Fantástico, vai rolar direto no meu som
Em 2001 vi a banda Birdsongs of the Mesozoic abrir a NEARFest. Roger Dean também e após o show disse para o pessoal da banda: “Eu vou fazer a capa do próximo CDs de vocês”. Isso não é para qualquer um! The Iridium Controversy o CD lançado em 2003 vem com a capa magnífica de Elton Dean e a música contida no CD não deve nada a capa, muito pelo contrário. O quarteto tem dois tecladistas, Eric, que toca piano, e Rick, que toca sinterizadores, além de Ken, nos saxofones e flauta, e Michael, na guitarra. Todos tocam percussão, embora boa parte da percussão ouvida no CD seja programada com bons samplers, que não soam como coisa muito eletrônica. Nesse CD a banda conta com a participação de vários percussionistas. A primeira vez que eu ouvi o repertório desse CD, foi ao vivo e eu não gostei muito. Depois ouvindo-o com mais calma muidei de idéia e é um escelente trabalho. A participação dos vários percussionistas trás algo novo para a banda e a sua instrumentação não convencional, colocando lado a lado sintetizadores e guitarra elétrica com piano e flauta, imprime uma sonoridade única à m´susica do BOTM. As faixas compostas por Eric Lindgreen, um dos fundadores e autor da maior parte das músicas, são as que definem o estilo da banda, sempre com batidas bem ritmadas, com levada mais eletrônica e o piano usado como instrumento de percussão, ditando o rítmo e a levada da música, enquanto os sintetizadores, sax e guitarra se revezam nos solos. O solo de Bierylo em Lost in the B-zone exemplifica bem esse quadro. Em geral, Michael Bierylo, o guitarrista, escreve as faixas mais nervosas, ousadas e intrincadas, justapondo estilos diferentes e passagens mais calmas com as partes mais energéticas, como em Sherpas on Parade. Ken Field gosta de explorar as harmonias; a sobreposição da flauta com guitarra com som de sitar em Centrifuge é soberba. Rick Scott contribui apenas com uma faixa, Tectonic Melange, composição de clima mais sinistro que explora o piano até a metade da música, quando os outros instrumentos aparecem transformando-a em algo mais dinâmico. Para fechar o CD temos The Beat of the Mesozoic, composição antiga de Roger Miller, o fundador da banda que volta nos teclados nessa faixa e em outras duas. The Beat ganha arranjo mais moderno, como muita energia e execução percussiva, sendo que todos os músicos tocam caixa e tom-tom e executam uma “parada” persussiva no final da faixa. |
|