Discoteca básica, fundamental
Este DVD do King Crimson, lançado em 2004, traz dois shows da banda na década de 80: The Noise (Live in Frejus 1982) e Three of a Perfect Pair (Live in Japan 1984).
- The Noise (Live in Frejus 1982):
Este show foi gravado na França durante a turnê do CD Discipline (o primeiro CD da trilogia dos anos 80), e foi filmado com 7 câmeras. Tem apenas 51 minutos de duração. Não sei o porquê disso, pois não concebo um show de uma banda consagrada com uma duração tão reduzida. De qualquer modo é um excelente registro do grupo em 1982: o áudio e o vídeo são muito bons e a iluminação é simples e eficiente. Não há efeitos especiais para nos distrair, apenas música sem frescuras e de altíssima qualidade.
O show é aberto com Waiting man, uma excelente amostra do estilo do King Crimson nos anos 80: inovativo, moderno, experimental, inusitado, com a dose certa de pop e cheio de vitalidade. Bruford e Belew utilizam no início uma percussão eletrônica de mesa. Depois entram Levin com seu baixo stick e por último Fripp na guitarra, num crescendo. Os vocais e a performance do Belew nesta música são excelentes. Na parte instrumental da música, quando o Bruford já está na bateria, Belew continua a usar a percussão eletrônica de mesa, e depois emenda para um solo de guitarra com muitos efeitos. Ótima música para abertura de show e belo cartão de visitas do então "novo" KC!
A segunda música é a balada Matte Kudasai, muito tranqüila e suave. Uma bonita canção, mesmo sendo mais pop, e onde Belew se destaca pelos vocais e pela guitarra slide imitando o som de gaivotas.
A terceira música, The sheltering sky, inicia-se com Bruford andando pelo palco e percutindo uma caixa de madeira (!), coisa inusitada que eu nunca tinha visto antes. Acrescentam-se na base da música a guitarra de Belew e um baixo stick de Levin também percussivo. A base serve de pano de fundo para a guitarra aguda e nervosa do Fripp, com bela melodia e excelente solo. Depois é a vez de Belew explorar um solo mais tranqüilo e viajante sobre a mesma base percussiva, e a música termina como começou, ou seja, apenas com Bruford percutindo a caixa de madeira. Sensacional!
A quarta música, Neal and Jack and me (também o nome desse DVD) tem melodias de guitarras dedilhadas da dupla Belew/Fripp típicas da sonoridade do KC nos anos 80. É uma música mais agitada, levemente pop, com ótimos trabalhos de Levin (stick bass) e bateria do Bruford. É uma canção que me faz lembrar muito o estilo da também excelente Three of a Perfect Pair, só que um pouco mais rápida.
Brilhante!
Indiscipline, a quinta música, começa com um solo de bateria matador
do Bruford, explorando a mistura acústico/eletrônica de seu kit com maestria. Com cerca de 3 minutos e meio entram o baixo e as guitarras, e daí partem para um instrumental neurótico com ótimos solos de Belew e Fripp. Magnífico!
A sexta música, Heartbeat, é uma canção bem pop, um pouco mais simples e óbvia, mas que não compromete. É uma das raras músicas desta fase que não me dizem muita coisa.
E para encerrar o show com chave de ouro, a instrumental Larks' tongues in Aspic Part II: aqui todos os músicos tem uma excelente e vibrante atuação! Destaco mais uma vez Fripp e Belew, que arrebentam tudo! Pauleira e Genial!
- Three of a Perfect Pair (Live in Japan 1984):
Este show foi gravado no Japão durante a turnê do CD do mesmo nome, sendo o terceiro e último CD da trilogia lançada pela banda na sua segunda encarnação. Aqui podemos apreciar um show completo do King Crimson, com cerca de 90 minutos de duração e um total de 16 músicas (contra apenas 7 do show de 1982, das quais 5 se repetem aqui). O áudio e o vídeo são excelentes, superiores aos do show de 1982, uma vez que foi gravado no Japão e os japas são muito exigentes e competentes nestes quesitos.
Vou comentar apenas alguns destaques desse show:
Uma seqüência matadora de 3 músicas na abertura:
- Three of a Perfect Pair (ótima),
- No Warning (experimental climática)
- Larks' Tongues in Aspic Part III (magnífica, onde Fripp se contorce todo em um solo totalmente explosivo e nervoso!)
Depois:
- Thela Hun Ginjeet: Música contagiante, deliciosa levada de guitarra e baixo, e um solo inusitado do Fripp!
- Industry: música de andamento marcial, em crescendo, com ótima evolução sobre o tema inicial e destaque para as variações do Bruford.
- Indiscipline: solo do Bruford diferente do que vemos no show de 1982, e um detalhe: o Belew também toca bateria nesta música, num kit pequeno enquanto marca o ritmo para o solo do Bruford e também durante a parte cantada! Interessantíssima a versatilidade do Belew!
- Satori In Tangier: Excelente instrumental que nos remete a um safári na África! Outra música onde o Belew também toca bateria (ritmo base) e o Bruford preenche os vazios com elementos percussivos. Ótimo solo de guitarra do Fripp!
- Elephant Talk: música pop deliciosa e inovadora, com sonoridade jamais imitada, típica do KC anos 80. O Belew imita o gritos de um elefante com sua guitarra, e há excelentes solos da dupla Fripp/Belew.
Finalizando, um aspecto bastante interessante deste show é a alegria contagiante dos músicos durante as performances, e até mesmo o Fripp arriscou alguns sorrisos! Entretanto, pouco depois, a banda iria encerrar as suas atividades para retornar somente em 1994...
E o público japonês presente, felicíssimo, também saiu deste show com a alma lavada!
Concluindo, este DVD é altamente recomendado por 2 razões principais:
- 1º: é o King Crimson, ora bolas! (inquestionável qualidade da banda e dos músicos)
- 2º: são 2 shows em um DVD simples, com quase 2 horas e 30 minutos de material para nosso mais puro deleite! |
|