com uma grande gravadora (em 1985), da sua amizade com os companheiros de banda, de seu projetos musicais atuais, da Internet, da agressividade do homem neste início de milênio, etc... Sem dúvida uma entrevista pra lá de interessante!

Concluindo, um DVD com um registro histórico de uma das bandas mais importantes do cenário italiano, na época ainda no auge da sua musicalidade, mas que enfrentaria não sem dissabores as novas exigências para o mercado musical ao longo dos anos 80.
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