Anthony Phillips - The Archive Collection - Progbrasil

Anthony Phillips

Inglaterra
http://www.anthonyphillips.co.uk/




Titulo: The Archive Collection
Ano de Lançamento: 1998
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Marcello Rothery em 27/07/11 Nota: 8.5

 

Fantástico, vai rolar direto no meu som

Este raro cd é um pequeno tesouro para os fãs do trabalho solo de Anthony Phillips, assim como é um item interessante para os fãs do Genesis da época em que ele fez parte da banda. Uma das faixas deste cd, em especial, vai derrubar muita gente da cadeira quando for ouvida pela primeira vez.

Lançado originalmente em 1998 no Reino Unido, e relançado 9 anos mais tarde no Japão (com uma capa diferente), o álbum, aparentemente, não teve muitas prensagens na sua primeira edição, e é difícil de encontrar até mesmo nas lojas on-line européias. O Archives 1 do Genesis, aliás, foi lançado no mesmo ano. O duplo Archives 2 de Phillips, lançado alguns anos depois, é bem mais fácil de se encontrar, e na minha opinião, é bem menos interessante que este aqui, que possui algumas faixas que são puras pérolas.

Uma coleção de raridades retiradas do fundo do baú do artista, que inclui várias demos de 1969 e 1970 (a maioria em dupla com Mike Rutheford), quando ele ainda estava no Genesis. É justamente isto que torna o cd mais interessante, vale lembrar que este é o período em que o álbum Trespass do Genesis foi criado.

E o cd ainda tem versões alternativas de canções do álbum The Geese and the Ghost, e canções inéditas de várias épocas. São na verdade dois cds, sendo que o segundo é uma espécie de mini-cd bônus, com apenas 5 músicas.

O primeiro destaque vai para a bela versão alternativa da faixa Promenade, que foi gravada em 1986, na mesma sessão (e com a mesma afinação de guitarra) em que Phillips registrou um dos mais brilhantes momentos de toda a sua carreira : o épico de 17 minutos Chinese Walls, presente no seu cd Dragonfly Dreams. Esta versão de Promenade mostra elementos em comum com Chinese Walls.

A seguir, uma bela versão para piano de Take This Heart (lançada em versão diferente em um projeto da Charisma Records), e a primeira parceria de Phillips e Rutheford composta em 69 : Beside the Water's Edge, cuja sonoridade lembra trechos de Stagnation, embora a melodia esteja mais para o que Phillips faz na sua carreira solo mesmo (talvez por isso não tenha sido aproveitada pelo Genesis. A gravação é de 1977, com Phillips em dois violões, além do vocal (a gravação original se perdeu).

A próxima é uma surpreendente e linda versão curta da canção The Geese and the Ghost, mais concentrada nos oboés de Robin Miller e John Hackett, que foi criada por Phillips e Rutheford visando o público infantil, e parece se encaixar perfeitamente nisto.

Depois, temos uma bela versão alternativa de Which Way the Wind Blows, com Phillips nos vocais. E uma bonita canção instrumental composta em 1972, de violão solo, chamada Rowey Song.

Pouco depois, outra pérola : uma demo de God If I Saw Her Now, já bem próxima ao formato final que saiu em The Geese and the Ghost, porém com Phillips nos vocais.

Outra demo de 1970, In Memorian Ad é, na verdade, uma versão embrionária de Electric Reaper (lançada em Back to Pavilion). Ao contrário da maioria do material desta época, esta foi composta, e tocada, por Phillips sozinho, no violão e em uma discreta guitarra solo.

Uma demo de Hunt Song, de 1977, tem uma rara aparição do mellotron de Phillips, que dá um toque melancólico à bonita melodia (só o refrão não mantém o mesmo nível, poderia ter sido melhor trabalhado) conduzida pela voz e pelo violão do artista.

As duas faixas seguintes mostram uma mudança de estilo : Rule Britania Closing Theme e Exocet são músicas mais eletrônicas, concentradas em sintetizadores.

Mas as faixas 17, 18 e 19 deste cd é que se tratam do seu tesouro maior. Compostas por Phillips e Rutheford, foram gravadas em setembro de 1969, no intervalo entre sessões de gravação do próprio Genesis. A qualidade do áudio é fraca, claramente inferior ao restante do cd, mas o valor histórico fez com que fossem incluídas. Os músicos participantes são Phillips (violão, guitarra e bateria - esta em poucos trechos), Michael Rutheford (violão, guitarra e baixo), e Richard MacPhail no tamborim.

A primeira destas faixas, aqui intitulada F Sharp, trata-se simplesmente de uma versão embrionária, de pouco menos de 3 minutos, do mega-clássico The Musical Box!!! 10 anos antes do lançamento oficial das 4 músicas do projeto Genesis Plays Jackson, esta demo mostra que a faixa Manipulation (presente nas Jackson Tapes) já estava pronta um ano antes; só não tem os corais da banda e (obviamente) o órgão de Tony Banks. E é a prova definitiva que, por trás da magia e da genialidade de Musical Box, estava também a mão de Phillips, embora isto nunca tenha sido creditado antes.

A segunda faixa desta sessão de setembro de 69 é uma versão demo de The Geese and the Ghost de pouco mais de 6 minutos, já com todos os elementos básicos da versão que seria definitiva, e com alguns trechos que acabariam sendo descartados depois.

A terceira faixa, F Sharp 2, é a única totalmente inédita, e é basicamente levada em dois violões. O mais interessante dela é o interlúdio lento que aparece duas vezes, em um riff de violão cujo estilo seria muito usado pelo Genesis nos anos seguintes. É nesta faixa que acontece a curiosa participação de Richard MacPhail tocando tamborim.

Outro item interessante deste cd é uma versão reduzida de Slow Dance, de menos de 3 minutos, que Phillips fez para lançar como single, mas acabou não lançando.

E, por fim, a faixa de encerramento do cd 1, uma versão instrumental do belo rock The Women Were Watching. Uma das poucas faixas com banda completa (baixo, bateria, teclado e guitarra, além de um piccolo), ela apresenta alguns experimentos de Phillips no baixo.

O cd 2 começa com uma vinheta com ruídos gravados ao contrário, que nos leva a Queen Bettine, outra música da leva de setembro de 1969. Como a gravação dela nesta sessão, em particular, estava em estado muito ruim, foi incluída aqui uma gravação de 1972, com Phillips sozinho nos violões e vocais. Calma e relaxante, porém menos brilhante que as 3 que apareceram no cd 1.

Mais duas demos desta sessão de setembro de 69, porém, sobreviveram ao tempo, e vêm em seguida. São as músicas What is the Meaning e Farewell, com Phillips no violão e órgão, e Rutheford no violão. What is the Meaning tem o início cortado, e passa a impressão de que partes dela foram reaproveitadas pelo Genesis em Stagnation.

Farewell, por sua vez, lembra mais a sonoridade do álbum The Geese and the Ghost, e de trechos acústicos de Trespass (como os de Visions of Angels. Estas faixas são assim mesmo, ainda inacabadas, parecem ter um pé em cada fase da carreira do artista.

Este cd bônus se encerra com uma linda, delicada e longa canção toda levada no piano : Cradle Song. Um dos grandes momentos do cd, e talvez a mais erudita de suas faixas. Seus quase 9 minutos mostram um talento de Phillips que muita gente não conhece : ele é um ótimo pianista.


Acima de tudo, este Archive Collection é um item muito interessante para os fãs do artista, e para quem tem especial admiração por Trespass, o último álbum que ele gravou com o Genesis.
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