Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
O DVD foi filmado com 7 câmeras durante a apresentação da banda em 22 de setembro de 2005 no teatro Slaski. A filmagem é excelente, com 2 câmeras passeando em trilhos pelo palco, 3 distribuídas por cameramen, e 2 outras mostrando interessantes ângulos "de cima", com tomadas das frisas e também do fundo do teatro. Junto a isso, uma belíssima iluminação e ao fundo apenas um cartaz colorido com a bela capa do 1º CD decorando o palco. Excelente áudio com 2 opções (Dolby digital 5.1 Surround Sound e 2.0 Dolby digital) e uma perfeita mixagem dos instrumentos e da delicada voz de Amirian! A capa do DVD traz um magnífico trabalho de arte, uma das mais belas que conheço: um capricho já tradicional, tendo em vista as capas dos CDs da banda.
O show inicia apenas com o guitarrista Sarhan percutindo um tambor, e depois entra a percussão programada de Never Never. Entra a música e temos uma ótima bateria percussiva, uma bela guitarra melódica e maravilhosos teclados viajantes. A novidade é que Robert Amirian, que no Collage era apenas o vocalista, agora também assumiu o baixo! Na segunda música, Evening Games, o show literalmente pega fogo! A música começa com um vocal quase sussurrado por Amirian, daí entra uma levada forte de bateria, sobre uma belíssima melodia de guitarra. Esta música, com seus 15 min de duração, é uma pequena obra-prima do neoprog moderno: muito elaborada, variando partes bem suaves e outras com mais pegada, um excelente instrumental com espaço para vários solos do guitarrista Sarhan e também do tecladista Palczewski, belos vocais, belíssimo refrão e excelentes levadas de bateria de Wojtek.
No intervalo, Amirian apresenta os músicos da banda de maneira muito simpática e descontraída, e depois emendam com Fight, uma música mais simples, porém com qualidade e um belo solo de guitarra de Sarhan. Seguem com Evening Wind, uma composição típica do Satellite, que afinal de contas é a nítida continuação da sonoridade e estilo do Collage no CD "Moonshine": excelente bateria, ótimo instrumental e ótimo solo do tecladista Palczewski. Depois vem a forte balada Beautiful World, com belíssima letra sobre o triste incidente em Beslan e um vocal emocionadíssimo de Amirian. No meio da música, o inusitado: o guitarrista Sarhan vai para a segunda bateria montada no palco, e segue-se uma parte bem percussiva com as duas baterias tocando sobre o solo do tecladista Palczewski. Excelente!
Na seqüência, Evening Overture é outra excelente composição prog, com belíssimas e inspiradas passagens de piano e um magnífico instrumental com destaque mais uma vez para a guitarra de Sarhan: um guitarrista de mão cheia! Seguem com a bela e curta balada Children, levada apenas na percussão (Sarhan), voz e teclados. Depois atacam com outra obra-prima, A Street Between Sunrise and Sunset, outra ótima composição com espaço para um longo solo de guitarra de Sarhan. Na mesma música, o dito cujo surpreende mais uma vez e vai para a 2ª bateria, fazer base para a bateria percussiva e nervosa de Wojtek, sobre um solo de teclado de Palczewski. Espetacular!
Com cerca de 1h e 20 minutos, repetem para encerrar a sua apresentação a excelente Evening Games (que foi a 2ª música do show). Embora seja um ótimo encerramento, particularmente eu preferia que o show fosse mais longo (teve apenas 1h 35 min de duração) e incluísse outras músicas que ficaram de fora do repertório, como as magníficas "On The Run" e "No Disgrace" do 1º CD, e "Why" do 2º CD. Em decorrência disso, tirei um ponto na avaliação final do DVD, mas que segue altamente recomendado.
Nos Extras, entre várias coisas temos uma pequena biografia da banda, fotos, 2 músicas para ouvir de cada um dos dois CDs (apenas na versão áudio), o videoclip da Love is All Around You (do 2º CD, uma música fraca, baladinha bem vazia!) e 26 min de documentário mostrando os ensaios da banda em estúdio (muita descontração!) e a passagem de som no palco, incluindo uma jam session. |
|