Ótimo trabalho, disco de cabeceira
É com muita satisfação pessoal que resenho em raras ocasiões um disco nacional dirigido à música minimalista eletrônica.
Esta é uma delas.O CD em questão, para irmos diretamente à música, já abre com um sequencer datadão que me lembra a primeira fase do Tangerine Dream e do Vangelis(inicio de 70).
Sem pompa, simples, direta e objetiva.Lembrando que este é um disco basicamente de teclados , para curtidores de sintetizadores e climas cósmicos.
Mas na seqüência da audição, as surpresas começam, pois o discurso musical a partir da faixa 2 até a 4 se desenvolve em temas exclusivamente minimalistas ,uma "ode" a Philip Glass!
A atmosfera meio densa vai se descarregar totalmente na melhor faixa do CD, na minha opinião, Clouds (de 31 minutos).
Aqui a viagem é totalmente garantida relembrando de cara grandes clássicos do Tangerine Dream como Phaedra, Rubycon e White Eagle.
Fica difícil não citar este grupo alemão no trabalho de Jobim, que apesar das influências diretas, tem com garantia seu próprio estilo e composição,que fica na mescla do eletrônico com o minimalismo clássico.
Amantes do gênero vão se deleitar com este trabalho.Muitos poderiam opinar que falta isto ou aquilo,etc...e tal.
Mas na minha opinião, não falta nada,pois cada compositor vai dar o colorido à sua arte de acordo com seu pincel!
Gustavo tem seu estilo,e pra terminar o disco, Loopsurf-Loopsearch de 20 minutos é totalmente experimental eletrônica,sem camas harmônicas ou melodias definidas, com acentos na atmosfera e experimentalismo lisérgico, que me
lembra algo de Jean Michel Jarre.
Uma capa simples que reflete bem o conteúdo do CD,que indico sinceramente ao povo eletro-minimalista.
Mais uma rara obra nesta área tão escassa do Brasil que irá enriquecer nossos ouvidos e cultura,saturados da mediocridade
sufocante das programações brega-nojentas diárias das TVS e rádios, imbecilizadas pelo capitalismo alienado e grosseiro.
Confiram.
|
|