Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
Michael Maksymenko era o baterista do trio sueco Kraldjursanstalten que contava com a participação dos irmãos Stefan (guitarra) e Thomas (baixo) Agaton, com contribuições vocais de todos os membros. O trio lançou um EP (Som ett fyllo i ett minfalt) e um Lp (Voodoo Boogie), os quais foram lançados em único CD pela gravadora americana Megaphone (que eu acho ainda está disponível). Maksymenko participou de diversos projetos com Henry Kaiser e Andy West, incluindo a banda Crazy Backwards Alphabet. A Recommended Records juntou em Business Cide três das cinco faixas do EP e cinco das oito faixas do Lp de Kraldjursanstalten. A música do trio é frenética e neurótica e para muitos o primeiro contato com a música deles pode ser meio traumático. Punk, metal, andamentos estranhos, dissonâncias, tempos rápidos, solos estridentes, vocais psicodélicos e neuróticos. Isso é da escola de Captain Beefheart, Frank Zappa, Henry Kaiser, mas tudo observado com uma lente punk. O que é interessante é que no meio de toda a “confusão” de ritmos da banda, Maksymento é quem canta! Eu odiei o Kraldjursanstalten quando o ouvi pela primeira vez, mas após ouvi-lo umas vezes mais, a música acabou me conquistando e hoje em dia, quando eu o saco da prateleira, é prazer e alegria na certa. Ainda temos três faixas do primeiro disco solo de Maksymenko, que é acompanhado por duas guitarras, baixo, teclados, fagote e vocal feminino. Embora as composições sejam menos pesadas e frenéticas do que as de Kraldjursanstalten, a mesma criatividade com muitas mudanças de tempo está presente. As outras três faixas são de projetos com Henry Kaiser e Andy West, duas da banda Crazy Backwards Alphabet, com composições mais estruturadas que evoluem para improvisos e voltam para as partes compostas. Uma delas (Beneath the valley of the dropped D) já teve versão no CD da banda The Mistakes com Kaiser, West e Mike Kenneally e a última faixa do CD é o cover da composição Ghost de Albert Ayler. Em geral, se não prestarmos muita atenção no que está rolando na música, a bateria de Maksymenko parece estar sendo castigada aleatoriamente, mas após alguma atenção, na verdade o cara está é tocando em tempos super complicados. Eu sei que minha descrição pode assustar alguns ouvintes mais temerosos, mas na verdade é que a música é muito criativa e variada tornando-se difícil a descrição acurada, mas com certeza Maksymento é grande baterista e compositor e sua música merece mais destaque do que ela realmente teve. O CD da Recommended Records tem um só problema: para quem tem o CD da Megaphone, só aproveita metade dessa coletânea, mas o material extra é bom o suficiente para compensar o dinheiro gasto. |
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