Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
Este bootleg se trata de um registro ao vivo do Isildurs Bane em 1987, em um programa de rádio na Suécia. Com qualidade de áudio excelente, o show tem pouco mais de 1 hora de duração, e é calcado nos álbuns Sea Reflections e Eight Moments of Eternity, que tinham um estilo menos experimental do que a banda apresentaria mais tarde. Aqui, a sonoridade é tipicamente smooth jazz.
Quem só conhece a fase Mind do grupo vai se surpreender bastante logo na abertura do show, com a adorável e curta Second Step, na qual sopros, teclado e guitarra se revezam no plano principal. A seqüência, com Gell, mantém a mesma atmosfera leve e cativante, desta vez com mais ênfase no sax, com os teclados fazendo uma base perfeita em cima, e uma discreta presença de vibrafone ao fundo.
Como é comum em bootlegs, há trechos de entrevista presentes no cd. Todos em sueco.
O cd segue com vários excelentes momentos, Lady in Green (uma das mais belas melodias do cd), Batseba (onde se destacam os bonitos solos de guitarra, alguns levemente diferentes - e na minha opinião, superiores - do que foi feito em estúdio), Ben Oni, Happy Hip Hop, e Bilbo, além do encerramento com Sällskapets Upplösning, do álbum de estréia Sagan Om Ringen (fase sinfônica do grupo, que caracterizou os seus dois primeiros álbuns).
Este bootleg mostra uma lacuna na discografia do grupo. Falta um registro oficial desta época, na qual eles faziam um som mais simplificado, mas de excelente qualidade, e realmente cativante. Conquistou este que vos escreve, por exemplo, levando-o a correr atrás dos 4 álbuns iniciais do grupo.
Se você gosta de um jazz rock melódico, enxuto, com composições mais curtas, e pitadas de sinfônico, tem tudo para gostar desta fase do Isildurs Bane.
|
|